Inteligência de Mercado
Perfil empreendedor: conheça as principais características
Empreendedorismo e cooperativismo têm tudo a ver. A estrutura bem definida das cooperativas pode ser um alicerce para um ambiente de ideias inovadoras e para o surgimento de soluções à frente do mercado. Por isso, cooperados e dirigentes podem – e devem – ser empreendedores! Ter um perfil empreendedor é um grande trunfo nos negócios.
Seja iniciando sua própria cooperativa em conjunto com outras pessoas ou colaborando com ideias para uma organização já estabelecida, indivíduos com perfil empreendedor agregam muito para a perenização e a competitividade das cooperativas.
Mas o que constitui um perfil empreendedor? Confira neste texto as principais características desejáveis e fundamentais para quem deseja empreender, no cooperativismo ou em qualquer tipo de negócio.
8 características do perfil empreendedor
O perfil empreendedor é composto por uma série de características importantes para identificar oportunidades de negócios, inovar e, sobretudo, agir – mas com planejamento. Confira essas oito habilidades que compõem o perfil empreendedor!
1. Iniciativa
Ter boas ideias é elementar para qualquer empreendedor, porém mais importante que isso é colocá-las em prática. De nada adianta pensar em um negócio inovador ou em uma solução adequada ao mercado, mas guardar esse plano no mundo das intenções e não materializar seu possível impacto.
Iniciativa também está relacionada à constante busca por compreender o mercado no qual sua cooperativa está inserida ou deseja atuar. Um olhar atento e consistente ajuda na identificação de oportunidades em nichos inexplorados.
2. Visão
Algo que parece intangível, mas não é nada abstrato. Uma pessoa com visão empreendedora é alguém que pode transformar qualquer boa ideia em um negócio, é capaz de agir com rapidez e sempre parece à frente do restante do mercado.
A visão empreendedora ajuda a encontrar e destacar o diferencial de seu produto, serviço ou experiência em relação à concorrência. Não necessariamente toda ideia traz algo totalmente novo, mas ela precisa carregar consigo distinções que a tornem única. Uma visão apurada é capaz de trabalhar em cima disso, muitas vezes promovendo ajustes no projeto antes de ele chegar ao mercado.
3. Planejamento
Executar ideias e enxergar o mercado é importante, mas nada disso vai para a frente sem planejamento. Uma pessoa com perfil empreendedor precisa ser organizada, calcular gastos e riscos e gerenciar a própria rotina. É preciso encarar as questões com perspectiva abrangente, atenta a todos os aspectos do seu negócio.
Planejar-se é fundamental para qualquer pessoa em posição de liderança: é a munição necessária para colocar qualquer projeto em prática e lidar com adversidades e crises.
4. Persistência
Muitas vezes, uma pessoa com visão, iniciativa e planejamento empreende, mas não obtém o sucesso esperado. O mundo dos negócios é altamente competitivo e diferentes fatores podem causar falhas. Entretanto, alguém com perfil empreendedor não desiste nesse momento.
A persistência é fundamental para qualquer empreendedor. Quem pretende transformar suas ideias em negócios precisa lidar com dificuldades – cedo ou tarde elas virão – e aprender com elas, transformando erros do passado em lições para um futuro próspero.
Diante de problemas, uma pessoa com perfil empreendedor busca soluções, utilizando seu repertório de mercado, sua visão e seu planejamento. É necessário ter comprometimento ao resolver as questões e não prometer aquilo que não se pode cumprir.
5. Autoconfiança
Empreender exige diferentes tipos de interação: com colaboradores, outros cooperados, parceiros, potenciais clientes. Para lidar com tantas demandas diferentes, é preciso desenvolver a habilidade da autoconfiança.
A autoconfiança é fundamental na hora de transmitir opiniões. Apresentar seus argumentos com clareza e segurança atribui credibilidade ao que é falado. Isso é especialmente importante no modelo de gestão cooperativista, no qual a interação entre diferentes pessoas constrói uma gestão verdadeiramente democrática e de impacto social.
Ser autoconfiante ajuda na construção de networking. Uma pessoa com essa competência possui mais facilidade para se aproximar de clientes, trocar informações com colegas de mercado e construir uma rede de relacionamentos que pode beneficiar seu empreendimento.
6. Liderança
Característica associada aos comandantes de grandes empresas mercantis, a liderança também é necessária para um empreendedor. Ser um bom líder torna-se cada vez mais importante à medida que o empreendimento cresce e agrega mais colaboradores e cooperados.
Liderar é diferente de ser um chefe. Um bom líder é capaz de se conectar com seus liderados, interagindo com empatia nessas relações. A partir disso, pode motivá-los e conduzir sua cooperativa ao sucesso, disseminando um objetivo comum entre todas as partes.
Liderar também não é trazer todas as responsabilidades para si. Isso pode ser necessário por vezes, quando se trata de um micro ou pequeno empreendimento. Mas, especialmente ao se tratar de uma cooperativa, é necessário saber delegar e confiar no trabalho de sua equipe, o que é mais fácil quando há uma cultura corporativa na qual todos estão inseridos.
7. Capacitação
Não é por que você alcançou sucesso como empreendedor que deve ficar parado e apostar sempre nas mesmas fórmulas. Uma pessoa com perfil empreendedor sabe que precisa estar em processo constante de aprendizado.
Há diversas alternativas, como cursos de especialização e conteúdos multimídias, para se inteirar sobre novidades no ambiente de mercado, administração e liderança. Estudar ajuda na evolução em todas as características mencionadas do perfil empreendedor.
Diante de um mundo cada vez mais tecnológico e em constante evolução, é necessário estar sempre disposto a aprender. Métodos e práticas atualizadas contribuem para posicionar seu negócio um passo à frente da concorrência. Para seguir aprendendo temas importantes para gerir a sua cooperativa, confira os cursos do NegóciosCoop!
8. Foco em resultados
Outra característica marcante de uma pessoa com perfil empreendedor é analisar seu negócio de maneira racional e objetiva. Esse tipo de líder não se apega a ideias que em sua mente são ótimas, mas não são capazes de materializar resultados positivos sem ajustes.
É importante para um empreendedor estar disposto a correr riscos, mas as decisões “fora da caixa” precisam ser baseadas em elementos palpáveis. Projetos que não se convertem em resultados dentro do prazo esperado precisam de alterações. Analisar relatórios, métricas e projeções de mercado é um caminho para tomar decisões embasadas.
Conclusão: construindo o perfil empreendedor
São diversas as características que constituem um perfil empreendedor. Fica evidente que, por mais que uma pessoa tenha aptidão “natural” para os negócios, ela não vai conseguir sucesso sustentável sem praticar e evoluir constantemente nessas competências. Com boas ideias e vontade de aprender, é possível se desenvolver como empreendedor.
O papel de um líder está em transformação, e é fundamental entender esse processo para adequar seu modo de gestão e sua cooperativa à modernidade. Para isso, leia este artigo que preparamos com as as sete características essenciais do líder moderno!