Intercooperação
Inovação e Intercooperação reduzem custos e otimizam serviços
Pequenas melhorias garantem mais competitividade no mercado
O Sistema OCB tem colaborado de forma significativa para o crescimento das cooperativas com o que há de mais moderno na área de inovação. Não é à toa que criou plataformas e programas de apoio para melhor auxiliar e incentivar as cooperativas a seguirem as novas tendências de mercado com e tecnologias. Uma vez que a troca de serviços entre as coops reduz os custos operacionais e aumenta o alcance dos mercados, a inovação surge como um poderoso aliado para os diferentes ramos do cooperativismo.
“A inovação não necessariamente tem a ver com tecnologia de ponta, passa essencialmente por identificação de pequenas melhorias que garantem a competitividade no mercado. Por outro lado, integrada ela está a intercooperação que é sinônimo de prosperidade e longevidade para o cooperativismo. Até aqui o Sistema OCB tem ofertado diferentes cursos para variados ramos do cooperativismo com as plataformas InvocaCoop, CapacitaCoop e NegóciosCoop”, avalia o presidente Márcio Lopes de Freitas.
A InovaCoop foi idealizada após demanda das próprias cooperativas. Seu principal objetivo é fomentar a inovação no ecossistema cooperativista por meio de apoio e capacitação. Com a plataforma é possível encontrar informações, análises, ferramentas e cursos que ajudam a entender e incorporar as novas tendências na gestão e desenvolvimento das atividades realizadas pelas cooperativas em sua rotina.
Os cursos ofertados em EAD buscam contribuir com a melhoria dos processos internos e também para a ampliação da competitividade e da relevância das coops no mercado. São abordados os mais diversos temas: Apresentações Poderosas; Cooperativismo de Plataforma; Gestão da Mudança; Inovação: Primeiros Passos; Introdução ao Design Thinking; Mentalidade Ágil; Métodos Ágeis (Scrum); Neurociência do Consumo; Pesquisador de Tendências; Pitch; Resolução de Problemas Complexos; e Transformação Digital.
A plataforma também apresenta cases de cooperativas do Brasil e do mundo com soluções inovadoras que funcionam como inspiração para a busca de soluções para situações similares em diferentes situações.
Em Minas Gerais, por exemplo, no município de São Sebastião do Paraíso, a Unimed otimizou seus serviços de inclusão de novos beneficiários com a digitalização de processos. O desenvolvimento do sistema permitiu a redução de 90% do consumo de papel e impressoras, bem como em 50% o tempo gasto para os procedimentos. A iniciativa também reduziu custos com contratação de pessoal.
Outro caso de sucesso é o da Cooplem, escola de idiomas, no Distrito Federal, que fez a transição para aulas virtuais e aumentou o potencial de mercado. A inovação foi provocada pela necessidade de isolamento social exigido pela pandemia da Covid-19, aliado à evolução do modelo de Ensino à Distância (EAD). A escola rompeu barreiras geográficas e, em apenas 20 dias, transferiu suas aulas para o ambiente virtual. A alteração manteve os alunos e criou um novo modelo educacional baseado totalmente no ensino à distância.
Conexões
A plataforma InovaCoop também promove o Programa Conexão com Startups, que busca conectar as cooperativas com empresas inovadoras por meio de resolução de problemas que precisam de soluções simples, mas diferenciadas pelo uso das novas tecnologias e em sintonia com as tendências de mercado atuais e futuras.
O programa já está em sua segunda edição. A primeira, voltada para a Intercooperação, solucionou desafios apresentados pelo Sistema OCB, FetransCoop, Sicoob Paulista (e coops integradas), Uniodonto, Central Ailos e Central Sicoob ES.
As soluções encontradas para cada desafio proposto tratam da conexão de dados e informações; agenda eletrônica unificada com informações em tempo real; atualização de app para atender o consumidor de transporte de cargas; aperfeiçoamento de plataforma de registro, mensuração e histórico de ações; e otimização de sistema para avaliação de serviços prestados.
A segunda edição foca em soluções direcionadas para cinco cooperativas do ramo Agro.
Oportunidades e Negócios
Outra possibilidade para que os serviços das cooperativas sejam expandidos é a NegóciosCoop. A plataforma permite que cada cooperativa ofereça seu produto e passe a ser referência no mercado em que atua. “É uma plataforma que incentiva e fomenta a prática de negociação de forma online, eliminando barreiras que impedem que as coops atuem nos quatro cantos do Brasil”, garante o presidente Márcio.
A iniciativa, também desenvolvida pelo Sistema OCB, funciona como uma vitrine onde as cooperativas expõem seus produtos e serviços e são encontradas facilmente por outras, o que permite maior integração e intercooperação entre elas. Lançada em 2020, a plataforma vem se consolidando como um grande e-commerce cooperativista e já conta com mais de 600 coops registradas.
CapacitaCoop
Aprender a inovar também é uma possibilidade garantida pelo Sistema OCB. A profundidade dos conteúdos ofertados e o método implementado ao ensino à distância da CapacitaCoop é exemplo de sucesso. Quando lançada, em 2020, contava com seis cursos e hoje já oferece mais de 60 temas com oportunidade de aprendizagem aos mais de 25 mil alunos cadastrados.
A plataforma ainda vai além ao oferecer cursos para a sociedade em geral. Qualquer pessoa que queira se cadastrar e cursar módulos como: gestão, comunicação, governança, vendas, agricultura familiar, entre outros é bem-vinda. A CapacitaCoop conta ainda com uma vasta biblioteca com material complementar em texto, vídeo e webinários, bem como um glossário para esclarecer dúvidas do aluno sobre um conceito ou palavra.