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    30/04/2024
    Coopaita supera desafios para se consolidar no mercado nacional e internacional

    Com frutas in natura e desidratadas no catálogo, cooperativa investe em marketing e eventos, e diversifica sua carteira de produtos e clientes Ficha técnica Nome da cooperativa: Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita Ramo: Agropecuário Produto ou serviço: Frutas in natura e frutas desidratadas Localização: Região Nordeste Breve histórico: A Coopaita surgiu em 2001 com um grupo de produtores que se uniram com o desejo de realizar vendas diretas ao mercado consumidor. A cooperativa está situada no município de Itaberaba, na Bahia, conhecido por ser o maior produtor de abacaxi pérola do estado. Resumo: Buscando o reconhecimento no mercado nacional e internacional com seus produtos, a Coopaita focou em resolver os desafios inerentes aos produtos oferecidos e conquistou novos clientes através de feiras e parcerias. Contexto A Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização, mais conhecida como Coopaita, faz sucesso com as frutas in natura, especialmente o abacaxi pérola, e se diferencia de outras cooperativas e instituições com a produção de frutas desidratadas. No entanto, consolidar-se no mercado nacional não foi nada fácil. Para se tornar referência no mercado, a cooperativa precisou focar em melhorar a produção, buscando oferecer as melhores condições para o cultivo das frutas in natura. Além disso, a Coopaita buscou visibilidade e conexões ao participar de feiras e eventos ao redor do país. Junto às frutas in natura, a organização apostou em outro produto: as frutas desidratadas. A Coopaita se esforçou para entender as particularidades da nova mercadoria e firmar parcerias. Pedro Alves de Oliveira Neto, assistente comercial da Coopaita, relata que as amostras foram essenciais para a divulgação dos produtos oferecidos: “Nas feiras, o nosso principal objetivo é apresentar nossos produtos e conquistar novos clientes, assim, consideramos esses momentos fundamentais para a expansão da nossa marca”, afirma. E mesmo durante um processo de aprendizado constante, a Coopaita não só se consolidou no mercado nacional, como passou a exportar seus produtos. Com parcerias sólidas, a organização pôde apostar na exportação e dar um passo importante. Desafios O processo de consolidação da Coopaita no mercado de frutas in natura contou com alguns desafios. Antes de ser conhecida pelo abacaxi pérola, a cooperativa precisou adaptar o cultivo da fruta ao clima semiárido e mitigar os riscos associados à dependência de apenas um cliente ou mercado. E quanto maior o diferencial, maiores os desafios. No mercado de frutas desidratadas, o processo foi mais complicado devido à falta de experiência da Coopaita no setor e da necessidade de entender as complexidades desse mercado. O desenvolvimento de embalagens também foi um obstáculo para a cooperativa, já que o produto necessita de proteção durante o transporte e o armazenamento. Junto a isso, a Coopaita precisou estabelecer conexões no mercado de frutas desidratadas. Soluções Mesmo diante de inúmeras dificuldades, a cooperativa não se intimidou e buscou soluções. Para resolver o problema da adaptação do cultivo de abacaxi, a Coopaita contou com a ajuda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que desenvolveu novas técnicas e variedades de plantas. Já os riscos associados à dependência de um cliente ou mercado, a falta de experiência no setor de frutas desidratadas e a necessidade de embalagens de qualidade foram resolvidos pela própria cooperativa. Para resolvê-los, a Coopaita diversificou a base de clientes e mercados, investiu no design de embalagens funcionais e atraentes, e participou de feiras e eventos. Dessa maneira, a cooperativa foi capaz de se consolidar em ambos os mercados e construiu uma rede de clientes e parceiros. O assistente comercial conta que a presença nas redes sociais foi importante para a Coopaita se firmar como produtora de frutas desidratadas: “Houve também investimentos em estratégias de marketing para divulgar os produtos e fortalecer a marca no mercado de frutas desidratadas. Isso incluiu presença nas redes sociais e estabelecimento em plataformas de comércio digital”. Desenvolvimento Para se consolidar no mercado nacional, os maiores aliados da Coopaita foram as feiras e eventos. Junto a isso, a cooperativa contou com ajuda externa, essencial para o aperfeiçoamento no cultivo das frutas in natura e na produção das frutas desidratadas. Parcerias sólidas também foram essenciais para a exportação dos produtos. A Family Farming Brasil e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) levaram mercadorias de cooperativas baianas, incluindo a Coopaita, para Portugal. Além de trabalhar com uma organização conhecida, a Coopaita precisou fazer poucas mudanças nas embalagens dos produtos, facilitando ainda mais o processo de exportação. “Sendo Portugal um país de língua portuguesa, apenas precisamos fazer uma alteração na tabela nutricional das embalagens”, explica Neto. Junto à parceria com as organizações, a Coopaita foi capacitada para exportação no PeiexCoop, o Programa de Qualificação para Exportação de Cooperativas da ApexBrasil. Em parceria com o Sistema OCB, o programa visa qualificar as cooperativas para exportarem seus produtos por meio de entrevistas e diagnósticos individuais com especialistas. Depois da qualificação, um Plano de Exportação é montado. O especialista em comércio exterior do PeiexCoop desenvolve, junto à organização, um plano que contém informações operacionais e estratégicas. Com tudo pronto, é o momento de tornar a cooperativa conhecida internacionalmente através de feiras, rodadas de negócios e missões comerciais. Ao participar do PeiexCoop, a Coopaita entendeu mais sobre o processo de exportação, esclareceu dúvidas e focou em levar seus produtos a novos mercados de maneira organizada e planejada. Resultados Mesmo exportando seus produtos e fazendo parte do Agro.BR, um projeto de internacionalização da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), feito em parceria com a Apex, a cooperativa continua participando de feiras e eventos nacionais. Além disso, a Coopaita não deixa de usar as redes sociais para mostrar as evoluções da organização aos cooperados, colaboradores e clientes. Dessa maneira, segue ativa e presente no mercado nacional. E os esforços da Coopaita causaram um grande impacto. Desde que começou a buscar a consolidação no mercado nacional e internacional, a cooperativa recebe o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Governo da Bahia. Pedro Alves de Oliveira Neto celebra o sucesso da marca e revela: “Em ambos os mercados, nossa principal conquista é o crescimento consolidado da marca, conseguimos atender nossos clientes de forma satisfatória a partir da qualidade dos nossos produtos e da oferta constante dos mesmos”. Aprendizados Exportação é essencial para gerar novas possibilidades de comercialização. É necessário expandir e diversificar a cartela de clientes e mercados. Aproveitar as tendências para promover produtos.

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    22/07/2023
    Como elaborar um plano de negócios para sua cooperativa

    O planejamento é fundamental para o sucesso dos negócios, aumentando a competitividade e proporcionando informações essenciais para tomar as melhores decisões. Em meio a um mundo de constante transformação digital e mudança de hábitos, o futuro dos negócios da sua cooperativa precisa incluir um planejamento robusto. O e-book “como elaborar um plano de negócios para sua cooperativa” vai apresentar como a metodologia do plano de negócios vai contribuir para a compreensão aprofundada da operação da cooperativa. Você vai aprender: como pesquisas de mercado, análises mercadológicas, estratégia de marketing, análise F.O.F.A, plano operacional e financeiro -  podem ajudar na elaboração de plano de negócios.

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    07/07/2023
    Coprodia: responsabilidade social e ambiental contribuem para os negócios

    Inspirados pelos valores do cooperativismo, a Coprodia apostou em tecnologia e práticas ESG para buscar a consolidação no mercado Ficha Nome da cooperativa: COPRODIA - Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis Ramo: Agropecuária Produto ou serviço: Açúcar e Etanol Localização: Campo Novo do Parecis - MT Breve histórico: A Coprodia foi fundada em 1980 por trabalhadores que migraram da região Sul e ousaram iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no cerrado mato-grossense. O pioneirismo deu certo e hoje a coop distribui produtos para, ao menos, seis estados brasileiros. Resumo: Em Campo Novo do Parecis - MT, a Coprodia, cooperativa produtora de açúcar cristal e etanol, apostou na mecanização de 100% da colheita e na integração de práticas ESG para se consolidar entre as maiores cooperativas do agronegócio brasileiro. Contexto Fundada oficialmente em 1980, em Diamantino, Mato Grosso (MT), a Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis (Coprodia) é resultado de um trabalho iniciado ainda na década de 70, por migrantes vindos da região Sul do país, inspirados pelos valores do cooperativismo, dedicação e trabalho. Hoje, segundo a Forbes, a cooperativa está entre as maiores empresas do agronegócio brasileiro. A cooperativa está instalada em Campo Novo do Parecis, a 380 km de Cuiabá, capital mato-grossense. A cidade possui o quarto maior PIB do agronegócio brasileiro, com R$ 3,4 bilhões gerados, em média. Grande parte disso vem da história de sucesso da Coprodia, que produz cerca de 190 milhões de litros de etanol e 2,8 milhões de sacas de açúcar cristal (safra 2021/2022), em um trabalho que envolve 1.600 colaboradores diretos e 50 cooperados. A Coprodia está voltada ao mercado interno, atendendo principalmente os estados de Mato Grosso, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará. Seus produtos são o açúcar cristal para varejo e indústria, o etanol anidro e hidratado e a geração de energia elétrica a partir da biomassa. Além disso, há projetos em andamento para a geração de etanol a partir do processamento de milho. Desafios Ao longo de sua história, os desafios da Coprodia foram inúmeros. A ousadia de abrir uma nova fronteira agrícola no cerrado mato-grossense na década de 1980 demandou o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar que se adaptassem àquela região. Além disso, houve a preocupação com a logística necessária para atingir os centros consumidores mais distantes e a necessidade de obtenção de mão-de-obra básica e especializada que suprisse a necessidade da cooperativa. Soluções Segundo Luis Carlos Loro, diretor presidente da Coprodia, a cooperativa sempre buscou soluções a partir do “espírito empreendedor e da inovação, com foco no crescimento, buscando escala de produção, diversificando seu portifólio de produtos e redirecionando suas ações em função de cada obstáculo”. Desde sua fundação, a Coprodia tem um departamento específico para o desenvolvimento de novas variedades de produtos a partir da cana-de-açúcar. Ademais, a cooperativa segue atenta às inovações e novas tecnologias, a fim de obter sustentabilidade e manter a sua já consolidada posição no mercado brasileiro. Desenvolvimento A Coprodia tem por missão “ser uma cooperativa voltada à produção de açúcar, etanol e energia, atuando de forma segura e rentável com responsabilidade social e ambiental”. Assim, ela é uma cooperativa com as práticas ESG desde o princípio. Por isso, a Coprodia segue um modelo de operação que conecta todos os processos de produção. Isso é feito desde o acompanhamento da safra até o consumidor final, transitando pelas demais etapas de fabricação, como a colheita, a produção, o armazenamento, o transporte e a comercialização. Além disso, orientada pelos princípios do cooperativismo, a Coprodia possui gestão compartilhada, levando com clareza os objetivos do trabalho a todos os cooperados. Dessa forma, a cooperativa mantém o foco em produtividade, competitividade, inovação, capacitação dos colaboradores e geração de produtos de qualidade. Luis Carlos Loro aponta que “desde sua fundação, a Coprodia possui um Conselho de Administração em que a governança define as regras, os projetos, que são validados por todos os sócios, sempre com a participação de todos os cooperados”. Ademais, ao longo de sua trajetória, a Coprodia sempre investiu em: Abertura de novos mercados; Processos de modernização do sistema cooperativista; Organização do setor; Valorização profissional dos colaboradores e cooperados; Desenvolvimento de novas tecnologias. “Inovação e novas tecnologias sempre estão em nosso radar. Isso nos leva alavancar maiores produtividade no campo e indústria, além de estarmos andando junto à agricultura 4.0”, diz Loro. Responsabilidade social e ambiental Ciente de toda a conjuntura atual e do relevante papel que deve exercer, a Coprodia investe constantemente em avanços tecnológicos e no aprimoramento de ações sustentáveis. Tudo isso acontece sem deixar de lado a ética, a qualidade e o respeito socioambiental. Segundo Luis Carlos Loro, “a Coprodia faz parte de todas ações sociais do município de Campo Novo do Parecis (MT), em todos os sentidos: desenvolvimento de pessoas, oportunizando crescimento social, econômico, e conscientização ambiental”. A cooperativa mantém, ainda, projetos educacionais ambientais com colaboradores e a rede municipal de ensino, como o Projeto Campo Novo Mais Verde. A iniciativa envolve a comunidade em atividades direcionadas à conservação ambiental através do processo de arborização urbana. Todas as propriedades rurais dos cooperados ligadas à produção da Coprodia possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) regular. Trata-se de um importante instrumento para as estratégias nacionais de controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental e econômico do país. Além disso, a Coprodia possui uma colheita de cana-de-açúcar 100% crua e mecanizada. O processo de produção permite, por exemplo, a geração de energia limpa a partir do bagaço da cana-de-açúcar, o que sustenta boa parte da energia consumida pela cooperativa. A Coprodia também aproveita os resíduos sólidos para gerar um adubo natural que é distribuído aos cooperados, diminuindo o uso de produtos químicos. Além disso, desde 1987 ela mantém um laboratório de produção da vespinha Cotesia Flavipes, utilizada no controle biológico de pragas, contribuindo para minimizar os impactos ao meio ambiente. Ainda atenta às questões ambientais, desde 2006 a Cooprodia mantém uma reserva de floresta amazônica nativa com área de 17 mil hectares em Colniza (MT). No mais, a coop possui certificação RenovaBio para venda de crédito de carbono, contribuindo para a descarbonização do planeta. Na esteira da responsabilidade social, a Coprodia conta, também, com um programa de compliance. Chamado de Programa de Integridade, ele existe para prevenir, detectar e sanar atos ilícitos praticados contra a administração pública. Outro papel do programa é fomentar e manter uma cultura de integridade no ambiente organizacional, apoiando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Resultados Nesses mais de 40 anos de história, a Coprodia se consolidou no mercado nacional e está entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo levantamento publicado pela Forbes em janeiro deste ano. Atualmente, a cooperativa tem a capacidade de cultivar uma área de 33 mil hectares, com colheita 100% mecanizada e produção totalmente alinhada às demandas sociais e ambientais. Ao todo, são cerca de 180 milhões de litros de etanol e 2,7 milhões de sacas de açúcar produzidos anualmente. Portanto, isso representa 90 toneladas de produtos por hectare, em um trabalho que envolve e gera renda para colaboradores e cooperados. E esse cenário de consolidação permite olhar para o futuro. A Coprodia está em fase de ampliação e pretende incluir o processamento de milho na geração de etanol, o que possibilitará o desenvolvimento de novos produtos e, consequentemente, o aumento da carteira de clientes. Aprendizados Responsabilidade social e ambiental são indispensáveis para a consolidação de qualquer negócio. Cooperativismo e pioneirismo estão diretamente relacionados. É sempre importante estar atento às novas tecnologias e à inovação.

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    07/07/2023
    CAMDA: mapeamento da jornada do cooperado e soluções customizadas garantem crescimento sustentável

    Focada na agregação de valor e rentabilização dos ativos agrícolas dos cooperados, a CAMDA destaca-se no ramo da pecuária e na distribuição de insumos agrícolas Ficha técnica Nome da cooperativa: CAMDA – Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina Ramo: Agropecuária. Produto: Insumos e varejo agrícola, rações, suplementos e medicamentos para pecuária. Localização: Presente nos estados de SP, MG, PR, MS e GO. Breve histórico: Fundada em 1965, a CAMDA possui 43 unidades de negócios, quase 27 mil cooperados e aproximadamente 960 funcionários. Atualmente, atua em 5 estados do país e está presente nos rankings das Maiores e Melhores da Exame 2022 e entre as 1.000 maiores empresas do Brasil no Ranking do Valor Econômico. Resumo: A CAMDA tem a excelência de seus produtos e prestação de serviços aos cooperados como missão. Através do investimento em tecnologia inovadora, investimento em pessoas e estruturas a cooperativa vem se destacando como uma das maiores e mais relevantes cooperativas multiculturas do país. Contexto Em 4 de abril de 1965, alguns agricultores uniram-se democraticamente com o objetivo de fortalecer a comercialização da produção, aquisição de insumos, mudas, sementes e outros produtos necessários para o plantio e a colheita. Foi assim que nasceu a CAMDA, Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina. Com isso, a CAMDA foi fundada para ser uma cooperativa indicadora, direcionadora e divulgadora das mais modernas tecnologias, criando processos para o manuseio da terra e otimização dos ativos agrícolas de seus cooperados. Cumprindo sua missão de ser âncora para os produtores, a cooperativa cruzou muitas crises amparando seu associado. Ao longo dos anos, a CAMDA atuou a fim de apoiar os cooperados durante as turbulências. Para isso, cresceu balizando os preços dos produtos, proporcionando desenvolvimento tecnológico e garantindo renda e desenvolvimento social aos associados. Desafios Para estar entre as maiores instituições do agronegócio brasileiro, é preciso atender às exigências dos cooperados, adaptando-se às mudanças de mercado e diferentes demandas oriundas da transformação no campo. O desafio, portanto, é entregar valor ao cooperado de uma forma competitiva, mapeando suas necessidades reais e potenciais e entregando o valor na forma ideal, no momento correto e com os custos adequados à realidade de cada cooperado. Nesse sentido, desde sua origem, a CAMDA tem a excelência na prestação de serviço qualificado e altamente técnico aos seus cooperados. Cesio Lemos, gerente de Marketing da cooperativa, explica que “quando você oferece uma assistência técnica diferenciada, com serviços que verdadeiramente agregam para o cooperado, você consegue um maior grau de fidelização e consequente preferência na hora de escolher um fornecedor”. Ele ainda aponta que esse contexto é extremamente relevante na nova configuração do mercado de distribuição agrícola: “Quando um cooperado tem uma determinada demanda, temos que compreender o que está implícito em sua necessidade e transformar essa necessidade em um produto ou serviço tangível, que consiga entregar o resultado esperado pelo associado”, complementa Lemos. Há, ainda, o desafio de operar de forma alinhada com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social, tão necessárias nos dias atuais. Produzir competitivamente requer estar em harmonia com o uso racional dos recursos naturais, além de gerar benefícios econômicos e sociais. Soluções Para seguir crescendo no mercado agrícola brasileiro, a CAMDA investiu em estrutura de pessoas e processos para seguir cada vez mais relevante. A cooperativa fez um redesenho organizacional, criando uma gerência de marketing e gerência de especialidades. No novo desenho organizacional, cada gerente consegue mapear as necessidades dos cooperados de forma customizada e buscar as melhores soluções para cada uma das necessidades. Além disso, essa estrutura atua para garantir que a cooperativa se mantenha rentável. Dessa maneira, a CAMDA pode seguir crescendo e desenvolvendo as comunidades onde atua, rentabilizando os ativos de todos os seus cooperados. Segundo Cesio Lemos, adotar a nova estrutura organizacional, faz com que a cooperativa siga sua trajetória de crescimento e permite que a CAMDA se situe à frente de seus concorrentes. “Ao mapearmos a jornada do cooperado, não basta somente desenharmos as melhores e mais efetivas soluções para as dores de nossos cooperados. Também temos de seguir entregando valor e ressignificando todas as entregas para que sejamos cada dia mais relevantes para nossos produtores associados”, diz. Desenvolvimento “A proposta de mapear as dores de nossos cooperados e, consequentemente, desenhar uma jornada melhor e mais produtiva fez com que a CAMDA mudasse sua orientação estratégica”, explica Lemos. Para isso, a cooperativa conta com investimento em novas culturas, demandas e formatos de negócio inovadores. Cesio Lemos exemplifica: “Desde a criação da marca de rações e suplementos MinerCAMDA, a abertura de uma estrutura de recebimento de grãos até a abertura de novas filiais são resultados de uma demanda latente, implícita ou explícita de nossos cooperados”. Assim, a cooperativa expande sua atuação, que resultou em conquistas como a obtenção de uma fatia importante do mercado de grãos do oeste paulista; o mercado de amendoim na região do Tupã; e abertura da unidade de Jaboticabal. A CAMDA também realiza parcerias estratégicas no interior de São Paulo e ocupa uma posição de destaque no mercado da pecuária no Mato Grosso do Sul. “Esses exemplos mostram que a cooperativa está na direção correta quanto à prestação de serviços ao cooperado”, completa o gerente de marketing. Resultados Segundo dados da cooperativa, a CAMDA fechou 2022 com um faturamento de mais de R$ 2,2 bilhões. Alguns outros números que ilustram o crescimento estrutural da cooperativa para dar suporte aos cooperados são os seguintes: 43 lojas; 4 fábricas; 2 fazendas experimentais; 1 clube de campo; 2 centrais de distribuição; 1 laboratório de análise agronômica; 26 postos de recebimento de embalagens, dentre próprios, conveniados e credenciados. Para garantir a excelência do atendimento aos cooperados, a CAMDA trabalha, ao todo, com mais de 10 mil itens de varejo. Assim, a cooperativa encontra soluções para quaisquer necessidades de suas fazendas, com destaque para os segmentos de defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes, arames, medicamentos, rações e suplementos minerais. Aprendizados O cooperado deve estar no foco de todas as ações realizadas pela cooperativa. É fundamental compreender as necessidades e transformá-las em inovações práticas e úteis. Buscar novos e rentáveis mercados ajuda a manter o crescimento sustentável.

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