cooperativa coprodia

Sobre o case

Inspirados pelos valores do cooperativismo, a Coprodia apostou em tecnologia e práticas ESG para buscar a consolidação no mercado

Ficha

  • Nome da cooperativa: COPRODIA – Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis
  • Ramo: Agropecuária
  • Produto ou serviço: Açúcar e Etanol
  • Localização: Campo Novo do Parecis – MT
  • Breve histórico: A Coprodia foi fundada em 1980 por trabalhadores que migraram da região Sul e ousaram iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no cerrado mato-grossense. O pioneirismo deu certo e hoje a coop distribui produtos para, ao menos, seis estados brasileiros.
  • Resumo: Em Campo Novo do Parecis – MT, a Coprodia, cooperativa produtora de açúcar cristal e etanol, apostou na mecanização de 100% da colheita e na integração de práticas ESG para se consolidar entre as maiores cooperativas do agronegócio brasileiro.

Contexto

Fundada oficialmente em 1980, em Diamantino, Mato Grosso (MT), a Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis (Coprodia) é resultado de um trabalho iniciado ainda na década de 70, por migrantes vindos da região Sul do país, inspirados pelos valores do cooperativismo, dedicação e trabalho. Hoje, segundo a Forbes, a cooperativa está entre as maiores empresas do agronegócio brasileiro.

A cooperativa está instalada em Campo Novo do Parecis, a 380 km de Cuiabá, capital mato-grossense. A cidade possui o quarto maior PIB do agronegócio brasileiro, com R$ 3,4 bilhões gerados, em média. Grande parte disso vem da história de sucesso da Coprodia, que produz cerca de 190 milhões de litros de etanol e 2,8 milhões de sacas de açúcar cristal (safra 2021/2022), em um trabalho que envolve 1.600 colaboradores diretos e 50 cooperados.

A Coprodia está voltada ao mercado interno, atendendo principalmente os estados de Mato Grosso, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará. Seus produtos são o açúcar cristal para varejo e indústria, o etanol anidro e hidratado e a geração de energia elétrica a partir da biomassa. Além disso, há projetos em andamento para a geração de etanol a partir do processamento de milho.

Desafios

Ao longo de sua história, os desafios da Coprodia foram inúmeros. A ousadia de abrir uma nova fronteira agrícola no cerrado mato-grossense na década de 1980 demandou o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar que se adaptassem àquela região.

Além disso, houve a preocupação com a logística necessária para atingir os centros consumidores mais distantes e a necessidade de obtenção de mão-de-obra básica e especializada que suprisse a necessidade da cooperativa.

Soluções

Segundo Luis Carlos Loro, diretor presidente da Coprodia, a cooperativa sempre buscou soluções a partir do “espírito empreendedor e da inovação, com foco no crescimento, buscando escala de produção, diversificando seu portifólio de produtos e redirecionando suas ações em função de cada obstáculo”.

Desde sua fundação, a Coprodia tem um departamento específico para o desenvolvimento de novas variedades de produtos a partir da cana-de-açúcar. Ademais, a cooperativa segue atenta às inovações e novas tecnologias, a fim de obter sustentabilidade e manter a sua já consolidada posição no mercado brasileiro.

Desenvolvimento

A Coprodia tem por missão “ser uma cooperativa voltada à produção de açúcar, etanol e energia, atuando de forma segura e rentável com responsabilidade social e ambiental”. Assim, ela é uma cooperativa com as práticas ESG desde o princípio.

Por isso, a Coprodia segue um modelo de operação que conecta todos os processos de produção. Isso é feito desde o acompanhamento da safra até o consumidor final, transitando pelas demais etapas de fabricação, como a colheita, a produção, o armazenamento, o transporte e a comercialização.

Além disso, orientada pelos princípios do cooperativismo, a Coprodia possui gestão compartilhada, levando com clareza os objetivos do trabalho a todos os cooperados. Dessa forma, a cooperativa mantém o foco em produtividade, competitividade, inovação, capacitação dos colaboradores e geração de produtos de qualidade.

Luis Carlos Loro aponta que “desde sua fundação, a Coprodia possui um Conselho de Administração em que a governança define as regras, os projetos, que são validados por todos os sócios, sempre com a participação de todos os cooperados”.

Ademais, ao longo de sua trajetória, a Coprodia sempre investiu em:

  • Abertura de novos mercados;
  • Processos de modernização do sistema cooperativista;
  • Organização do setor;
  • Valorização profissional dos colaboradores e cooperados;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias.

“Inovação e novas tecnologias sempre estão em nosso radar. Isso nos leva alavancar maiores produtividade no campo e indústria, além de estarmos andando junto à agricultura 4.0”, diz Loro.

Responsabilidade social e ambiental

Ciente de toda a conjuntura atual e do relevante papel que deve exercer, a Coprodia investe constantemente em avanços tecnológicos e no aprimoramento de ações sustentáveis. Tudo isso acontece sem deixar de lado a ética, a qualidade e o respeito socioambiental.

Segundo Luis Carlos Loro, “a Coprodia faz parte de todas ações sociais do município de Campo Novo do Parecis (MT), em todos os sentidos: desenvolvimento de pessoas, oportunizando crescimento social, econômico, e conscientização ambiental”.

A cooperativa mantém, ainda, projetos educacionais ambientais com colaboradores e a rede municipal de ensino, como o Projeto Campo Novo Mais Verde. A iniciativa envolve a comunidade em atividades direcionadas à conservação ambiental através do processo de arborização urbana.

Todas as propriedades rurais dos cooperados ligadas à produção da Coprodia possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) regular. Trata-se de um importante instrumento para as estratégias nacionais de controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental e econômico do país.

Além disso, a Coprodia possui uma colheita de cana-de-açúcar 100% crua e mecanizada. O processo de produção permite, por exemplo, a geração de energia limpa a partir do bagaço da cana-de-açúcar, o que sustenta boa parte da energia consumida pela cooperativa.

A Coprodia também aproveita os resíduos sólidos para gerar um adubo natural que é distribuído aos cooperados, diminuindo o uso de produtos químicos. Além disso, desde 1987 ela mantém um laboratório de produção da vespinha Cotesia Flavipes, utilizada no controle biológico de pragas, contribuindo para minimizar os impactos ao meio ambiente.

Ainda atenta às questões ambientais, desde 2006 a Cooprodia mantém uma reserva de floresta amazônica nativa com área de 17 mil hectares em Colniza (MT). No mais, a coop possui certificação RenovaBio para venda de crédito de carbono, contribuindo para a descarbonização do planeta.

Na esteira da responsabilidade social, a Coprodia conta, também, com um programa de compliance. Chamado de Programa de Integridade, ele existe para prevenir, detectar e sanar atos ilícitos praticados contra a administração pública. Outro papel do programa é fomentar e manter uma cultura de integridade no ambiente organizacional, apoiando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Resultados

Nesses mais de 40 anos de história, a Coprodia se consolidou no mercado nacional e está entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo levantamento publicado pela Forbes em janeiro deste ano.

Atualmente, a cooperativa tem a capacidade de cultivar uma área de 33 mil hectares, com colheita 100% mecanizada e produção totalmente alinhada às demandas sociais e ambientais.

Ao todo, são cerca de 180 milhões de litros de etanol e 2,7 milhões de sacas de açúcar produzidos anualmente. Portanto, isso representa 90 toneladas de produtos por hectare, em um trabalho que envolve e gera renda para colaboradores e cooperados.

E esse cenário de consolidação permite olhar para o futuro. A Coprodia está em fase de ampliação e pretende incluir o processamento de milho na geração de etanol, o que possibilitará o desenvolvimento de novos produtos e, consequentemente, o aumento da carteira de clientes.

Aprendizados

  • Responsabilidade social e ambiental são indispensáveis para a consolidação de qualquer negócio.
  • Cooperativismo e pioneirismo estão diretamente relacionados.
  • É sempre importante estar atento às novas tecnologias e à inovação.
Acessar