Em um ambiente de negócios dinâmico e imprevisível, o líder moderno precisa se adaptar rapidamente aos desafios que surgem a todo momento. Ele precisa estar atento ao mercado e à operação do dia a dia, mas sem deixar de lado as oportunidades de longo prazo necessárias para o futuro.

O papel do líder, afinal, está mudando. O líder moderno não é mais aquele que ordena. Ele faz parte de um time. Sua função é conduzi-lo, engajar seus colaboradores, gerir pessoas e, com isso, potencializar os talentos sob sua liderança.

O líder moderno é um facilitador que também difunde os princípios e a cultura da cooperativa. Diante de todo esse novo contexto e das exigências para o exercício da liderança, o NegóciosCoop reuniu as principais características do líder moderno. Aproveite a leitura.

As características do líder moderno

As exigências do ambiente de negócios e as novas dinâmicas corporativas demandam que os líderes tenham um papel menos rígido e mais participativo. A partir disso, um líder moderno deve ser:

1. Ambidestro

A ambidestria organizacional parte do pressuposto de que uma cooperativa deve aprimorar continuamente a sua operação diária ao mesmo tempo em que busca ideias inovadoras pensando no futuro do negócio. Focar em somente um desses elementos significa colocar a sustentabilidade da cooperativa em risco, cedo ou tarde.

É fundamental equilibrar as obrigações do presente com as demandas de longo prazo. O líder moderno precisa ter uma visão de futuro refinada com capacidade de antecipar tendências e entender os movimentos de mercado. Só que não existe futuro se o presente não for bem gerido.

2. Antifragil

O conceito de antifragilidade foi proposto pelo matemático, estatístico e escritor Nassim Taleb. Ele apresenta a ideia de antifragilidade como o oposto da fragilidade. Nesse sentido, uma pessoa antifrágil é aquela que tem resistência aos choques, resiliência perante as dificuldades e, no final, sai mais forte dessas situações.

O líder moderno tem que ser antifrágil para lidar com as instabilidades do ambiente de negócios. Muitas situações complexas são impostas por fatores externos. A liderança antifrágil se destaca ao enfrentar essas situações a fim de superá-las e aprender com elas.

3. Servidor

Individualismo e liderança são duas coisas que não combinam nem um pouco. O líder moderno não pode se isolar, mas sim atuar com em elo entre os diferentes públicos relevantes para a cooperativa.

A liderança, afinal, só existe quando há uma equipe. Assim sendo, um líder moderno é aquele que serve primeiro e lidera depois. Isso porque ele precisa garantir que toda a sua equipe tenha as ferramentas necessárias para, aí sim, executar suas funções. A liderança pelo exemplo é muito forte.

4. Inovador

Segundo revela o relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2023 da GPTW, a mentalidade da liderança ainda é um dos grandes gargalos da inovação nas organizações. Em um cenário onde a inovação é essencial para as cooperativas, o líder moderno é responsável por guiar sua equipe no rumo das novas ideias e, assim, promover uma cultura inovadora.

Cabe ao líder moderno, portanto, encontrar caminhos para extrair o potencial inovador de suas equipes. Para isso, é fundamental estar aberto a novas ideias, dar incentivos para a criatividade e criar um ambiente em que os colaboradores se sintam confortáveis em compartilhar suas sugestões.

5. Cativante

Equipes engajadas em suas funções e no objetivo da cooperativa são mais produtivas e inovadoras. Em seu papel como gestor de pessoas, o líder moderno tem que cativar e inspirar confiança em seus liderados.

Para tanto, a comunicação, a capacidade de lidar com conflitos e a empatia despontam como maneiras de um líder moderno se tornar um modelo para sua equipe. Transmitir ideias com clareza, cuidado e adequação para diferentes perfis de pessoa é essencial para cativar as pessoas, afinal.

6. Movido a dados

Os dados nunca foram tão presentes e relevantes quanto agora. A quantidade, a qualidade e a variedade das informações são centrais para subsidiar tomadas de decisão. O líder moderno usa esses dados para fazer escolhas assertivas e estruturadas.

Para tanto, o líder moderno deve saber interpretar e gerir os dados disponíveis. Sem essas habilidades, é muito fácil tirar conclusões erradas dos números. Nesse contexto, a liderança data driven torna as decisões muito mais assertivas e otimizadas. Os dados são reveladores e o líder moderno tem que se aproveitar disso.

7. Atualizado

O líder moderno não se pode dar ao luxo de se contentar com suas habilidades e ficar parado no tempo. A era digital proporciona transformações e revoluções a todo momento. Novas tecnologias, ferramentas de gestão e métodos não param de surgir. Por essa razão, o aprendizado contínuo é um grande aliado para a liderança.

Ao acompanhar as novidades relevantes para o setor, seguir estudando e ganhando habilidades relevantes, o líder moderno obtém novas ferramentas para liderar e guiar seu time com sucesso e eficácia. Então, que tal conhecer os cursos online do NegóciosCoop? Dê uma olhada em alguns deles:

Conclusão: de olho no líder moderno

Diante do perfil exigido para o líder moderno, é evidente a necessidade de adaptação, busca por conhecimento e capacidade de resistir aos contratempos. Uma vez que a instabilidade se tornou a norma, a maleabilidade virou um grande diferencial para assumir posições de liderança nas cooperativas.

A mentalidade das pessoas é central para que as cooperativas fiquem preparadas para os desafios do futuro. Diante disso, confira também nosso artigo sobre as sete habilidades indispensáveis para os profissionais do futuro!