Diante de um cenário econômico dinâmico e cheio de incertezas, as cooperativas devem ficar de olho nas oportunidades de novos negócios que vão surgir em 2024. Encontrá-las e aproveitá-las pode ser um grande diferencial para a competitividade e crescimento dos negócios.

Para isso, é necessário ficar atento às pistas presentes no ecossistema de negócios, às movimentações em mercados internos e externos, aos novos recursos tecnológicos, às oportunidades de financiamento e às demandas emergentes de mercado.

Neste artigo, selecionamos uma série de dicas para você identificar novas oportunidades de negócios em 2024 a fim de solidificar a operação da sua cooperativa, expandir os horizontes e torná-la ainda mais próspera e competitiva no ano que se avizinha. Boa leitura!

Como identificar oportunidades de negócios para 2024

Oportunidades de negócios podem surgir de diferentes formas, desde as planejadas por longos períodos às repentinas. Nesse cenário, o radar deve estar sempre alerta para as possibilidades. Selecionamos, então, 9 dicas para identificar oportunidades de negócios e impulsionar a sua cooperativa no novo ano; confira!

1. Acompanhe os avanços da inteligência artificial

Os progressos da inteligência artificial representam o grande avanço tecnológico de 2023 e o ritmo não deve desacelerar em 2024. As oportunidades que esses avanços abrem ainda estão sendo descobertas pouco a pouco e as cooperativas de diversos ramos podem se aproveitar disso.

Cooperativas de crédito, por exemplo, podem utilizar a IA para otimizar o processo de análise de risco. Já cooperativas de saúde, por outro lado, podem usar as inovações nessa área para melhorar o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes. No campo, a IA tem a capacidade de tornar o setor agropecuário mais produtivo e sustentável.

Novas soluções em IA estão surgindo a todo instante e muitas delas podem representar boas oportunidades de negócios, gerando novos produtos e serviços para clientes e cooperados. Trata-se de um setor difícil de prever, então as cooperativas devem manter os ouvidos atentos para identificar novidades interessantes.

2. Fique de olho no mercado internacional

As cooperativas brasileiras já são muito fortes nas exportações. Em meio às movimentações geopolíticas e econômicas, mudanças podem abrir ainda mais oportunidades para que produtos brasileiros sigam ganhando espaço em mercados internacionais.

Com isso, acompanhar as tendências e demandas emergentes em mercados internacionais é uma ótima maneira de identificar oportunidades de negócios e sair na frente da concorrência. Alguns mercados menos óbvios estão ganhando importância e se apresentam como parceiros potenciais importantes para as cooperativas.

Além disso, há um processo de mudanças nas exigências de importação em diversos países, sobretudo relacionados à sustentabilidade e à agenda ESG. Cooperativas que se prepararam para esse cenário devem ganhar fôlego e vantagem competitiva para negociar em grandes mercados, como Europa e Estados Unidos.

3. Confira as oportunidades no Radar de Financiamento

A falta de recursos financeiros é, com frequência, o motivo de que projetos capazes de gerar novos negócios não prosperam. Grandes aportes em iniciativas de risco, ao mesmo tempo que podem dar grandes resultados, também proporcionam altos riscos. Ademais, muitas cooperativas menores sequer têm tal capacidade financeira para arriscar.

Diante disso, o InovaCoop disponibilizou o Radar de Financiamento, um painel exclusivo com as principais fontes de fomento no Brasil para apoiar iniciativas de inovação e ESG. O guia prático explica como usar a ferramenta em busca de boas oportunidades.

“O Radar facilita a visualização de um mundo de oportunidades quando se pensa em financiamento e fomento a projetos de inovação. Este é o primeiro passo para adotar estratégias de captação de recursos para ações inovadoras e sustentáveis que são tão essenciais para impulsionar a competitividade das cooperativas nos mais variados ramos”, explica Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB.

4. Explore oportunidades no mundo digital

A internet se tornou um ambiente prolífico para fazer negócios. O crescimento do comércio eletrônico é prova disso e muitas cooperativas estão crescendo no ambiente digital com suas lojas próprias e marcam presença em marketplaces.

Aqui mesmo, no NegóciosCoop, contamos o case inspirador da Nater Coop e o sucesso de sua linha de cafés especiais na Amazon. Durante a pandemia, a cooperativa enxergou a oportunidade de vender seus produtos na gigante do varejo eletrônico e a iniciativa deu mais certo do que o esperado e os cafés chegaram a ser os mais vendidos na plataforma.

Ainda há muito espaço que as cooperativas podem ocupar nos ambientes digitais e mídias sociais, explorando novas formas de fazer negócios pela internet. Portanto, fique de olhos abertos para identificá-las.

5. Acompanhe as mudanças de comportamento dos seus consumidores

Ao conhecer a fundo os seus clientes, as cooperativas conseguem se antecipar às tendências de consumo de seu público consumidor, de forma a atender suas demandas e, com isso, identificar novas oportunidades de negócios.

É importante, então, aproveitar a proximidade e a confiança de quem já consome os produtos e serviços da cooperativa para entender as mudanças que estão em andamento. Essa também é uma forma de potencializar a fidelização conquistada com o tempo.

Ademais, essas mudanças de comportamento podem indicar transformações mais profundas e sistêmicas nos hábitos de consumo como um todo. Por isso é tão valioso manter uma cultura corporativa aberta ao feedback.

6. Invista em pesquisa e desenvolvimento

Há uma forte relação entre investimento em pesquisa, inovação e desenvolvimento econômico. Organizações com capacidade de investimento têm muito a ganhar ao priorizar a busca por tecnologia e progresso científico.

Dessa maneira, a cooperativa encontra soluções únicas para melhorar e agregar na sua oferta de produtos e serviços. Largando na frente da concorrência com alternativas inovadores e eficazes, é possível ampliar os horizontes, atrair uma série de novas oportunidades de negócios, bem como agregar valor à atividade realizada nas cooperativas.

7. Explore as possibilidades da economia verde

Cada vez mais tem pessoas, organizações e países que só fazem negócios com quem leva a questão da sustentabilidade ambiental a sério. Assim, as cooperativas que integram a economia verde e buscam construir um futuro mais ecologicamente responsável têm prioridade na hora de fazer novos negócios.

Veja o caso da Cooxupé. A cooperativa cafeeira de Minas Gerais desenvolveu o seu próprio protocolo de sustentabilidade, o Protocolo Gerações, para guiar seus cooperados. O processo foi elaborado com apoio de uma consultoria internacional e passa por auditorias constantes a fim de atestar a conformidade.

Os produtores rurais cooperados que atendem às exigências do Protocolo Gerações conseguem participar também dos cafés especiais da Cooxupé e podem até ganhar prêmios. Nesse contexto, a cooperativa conseguiu aumentar sua participação no mercado de cafés com alto valor agregado e já até começou a exportá-los.

8. Esteja atento aos movimentos da concorrência

Nem sempre é possível estar na vanguarda no mundo dos negócios. Observar como os concorrentes estão agindo é uma maneira de entender melhor o que está acontecendo no mercado e identificar novas oportunidades de negócios que não estavam no radar.

Inovações tecnológicas, novas linhas de produtos, processos mais eficientes, ingresso em novos países. Tudo isso, quando feito pela concorrência, pode abrir caminho para o setor como um todo.

Em contrapartida, acompanhar os concorrentes que estão desempenhando mal pode ajudar a identificar oportunidades de negócios junto a seus clientes satisfeitos ou mostrar que certas práticas não são efetivas.

9. Faça pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são ferramentas muito produtivas para diagnosticar o panorama do ambiente econômico, das tendências de consumo e, consequentemente, identificar oportunidades de novos negócios.

Diagnosticar as mudanças no ambiente econômico e comercial é uma tarefa complexa que não pode ser feita com base no achismo. Nesse cenário, as pesquisas de mercado ajudam a dar subsídios para a análise dos fatores mais relevantes para a operação da cooperativa.

Dessa forma, as pesquisas de mercado contribuem com diversas outras dicas que apresentamos nesta lista das seguintes maneiras:

  • Conhecer o público: as pesquisas de mercado possibilitam a construção de personas que caracterizam uma representação do cliente ideal a fim de atender suas demandas, preferências e necessidades.
  • Mensurar satisfação: uma experiência ruim pode fazer com que clientes deixem de fazer novos negócios, então essa é uma métrica importante de acompanhar.
  • Conhecer a concorrência: as pesquisas de mercado ajudam a identificar quem são os concorrentes diretos das cooperativas e entender melhor as suas estratégias.
  • Antecipar oportunidades de negócios: ao identificar tendências antes dos concorrentes, as cooperativas saem na frente para fazer negócios relacionados às novidades.

Conclusão

O ano de 2024 se inicia trazendo uma série de oportunidades de novos negócios. O desafio é ter a capacidade de identificá-las e transformá-las em parcerias comerciais para efetivar em novos negócios.

Tais oportunidades podem estar em todos os lugares. Na internet, em outros países, em novos segmentos, em inovações tecnológicas, nas pistas indicadas pela concorrência, nos comportamentos dos consumidores… O radar deve estar sempre em alerta para não deixar as oportunidades de novos negócios passarem despercebidas.

Para ficar por dentro dos temas relevantes para as oportunidades de negócios, fique de olho no NegóciosCoop. Em 2024, seguiremos abordando assuntos e temas relevantes para impulsionar a competitividade das cooperativas. Você vai conferir artigos, e-books, estudos de caso, análises econômicas, oportunidades no mercado internacional e muito mais!