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Sobre o case

Linha Pronova Coffee Stories chegou a liderar a venda de cafés na gigante do e-commerce

Ficha técnica

  • Nome da cooperativa: Nater Coop (anteriormente Coopeavi)
  • Ramo: Agropecuária
  • Produto: Café
  • Localização: Espírito Santo
  • Breve histórico: Fundada em 1964, a Nater Coop produz uma gama de produtos no setor agropecuário e é a maior empregadora do agronegócio capixaba. Atualmente, a cooperativa conta com mais de 19 mil associados, mais de mil colaboradores e filiais distribuídas por Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
  • Resumo: Em 2019, os cafés especiais da linha Pronova Coffe Stories, da Nater Coop, começaram a ser vendidos pela Amazon Brasil. Desde então, a venda dos produtos na plataforma não parou de crescer e chegou a liderar a venda de cafés no site da gigante do varejo digital.

Contexto

A Nater Coop, que até o final de 2022 se chamava Coopeavi (Cooperativa Agropecuária Centro Serrana), é uma das maiores cooperativas do Espírito Santo. Fundada há mais de 58 anos com foco na avicultura, a Nater Coop diversificou sua produção com o tempo e, hoje, atua em segmentos como cafeicultura, bovinocultura, horticultura, agroindústria e varejo.

Ao todo, a Nater Coop reúne mais de 19 mil cooperados, mais de mil colaboradores e nutre relacionamentos com cerca de 30 mil produtores rurais. A exportação também é importante nos negócios da cooperativa, que vende para 11 países.

A jornada da cooperativa passa pelo amadurecimento e envolvimento em diversos processos da cadeia produtiva e comercial. Dessa forma, a Nater Coop atua desde o plantio até o contato com o consumidor final.

Desafios

O segmento de café é um dos mais importantes para a cooperativa. O Pronova Coffee Stories é a marca de café arábica produzido pelos cooperados da Nater Coop nas montanhas capixabas.

Durante o isolamento causado pela pandemia de covid-19, o consumo de café cresceu no Brasil, aponta um levantamento do Rabobank. Contudo, os consumidores passaram a comprar cada vez mais por meio do e-commerce.

Por mais que a cooperativa mantenha uma loja digital, os preços do frete acabam inibindo a compra em lugares mais distantes da localização da cooperativa, graças aos custos logísticos.

Solução

Ainda em 2019, os produtos da marca Pronova Coffee Stories começaram a ser comercializados pela Amazon Brasil, braço nacional da maior varejista online do mundo.

Dessa forma, o café produzido pela Nater Coop ficou disponível para clientes de todo o Brasil, contando com a rede de distribuição e logística da Amazon, além da visibilidade proporcionada pela presença na plataforma.

Desenvolvimento

Em 2019, quando as vendas da linha Pronova Coffe Stories começaram na Amazon, o volume ainda era bastante baixo, mas a iniciativa cresceu no decorrer do tempo.

Uma das razões para o sucesso das vendas é a assinatura da Amazon, que proporciona frete grátis aos clientes. Com isso, ficou mais barato comprar na gigante do e-commerce do que diretamente no site da cooperativa.

Além disso, os cafés produzidos pela Nater Coop têm o custo-benefício como trunfo. Graças ao modelo de negócios do cooperativismo e o acesso direto ao produtor cooperado, a marca Pronova Coffee Stories consegue proporcionar preços atrativos e acessíveis, levando em conta a qualidade dos cafés especiais.

Resultados

Até o primeiro trimestre de 2022, mais de 10 mil pacotes dos produtos produzidos pela Nater Coop foram vendidos por meio da Amazon. A quantia representa um número bastante significativo dentro do mercado de cafés especiais. Em média, anualmente, o crescimento nas vendas para a Amazon passa dos 450%.

Em abril de 2022, a cooperativa registrou que os cafés especiais da marca eram os mais vendidos na Amazon há pelo menos um mês. Em meados de março, o estoque esgotou e os produtos ficaram indisponíveis até que uma nova remessa fosse entregue à varejista.

A avaliação dos clientes na plataforma de e-commerce também comprova o sucesso da iniciativa. Todos os cafés produzidos pela Nater Coop disponíveis contam com avaliações entre 4,4 e 4,6 estrelas, em uma escala que vai de zero a cinco.

Aprendizados

  • O e-commerce veio para ficar com sua capacidade de impulsionar os negócios e ampliar o acesso a novos públicos.
  • O acesso a uma ampla rede de comércio e logística potencializa as vendas.
  • Plataformas de comércio digital podem ajudar a divulgar, distribuir e difundir os produtos, complementando a loja virtual da própria cooperativa.
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