Os dados são ferramentas poderosas para que sua cooperativa tome melhores decisões e tenha um planejamento estratégico efetivo. Já mostramos, aqui no ConexãoCoop, que ter uma gestão orientada a dados pode potencializar os negócios. Mas como obter esses dados? Uma fonte importante são as pesquisas de mercado.

As pesquisas de mercado são análises que consistem na coleta, leitura e interpretação de dados quantitativos e qualitativos que permitem compreender o ambiente de negócios. Essas informações geram conhecimento sobre determinada situação e irão dar suporte às escolhas da cooperativa diante do cenário analisado.

As pesquisas de mercado enriquecem a tomada de decisão por parte da cooperativa. Por meio dos dados obtidos nas pesquisas de mercado, as iniciativas serão fundamentadas a partir de evidências concretas, deixando o achismo de lado.

Neste artigo, iremos conhecer os diferentes tipos de pesquisas de mercado, entender sua utilidade e ver como elas funcionam na prática. Confira!

Para que serve uma pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são bastante ecléticas e se mostram úteis para lidar com situações bastante variadas. Essas são algumas das descobertas possíveis com a realização das pesquisas de mercado.

  • Conhecer o seu público: pesquisas de mercado possibilitam a construção de personas que caracterizam uma representação do cliente ideal. Essas personas vão guiar as estratégias de para atender as demandas, necessidades e preferências do público consumidor de sua marca.
  • Determinar a viabilidade de uma iniciativa: a realização de uma pesquisa de mercado é fundamental para iniciar um novo negócio. Ela vai ajudar desde a definição do ponto de venda até a construção da identidade visual. Com ela, é possível avaliar, ainda, se esse novo negócio faz sentido diante do contexto econômico e do público-alvo.
  • Mensurar satisfação de clientes e cooperados: a experiência ruim é a segunda maior causa de inadimplência, revela uma pesquisa da Juno. O relacionamento insatisfatório com clientes e cooperados tem o potencial de causar danos graves. Pesquisas de mercado ajudam a observar o nível de satisfação para agir quando ele decair.
  • Identificar e conhecer melhor os concorrentes: a importância de conhecer a concorrência não pode ser subestimada. As pesquisas de mercado contribuem para identificar quem são os concorrentes diretos da sua cooperativa e entender as estratégias e ações que eles estão praticando.
  • Fazer análises de mercado: pesquisas de mercado ajudam a entender o motivo de fenômenos que impactam os negócios e o comportamento dos consumidores. Assim, dá pra descobrir, por exemplo, se a queda nas vendas de um determinado produto é fruto de alguma falha da cooperativa ou de uma desaceleração geral daquele mercado.
  • Encontrar fornecedores: fundamentais para todos os negócios, os fornecedores e distribuidores impactam diretamente na qualidade do produto ou serviço entregue pela cooperativa. As análises de mercado permitem avaliar quais são os parceiros mais adequados para consolidar o seu negócio.
  • Antecipar oportunidades de negócios: as pesquisas de mercado ainda podem contribuir para identificar tendências antes dos concorrentes. Assim, a cooperativa vai estar preparada para suprir essa demanda e largará na frente das competidoras nas busca pela inovação.

Tipos de pesquisa de mercado

Vale ressaltar que há diferentes tipos de pesquisas de mercado. Cada um deles será o mais adequado para cada situação. Assim, é bom conhecê-los para saber qual utilizar, a depender dos objetivos de sua cooperativa. São eles:

Pesquisa de mercado exploratória

Mais utilizada quando o objetivo é compreender melhor um determinado fenômeno. Através dela, é possível entender com mais profundidade o contexto que está sendo analisado, o que ajuda a formular melhores hipóteses.

Esse tipo de pesquisa de mercado deve ser realizada com um público que esteja envolvido diretamente com o assunto abordado. Isso envolve conversar com executivos de uma instituição, vendedores e fornecedores.

Tal modelo é utilizado para elaborar estudos de caso. Uma cooperativa que quer se internacionalizar, por exemplo, pode analisar alguma outra coop que passou por um processo semelhante com sucesso. Ao conversar com os responsáveis pelo projeto, ela consegue tirar lições e evitar repetir erros que já foram cometidos pela organização estudada.

Pesquisa de mercado descritiva

Frequentemente empregada para orientar estratégias de marketing, a pesquisa de mercado descritiva tem o papel de desenhar um panorama a respeito de determinado público. Essas informações são levantadas por meio de respostas que indicam tendências de comportamento

Nas pesquisas de negócios descritivas, não há interferência direta do pesquisador. Uma vez que seu objetivo é descrever comportamentos, quem aplica a pesquisa não deve direcionar as perguntas a situações muito específicas. Quem dita o ritmo é o público que está sendo ouvido.

Este modelo é útil  quando sua cooperativa quer encontrar uma persona para poder planejar estratégias de vendas mais efetivas. A pesquisa de mercado descritiva vai ajudar a identificar o perfil dos clientes e suas preferências, levantando informações que servirão de base para decisões comerciais estratégicas.

Nesse sentido, a pesquisa de mercado descritiva ajuda a identificar, por exemplo, que o público da cooperativa não é fortemente adepto das compras online. A partir dessa descoberta, a coop pode fortalecer a presença em pontos de venda físicos.

Pesquisa de mercado causal

Na pesquisa de mercado causal, a finalidade é mais específica: estabelecer relações de causa e efeito que ajudem a entender as dinâmicas de um determinado fenômeno. Ou seja, ela busca uma resposta à seguinte pergunta: por que algo relacionado ao meu negócio está acontecendo?

A estatística é uma grande aliada da pesquisa de mercado causal. Os dados obtidos podem abastecer modelos estatísticos que facilitem a identificação do que causa um determinado fenômeno.

Seus clientes do e-commerce colocam produtos no carrinho mas não concluem a compra? É a pesquisa de mercado causal que vai auxiliar a encontrar o motivo de isso acontecer.

Tipos de fontes

Há duas formas diferentes de conseguir as informações:

  • Pesquisa de mercado primária: acontece quando a pesquisa é realizada pela própria cooperativa ou por alguma empresa especializada contratada para coletar e analisar os dados.
  • Pesquisa de mercado secundária: são as pesquisas realizadas por terceiros, como consultorias de negócios ou entidades acadêmicas, que ficam disponíveis para consulta.

Como elaborar uma pesquisa de mercado

Ao identificar a oportunidade ou necessidade de realizar uma pesquisa de mercado, é hora de colocá-la em prática. Para isso, alguns passos são fundamentais, a fim de garantir a efetividade do levantamento e a qualidade dos dados obtidos.

Essas são 7 etapas indispensáveis para fazer uma pesquisa de mercado na prática:

1. Definir os objetivos

Para começar, defina com clareza qual é o objetivo da pesquisa de mercado. Ou seja: o que você está buscando saber?

As pesquisas de mercado nascem da necessidade de compreender determinada realidade, fenômeno ou cenário. Para encontrar uma resposta certeira, o primeiro passo é fazer a pergunta certa. Portanto, transforme o seu objetivo em um questionamento. Por exemplo:

  • Como aumentar as vendas do meu produto na internet?
  • Por que as aquisições de certa linha de produtos estão em queda?
  • Qual o preço que a persona aceita pagar por determinado produto?
  • O serviço da cooperativa é atraente para os consumidores idosos?

Ao transformar o problema em uma questão, fica muito mais claro enxergar qual é o tipo de respostas que sua cooperativa busca ao realizar a pesquisa de mercado.

2. Perfilar a persona

A partir da pergunta, busca-se o perfil adequado de pessoas adequadas para dar uma resposta assertiva.

Para obter dados de maior qualidade, faça um recorte da persona ideal que é afetada pelo problema em questão. Isso deve levar em conta informações como:

  • Idade
  • Faixa de renda
  • Localização geográfica
  • Escolaridade
  • Profissão
  • Hábitos de consumo

3. Determinar o escopo

O tamanho da amostra é um dos fatores mais importantes na hora de planejar uma pesquisa de mercado.

Um erro na definição do escopo do levantamento pode comprometer os resultados obtidos, de forma que a pesquisa tenha que ser descartada ou seja usada como base para decisões ruins.

Para determinar a amostra, estime o tamanho total do público que se encaixa no perfil definido e calcule a quantidade de pessoas que precisam ser entrevistadas para reduzir a margem de erro em relação a esse universo. Ferramentas como a SurveyMonkey auxiliam nesse processo.

4. Escolher a metodologia

Nesta etapa, o conhecimento que adquirimos no decorrer do artigo será fundamental. Vimos que existem diversos tipos de pesquisa, finalidades e fontes de informação. Agora é o momento de selecionar aqueles que são mais adequados perante o seu objetivo.

Com frequência, será necessário mesclar mais de um tipo de pesquisa. Por exemplo: para melhorar a execução de uma pesquisa de mercado primária, sua cooperativa pode fazer uma pesquisa secundária antes.

Dessa forma, será possível coletar informações que já estão disponíveis e dedicar os seus esforços para preencher as lacunas e os detalhes especificamente importantes para o seu negócio. Isso otimiza tempo e economiza recursos.

A abordagem também será definida aqui. Qual a melhor forma de entrar em contato com o público? Pode ser um formulário online, um questionário presencial ou uma conversa telefônica, por exemplo.

Para decidir, leve em conta o objetivo da pesquisa e os custos associados de cada modalidade. Conversas ao vivo têm mais nuances que enquetes virtuais. Já a internet ajuda quando a quantidade de respostas é mais importante que o detalhamento.

5. Elaborar o questionário

As perguntas precisam ser muito bem planejadas, pois elas são o caminho para que a pesquisa de mercado consiga obter dados precisos e de qualidade.

Os questionamentos devem ser claros e diretos, de forma a evitar qualquer possível ambiguidade. Há uma ampla possibilidade para se elaborar perguntas – tudo depende do seu objetivo. Podem ser perguntas abertas ou fechadas; com respostas diversas ou com respostas únicas; com escalas de avaliação – e não para por aí.

As perguntas precisam ser imparciais. Quando o questionamento apresenta um viés, as respostas serão distorcidas. Isso prejudica a fase de análise das informações levantadas e a pesquisa de mercado perderá o sentido.

Outro ponto importante é manter a consistência durante todo o questionário. Se há perguntas que envolvem escalas de aprovação, por exemplo, a gradação deve ser a mesma durante todo o formulário. Ou seja, se em uma pergunta “0” é insatisfação total e “10” satisfação plena, essa régua deve ser mantida em todas as questões semelhantes.

6. Aplicar as perguntas

Quando a aplicação dos questionários é feita online, é mais simples manter a imparcialidade. Mas se as perguntas forem realizadas pessoalmente ou por telefone, o aplicador deve tomar cuidado para não interferir nas respostas.

Tom de voz e expressões faciais devem ser neutras, pois reações do tipo têm o poder de afetar, consciente ou inconscientemente, a sinceridade dos participantes.

7. Analisar os dados

Após a coleta dos dados, é hora de analisá-los para encontrar as tão almejadas respostas.

Para isso, as informações levantadas devem ser tabuladas e agrupadas. Ferramentas estatísticas de construção de gráficos e tabelas ajudam a visualizar esses dados. Dessa maneira, será possível identificar padrões e gerar relatórios.

Após a tabulação e o tratamento dos dados, eles irão servir de fonte para entender a fundo a questão inicial e indicarão caminhos para buscar soluções.

Com o passar do tempo, novas pesquisas de mercado podem ser feitas periodicamente, a fim de acompanhar a evolução dos resultados e encontrar novas inconsistências que apresentam oportunidades ou denunciam falhas.

Conclusão

As pesquisas de mercado são ferramentas complexas que contribuem fortemente para a tomada de decisões. Elas oferecem dados que deixam a gestão da cooperativa mais assertiva e preparada diante dos desafios que se impõem no mundo dos negócios.

Contudo, diante das inúmeras possibilidades apresentadas sobre a forma de realizar uma pesquisa de mercado, o planejamento é fundamental para que ela dê certo. Por isso, todos os passos e definições devem ser feitos com atenção e cuidado, ante o risco de obter dados distorcidos e de baixa qualidade.

Os dados são abundantes, mas nem sempre os que já estão disponíveis serão adequados para a situação que sua cooperativa quer entender melhor. Assim, as pesquisas de mercado oferecem respostas específicas e assertivas para os negócios da sua cooperativa.

As pesquisas de mercado também ajudam a identificar tendências. Por isso, caso deseje se aprofundar no assunto, acesse agora o nosso curso online “Pesquisador de Tendências”.