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    Recursos humanos: como melhorar a gestão de pessoas no cooperativismo

    Em qualquer negócio, ter uma boa gestão de pessoas é essencial. Tal metodologia se baseia em diversos pilares, que vão desde melhorar a comunicação até trabalhar no desenvolvimento técnico do time. A gestão de pessoas é, portanto, a base para administrar o bem-estar e o engajamento dos colaboradores, consequentemente melhorando todas as outras áreas de trabalho. No cooperativismo, que se baseia na coletividade e no foco em pessoas, essa gestão é ainda mais importante. Ela permite desenvolver a relação entre cooperados e colaboradores, fortalecendo a comunidade que sustenta o modelo cooperativo. O que é gestão de pessoas? A gestão de pessoas é um conjunto de metodologias e práticas que auxiliam tanto o RH quanto as lideranças a cuidarem e administrarem os colaboradores e as relações de trabalho em uma organização. Buscando melhorar o alinhamento e aumentar o engajamento da equipe, essa metodologia trabalha com pilares para desenvolver a harmonia e a produtividade de um time. São eles: Motivação: o rendimento de um profissional está intrinsecamente ligado ao quanto ele se sente motivado. Afinal, quando um colaborador deixa de ser incentivado, pode perder o interesse no trabalho e na organização, diminuindo seu foco, atenção e produtividade. Comunicação: a comunicação é a peça-chave para a manutenção de qualquer tipo de relacionamento, e no mercado de trabalho não seria diferente. É apenas com uma comunicação efetiva que lideranças e colaboradores conseguem se conectar, entendendo verdadeiramente as demandas e dificuldades presentes no dia a dia do trabalho. Trabalho em equipe: um time unido é um time fortalecido, como bem sabe o cooperativismo. Em especial nas cooperativas, a relação entre todos os membros deve ser harmoniosa para o sucesso e longevidade da marca. Conhecimento: assim como os conhecimentos e competências de um profissional são um diferencial durante um processo seletivo, é importante incentivar e possibilitar o desenvolvimento dessas habilidades após a contratação. O desenvolvimento do time resulta em maior capacitação e inovação para toda a cooperativa. Engajamento: todos os pilares acima ajudam a promover o engajamento dos cooperados e dos colaboradores. O engajamento do time é necessário para melhorar a convivência e a produtividade em uma organização. Gestão de pessoas nas cooperativas Nas cooperativas, a gestão de pessoas é extremamente importante para o crescimento e rentabilidade do negócio. A comunidade é o que sustenta esse modelo, e colaboradores satisfeitos, que se sentem engajados, valorizados pelas suas lideranças e verdadeiramente alinhados ao propósito da cooperativa, fomentam um negócio mais bem-sucedido. Sendo assim, o fortalecimento das relações e a satisfação dos cooperados e colaboradores são essenciais. É aí que entra a necessidade de uma gestão de pessoas eficiente. Dicas para melhorar a gestão de pessoas na sua cooperativa Para garantir uma boa gestão de pessoas na sua cooperativa, algumas práticas são indispensáveis. A seguir, listamos algumas dicas que podem fortalecer uma boa relação com o time: Automatizar e evoluir processos com tecnologia Os avanços tecnológicos estão surgindo cada vez mais rápido, e sua cooperativa pode ficar para trás se não souber usá-los a seu favor. Usar plataformas que automatizam processos da área de recursos humanos pode facilitar tarefas como recrutamento e seleção e emitir folhas de pagamento. Com o tempo extra, o time de RH pode se dedicar à realização de atividades que fomentem uma boa gestão de pessoas. Desenvolver uma boa comunicação interna É necessário entender que, para além da comunicação com clientes e parcerias estratégicas, a comunicação interna de uma cooperativa é igualmente, se não ainda mais, importante. Manter canais de comunicação práticos para agilizar a conversa entre os times, ter uma cultura de feedbacks e trocas efetivas, desenvolver líderes com escuta ativa e outras práticas que promovem a melhoria da comunicação são fundamentais. Oferecer benefícios atrativos e capacitação Para conquistar e reter talentos, é importante oferecer benefícios que realmente vinculem os colaboradores à organização. Benefícios que incentivem uma vida mais saudável, segura e tranquila, mesmo fora do ambiente de trabalho, não apenas fortalecem essa relação como incentivam os funcionários a se manterem engajados na cooperativa e no seu cargo. Além de engajados, os colaboradores também devem ser capacitados. Promover treinamentos é uma ótima maneira de desenvolver os talentos de uma cooperativa. Trabalhar com feedbacks contínuos É errando que se aprende, e para garantir que seus colaboradores irão se desenvolver e crescer profissionalmente com os equívocos e falhas que fazem parte do dia a dia, é preciso ser transparente, claro e constante na cultura dos feedbacks. Mas os feedbacks não devem ser feitos apenas de críticas negativas. Reconhecer as conquistas, os conhecimentos e as habilidades são cruciais para que o funcionário se mantenha encorajado e não duvide de seu potencial. Boa remuneração e bonificações A fim de reter bons colaboradores, a cooperativa deve oferecer uma remuneração que seja condizente com a qualidade e importância do trabalho entregue. Estudar o salário médio e o piso salarial de cada profissão ajuda a entender o valor adequado para cada cargo. Em momentos de destaque, incentivos e bonificações são uma ótima forma de estimular os colaboradores. As bonificações podem ser monetárias, ou em forma de presentes e outros benefícios. Criar planos de carreira e chance de crescimento Para que uma cooperativa cresça, é importante que seus cooperados e colaboradores cresçam juntos. Criar planos de carreira é fundamental nesse processo. É preciso que os colaboradores tenham uma visão de crescimento, a médio e longo prazo, para se manterem engajados e envolvidos com a cooperativa. Promover diversidade e inclusão Diversidade e inclusão não são apenas tendências de mercado: tais práticas representam uma verdadeira preocupação que as cooperativas devem ter para se destacar no mercado. Práticas que promovam a igualdade no ambiente de trabalho, desde processos seletivos com vagas afirmativas até oportunidades iguais e representatividades para todos, são recursos essenciais para garantir a diversidade em um time, construindo equipes com visões de mundo ampliadas e formas inovadoras de pensar. Fazer avaliações de desempenho do RH Além dos funcionários e das lideranças, é preciso que o time de recursos humanos também passe por avaliações para que se acompanhe o desempenho da gestão de pessoas na cooperativa. Apenas assim o time de recursos humanos poderá entender se está indo para o caminho certo e quais práticas devem melhorar. Ficar atento às tendências e inovações na área de RH e GP O mercado de trabalho, e consequentemente a área de recursos humanos e gestão de pessoas, está sempre em desenvolvimento. Para continuar com sua competitividade no mercado, as cooperativas precisam estar sempre se atualizando e conhecendo as novidades e tendências do mercado. Conclusão: é preciso se manter atualizado na gestão de pessoas A partir da mudança da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) em agosto de 2024, novas práticas que assegurem a saúde mental dos trabalhadores passaram a ser exigidas das lideranças. Essas e outras regras só podem ser seguidas de forma correta se as cooperativas estiverem sempre atentas às mudanças e exigências no mercado de trabalho. Por isso, é importante que o time de recursos humanos esteja constantemente se capacitando e se atualizando. A capacidade de gerir pessoas é um trunfo para os líderes. Confira neste artigo as sete características essenciais que constroem o perfil do líder moderno!
    Mercado Nacional 01/07/2025
    Recursos humanos: como melhorar a gestão de pessoas no cooperativismo

    Em qualquer negócio, ter uma boa gestão de pessoas é essencial. Tal metodologia se baseia em diversos pilares, que vão desde melhorar a comunicação até trabalhar no desenvolvimento técnico do time. A gestão de pessoas é, portanto, a base para administrar o bem-estar e o engajamento dos colaboradores, consequentemente melhorando todas as outras áreas de trabalho. No cooperativismo, que se baseia na coletividade e no foco em pessoas, essa gestão é ainda mais importante. Ela permite desenvolver a relação entre cooperados e colaboradores, fortalecendo a comunidade que sustenta o modelo cooperativo. O que é gestão de pessoas? A gestão de pessoas é um conjunto de metodologias e práticas que auxiliam tanto o RH quanto as lideranças a cuidarem e administrarem os colaboradores e as relações de trabalho em uma organização. Buscando melhorar o alinhamento e aumentar o engajamento da equipe, essa metodologia trabalha com pilares para desenvolver a harmonia e a produtividade de um time. São eles: Motivação: o rendimento de um profissional está intrinsecamente ligado ao quanto ele se sente motivado. Afinal, quando um colaborador deixa de ser incentivado, pode perder o interesse no trabalho e na organização, diminuindo seu foco, atenção e produtividade. Comunicação: a comunicação é a peça-chave para a manutenção de qualquer tipo de relacionamento, e no mercado de trabalho não seria diferente. É apenas com uma comunicação efetiva que lideranças e colaboradores conseguem se conectar, entendendo verdadeiramente as demandas e dificuldades presentes no dia a dia do trabalho. Trabalho em equipe: um time unido é um time fortalecido, como bem sabe o cooperativismo. Em especial nas cooperativas, a relação entre todos os membros deve ser harmoniosa para o sucesso e longevidade da marca. Conhecimento: assim como os conhecimentos e competências de um profissional são um diferencial durante um processo seletivo, é importante incentivar e possibilitar o desenvolvimento dessas habilidades após a contratação. O desenvolvimento do time resulta em maior capacitação e inovação para toda a cooperativa. Engajamento: todos os pilares acima ajudam a promover o engajamento dos cooperados e dos colaboradores. O engajamento do time é necessário para melhorar a convivência e a produtividade em uma organização. Gestão de pessoas nas cooperativas Nas cooperativas, a gestão de pessoas é extremamente importante para o crescimento e rentabilidade do negócio. A comunidade é o que sustenta esse modelo, e colaboradores satisfeitos, que se sentem engajados, valorizados pelas suas lideranças e verdadeiramente alinhados ao propósito da cooperativa, fomentam um negócio mais bem-sucedido. Sendo assim, o fortalecimento das relações e a satisfação dos cooperados e colaboradores são essenciais. É aí que entra a necessidade de uma gestão de pessoas eficiente. Dicas para melhorar a gestão de pessoas na sua cooperativa Para garantir uma boa gestão de pessoas na sua cooperativa, algumas práticas são indispensáveis. A seguir, listamos algumas dicas que podem fortalecer uma boa relação com o time: Automatizar e evoluir processos com tecnologia Os avanços tecnológicos estão surgindo cada vez mais rápido, e sua cooperativa pode ficar para trás se não souber usá-los a seu favor. Usar plataformas que automatizam processos da área de recursos humanos pode facilitar tarefas como recrutamento e seleção e emitir folhas de pagamento. Com o tempo extra, o time de RH pode se dedicar à realização de atividades que fomentem uma boa gestão de pessoas. Desenvolver uma boa comunicação interna É necessário entender que, para além da comunicação com clientes e parcerias estratégicas, a comunicação interna de uma cooperativa é igualmente, se não ainda mais, importante. Manter canais de comunicação práticos para agilizar a conversa entre os times, ter uma cultura de feedbacks e trocas efetivas, desenvolver líderes com escuta ativa e outras práticas que promovem a melhoria da comunicação são fundamentais. Oferecer benefícios atrativos e capacitação Para conquistar e reter talentos, é importante oferecer benefícios que realmente vinculem os colaboradores à organização. Benefícios que incentivem uma vida mais saudável, segura e tranquila, mesmo fora do ambiente de trabalho, não apenas fortalecem essa relação como incentivam os funcionários a se manterem engajados na cooperativa e no seu cargo. Além de engajados, os colaboradores também devem ser capacitados. Promover treinamentos é uma ótima maneira de desenvolver os talentos de uma cooperativa. Trabalhar com feedbacks contínuos É errando que se aprende, e para garantir que seus colaboradores irão se desenvolver e crescer profissionalmente com os equívocos e falhas que fazem parte do dia a dia, é preciso ser transparente, claro e constante na cultura dos feedbacks. Mas os feedbacks não devem ser feitos apenas de críticas negativas. Reconhecer as conquistas, os conhecimentos e as habilidades são cruciais para que o funcionário se mantenha encorajado e não duvide de seu potencial. Boa remuneração e bonificações A fim de reter bons colaboradores, a cooperativa deve oferecer uma remuneração que seja condizente com a qualidade e importância do trabalho entregue. Estudar o salário médio e o piso salarial de cada profissão ajuda a entender o valor adequado para cada cargo. Em momentos de destaque, incentivos e bonificações são uma ótima forma de estimular os colaboradores. As bonificações podem ser monetárias, ou em forma de presentes e outros benefícios. Criar planos de carreira e chance de crescimento Para que uma cooperativa cresça, é importante que seus cooperados e colaboradores cresçam juntos. Criar planos de carreira é fundamental nesse processo. É preciso que os colaboradores tenham uma visão de crescimento, a médio e longo prazo, para se manterem engajados e envolvidos com a cooperativa. Promover diversidade e inclusão Diversidade e inclusão não são apenas tendências de mercado: tais práticas representam uma verdadeira preocupação que as cooperativas devem ter para se destacar no mercado. Práticas que promovam a igualdade no ambiente de trabalho, desde processos seletivos com vagas afirmativas até oportunidades iguais e representatividades para todos, são recursos essenciais para garantir a diversidade em um time, construindo equipes com visões de mundo ampliadas e formas inovadoras de pensar. Fazer avaliações de desempenho do RH Além dos funcionários e das lideranças, é preciso que o time de recursos humanos também passe por avaliações para que se acompanhe o desempenho da gestão de pessoas na cooperativa. Apenas assim o time de recursos humanos poderá entender se está indo para o caminho certo e quais práticas devem melhorar. Ficar atento às tendências e inovações na área de RH e GP O mercado de trabalho, e consequentemente a área de recursos humanos e gestão de pessoas, está sempre em desenvolvimento. Para continuar com sua competitividade no mercado, as cooperativas precisam estar sempre se atualizando e conhecendo as novidades e tendências do mercado. Conclusão: é preciso se manter atualizado na gestão de pessoas A partir da mudança da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) em agosto de 2024, novas práticas que assegurem a saúde mental dos trabalhadores passaram a ser exigidas das lideranças. Essas e outras regras só podem ser seguidas de forma correta se as cooperativas estiverem sempre atentas às mudanças e exigências no mercado de trabalho. Por isso, é importante que o time de recursos humanos esteja constantemente se capacitando e se atualizando. A capacidade de gerir pessoas é um trunfo para os líderes. Confira neste artigo as sete características essenciais que constroem o perfil do líder moderno!

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    Inteligência de Mercado 26/06/2025
    Economia, sustentabilidade e comunicação: os destaques do Impulso do Coop em 2025

    Se você está no NegóciosCoop, certamente está interessado em temas relevantes para o mercado e estratégias para impulsionar o desempenho da sua cooperativa. Mas o que você talvez não saiba é que temos uma newsletter pensada especialmente para alavancar o cooperativismo: o Impulso do Coop! Todos os meses, os assinantes recebem a newsletter por e-mail e têm acesso a diversos tipos de materiais sobre tendências, inovações e competitividade no cooperativismo - e o NegóciosCoop integra essa rede de conteúdo. Caso ainda não conheça o Impulso do Coop, este é o momento ideal para ficar por dentro. De perspectivas econômicas à importância da comunicação no cooperativismo. Boa leitura! O que o Impulso do Coop discutiu em 2025 Veja assuntos que discutimos em 2025 até aqui no Impulso do Coop e fique atualizado nos temas mais relevantes para os negócios do cooperativismo brasileiro! Juros, inflação e macroeconomia O primeiro Impulso do Coop do ano, publicado em fevereiro, tratou das perspectivas macroeconômicas para o Brasil em 2025, um tema que interessa a qualquer cooperativa ou cidadão. Dentre todos os recortes aprofundados no artigo, há um assunto que segue chamando atenção e impactando profundamente a economia nacional: a elevação da taxa básica de juros. A tendência verificada no fim de 2024 continuou neste ano. Em 18 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu elevar a taxa Selic pela sétima vez consecutiva, chegando à marca de 15% ao ano – a mais alta desde 2006. O número é igual ao previsto pelo mercado nos boletins Focus do início de 2025. O aumento da taxa de juros é uma estratégia adotada pelo Banco Central para controlar a inflação ao conter preços e desestimular o mercado de crédito. No entanto, a alta da taxa básica de juros também exerce impacto sobre a dívida pública. Ainda assim, pode-se dizer que o Brasil caminha para resultados melhores que os previstos no início do ano. Comparando os boletins Focus de janeiro e junho, as projeções indicam maior crescimento do PIB (de 2,06% para 2,21%) e menor IPCA (de 5,5% para 5,24%). A inflação, no entanto, segue acima da meta de até 4,5% no período de 12 meses. Seguros: o novo ramo do cooperativismo O Impulso do Coop de março deu espaço a uma novidade que levará o movimento cooperativista a um novo ramo de mercado. A sanção da Lei Complementar nº 213/2025 abre caminho para a criação das cooperativas de seguros. Elas serão supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que já criou um grupo de trabalho para desenvolver regulamentação específica. O cooperativismo entra em um setor que já está em alta. Segundo dados da Susep, as receitas chegaram a R$ 435,56 bilhões em 2024, alta de 12,2% em comparação ao ano anterior. As expectativas seguem positivas para 2025, com crescimento de 10,1% projetado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). O mercado apresenta oportunidades diversas, como seguros de viagem, para celulares ou de gestão de riscos. O cooperativismo tem muito a acrescentar a este segmento. Assim como ocorre no setor de crédito, algumas regiões não recebem cobertura das organizações tradicionais. Nesse contexto, as cooperativas são uma excelente alternativa para suprir essa lacuna. Internacionalmente, o cooperativismo já carrega resultados significativos. Segundo a Federação Internacional de Cooperativas e Seguros Mútuos (ICMIF), as organizações atendem cerca de 300 milhões de pessoas e geram mais de 230 mil empregos diretos, representando quase 30% do mercado securitário global. Geopolítica e comércio internacional Tema que apresenta novidades a cada dia, a geopolítica foi o destaque do Impulso do Coop em abril, com artigo focado em seus impactos no comércio internacional. Em meio às incertezas no relacionamento entre países ao redor do mundo, analisar o contexto permite que as organizações identifiquem tendências e se planejem para eventuais mudanças. Na época da publicação, o assunto do momento na geopolítica internacional era o pacote de tarifas aduaneiras impostas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. A maior parte das taxas está suspensa atualmente, mas elas continuam a indicar tendência protecionista por parte da maior economia do planeta. As medidas adotadas pelos EUA e as respostas de outros países, incluindo potências como a China, afetam profundamente o comércio internacional. Alguns ramos da economia nacional tendem a sofrer com as tarifas lançadas neste ano – o siderúrgico, por exemplo, agora que os EUA taxam aço e alumínio importados em 50%. Para outros segmentos, no entanto, o afastamento de nações plenamente envolvidas na guerra comercial representa a abertura de novas oportunidades, especialmente em setores como a agropecuária – onde o cooperativismo brasileiro é referência. Como viabilizar o financiamento sustentável Assunto sempre relevante para o cooperativismo e para o planeta, a sustentabilidade foi o foco do Impulso do Coop de maio. Mais especificamente, o artigo se aprofunda em maneiras de viabilizar projetos verdes financiados, seja através de linhas de crédito, planos governamentais ou meios alternativos. Apostar em iniciativas de impacto positivo para o meio ambiente atrai resultados positivos. Além de contribuírem para o planeta, organizações com parâmetros ESG bem definidos recebem melhores avaliações financeiras, têm acesso facilitado a entidades governamentais e reduzem custos, segundo estudo da McKinsey. A falta de recursos, no entanto, é um entrave para tirar projetos ecológicos e inovadores do papel. Por isso, o artigo detalha formas de acessar financiamento sustentável. O BNDES, banco parceiro do cooperativismo, possui diversas alternativas, como linhas do BNDES Finem, o Fundo Clima e os Debêntures em Ofertas Públicas. Para o ramo agropecuário há o Plano Safra, estratégia governamental de apoio ao segmento que prioriza práticas amigáveis ao meio ambiente. Outra forma de captar recursos é através da intercooperação, uma prática cooperativista em sua essência. Há exemplos práticos disso: Hidrelétrica Vale do Leite: a Certel, cooperativa gaúcha do ramo de infraestrutura, identificou os benefícios que uma hidrelétrica traria, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Assim, a Certel procurou cooperativas do Sistema Sicredi que atuam na região para captar recursos e executar o projeto. Energia sustentável: a cooperativa agropecuária capixaba Cooabriel, especializada na produção de café conilon, também tem como foco estimular o desenvolvimento de sua região, e detectou a necessidade de apoiar a geração de energia elétrica. Assim, com apoio da Ciclos e do Sicoob ES, a Cooabriel elaborou um projeto para construir um complexo de usinas de geração de energia fotovoltaica em São Miguel da Palha. O impacto da comunicação nos negócios Inspirado na Semana de Competitividade 2025, evento que reuniu os principais nomes do cooperativismo brasileiro no setor, o Impulso do Coop de junho focou na importância da comunicação e do marketing para o movimento. O artigo do NegóciosCoop detalhou o papel da assessoria de imprensa e dos porta-vozes nesse ecossistema. A assessoria de imprensa é uma ferramenta essencial para organizações fortalecerem sua imagem e estabelecerem conexão com a mídia. Tal proximidade coloca a marca em evidência e atrai a veiculação de mídia espontânea, os conteúdos divulgados de maneira orgânica. Tudo isso ajuda a fortalecer a reputação organizacional. Para manter-se próxima à imprensa, uma assessoria de comunicação deve adotar boas práticas de maneira consistente. Divulgar releases, atualizar e ampliar o mailing, produzir conteúdo próprio e responder aos jornalistas com agilidade e transparência são fatores que, com o tempo, refletem-se na marca. Este trabalho pode ser feito por colaboradores da organização ou por profissionais contratados. Uma estratégia de comunicação também se reflete na seleção e preparação de porta-vozes, pessoas qualificadas e autorizadas a dar informações em nome da cooperativa. Para que um porta-voz consiga transmitir as mensagens-chave da organização em entrevistas, é recomendável que passe por media training e desenvolva sua oratória. Conclusão: Impulso do Coop pela competitividade Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Impulso do Coop passou por diversos temas relevantes para o cooperativismo, do contexto econômico global às questões específicas do movimento. O Impulso do Coop é a newsletter ideal para você continuar por dentro dos temas que farão a diferença! Para ter acesso às informações que você e sua cooperativa precisam, inscreva-se nas newsletters do Sistema OCB! Clique aqui, assine os informativos que mais combinam com as suas necessidades e não perca nenhuma novidade do cooperativismo!

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    Inteligência de Mercado 30/05/2025
    Comunicação cooperativista: como assessoria de imprensa e porta-voz ajudam a construir marcas fortes

    A comunicação é chave para qualquer cooperativa se conectar com seus públicos de interesse, sejam internos ou externos. Em muitos casos, a interação ocorre por meio dos próprios canais da cooperativa. Entretanto, em certos momentos, o melhor caminho é recorrer à imprensa. Seja para prestar contas à sociedade ou levar a público um tema relevante, utilizar a plataforma oferecida por veículos jornalísticos pode ser altamente positivo. Fazer isso de maneira estratégica e consistente ajuda a fortalecer a reputação – perante o público e a própria imprensa – e os negócios da sua cooperativa. Confira a seguir os motivos para estreitar a relação com veículos jornalísticos, quais são as principais boas práticas em assessoria de imprensa e como escolher um porta-voz para representar sua cooperativa. Boa leitura! Por que é importante ter uma assessoria de imprensa A assessoria de imprensa, seja própria ou terceirizada, é uma ferramenta comum para cooperativas de qualquer porte, sendo uma área basicamente obrigatória para as grandes organizações. Em suma, as assessorias trabalham para fortalecer a imagem e a visibilidade de uma marca e estabelecer uma relação de proximidade com a imprensa. Mas por que ter jornalistas próximos à organização é algo desejado pelas assessorias? Porque uma reputação forte necessariamente passa pela imprensa. Apesar de mudanças na comunicação impulsionadas por avanços tecnológicos, os veículos jornalísticos permanecem vistos como fontes confiáveis de informação – e dependem disso para sobreviver. Por princípio, a imprensa deve sempre buscar a publicação de informações verdadeiras e relevantes. Ou seja, quando a sua cooperativa é mencionada em um veículo de comunicação, é natural que o público encare a mensagem veiculada como um fato. A noção de credibilidade também está atrelada à chamada earned media, o conteúdo que é publicado na imprensa de forma espontânea e sem custo de veiculação. Quando uma iniciativa organizacional ganha espaço na imprensa mesmo sem aporte financeiro, é sinal de que a marca está fazendo algo relevante e legítimo, verificado por profissionais independentes. Por todos esses motivos, conquistar espaço em conteúdos jornalísticos é uma forma de desenvolver e reforçar a reputação em um espaço marcado pela credibilidade. Também é um jeito de dialogar com novos públicos, alcançando pessoas que ainda não conhecem o impacto da cooperativa ou ainda não compartilham da imagem almejada pela organização. Relacionamento consistente gera exposição frequente A confusão pode ser comum para profissionais externos à área de comunicação, mas assessoria de imprensa é um trabalho bem diferente do marketing. Enquanto o marketing tem como foco atrair e fidelizar clientes, gerando resultados para a marca, o foco da assessoria está em fortalecer sua reputação. Tendo isso em mente, é essencial encarar as duas ferramentas de formas distintas. Diferentemente de ações de marketing, uma assessoria não tem o poder de determinar como um conteúdo será publicado. Ela adota estratégias para otimizar a disseminação da mensagem desejada, mas a decisão final fica a cargo dos jornalistas e editores, responsáveis por definir a relevância do fato e o enquadramento desejado para publicação. Por isso, uma assessoria de imprensa deve entender profundamente as dinâmicas por trás do trabalho jornalístico. O relacionamento da marca para com o veículo deve ser consistente, entrando em contato e proporcionando oportunidades de pauta com frequência. Deve-se também respeitar os princípios jornalísticos, sem tentativas de interferência ou de barrar informações objetivamente corretas. Com um bom relacionamento, aumenta a chance de os jornalistas enxergarem as pautas propostas pela sua cooperativa com bons olhos. Se a mensagem definida condizer com a realidade e for repassada de maneira precisa, o impacto de menções jornalísticas à marca tende a ser positivo. Proximidade que também ajuda nos momentos difíceis Por mais comprometida que a sua cooperativa seja com os valores organizacionais, toda organização está sujeita a crises. Diversos fatores podem despertar uma repercussão negativa sobre a imagem da marca, desde problemas na produção até comentários de clientes em redes sociais. É necessário estar pronto para combater o caos com estratégia visando superar o momento adverso. Quando uma crise desponta, a organização precisa assumir o controle do fluxo de informações. Para alcançar esse controle, a assessoria deve realizar uma apuração interna e divulgar uma versão plausível dos fatos para a imprensa. Adotar uma postura defensiva e rejeitar o trabalho jornalístico são respostas inadequadas. Ao comunicar-se com a imprensa, a organização atua para preservar sua reputação. A cooperativa deve afirmar apenas fatos comprovados e demonstrar proatividade, mostrando que o problema foi identificado e está sendo combatido. Responder de maneira clara, empática e alinhada ao posicionamento institucional é a melhor forma de superar crises quando o problema chega à imprensa. Boas práticas de assessoria de imprensa Mais do que comunicar posicionamentos institucionais em grandes momentos – positivos ou de crise –, a reputação de uma organização é construída em seu dia a dia. A assessoria de imprensa tem como dever realizar diversas atividades que estreitam a conexão com o setor jornalístico. Confira alguns exemplos a seguir. Releases Uma das principais ferramentas para qualquer assessoria de imprensa, o press release – comumente chamado apenas de release – é uma forma de comunicar o que acontece na organização para os veículos jornalísticos. Em suma, um release é um texto com estrutura jornalística sobre um tema específico. Esse tipo de material é enviado diretamente para jornalistas, não sendo direcionado a outros públicos internos ou externos. A estrutura é similar à de um texto jornalístico, com título, lide (parágrafo introdutório que responde às principais perguntas sobre o tema) e corpo (normalmente incluindo depoimentos). A linguagem deve ser objetiva e impessoal, como se o texto fosse publicado em um veículo jornalístico. Mailing Não adianta a cooperativa conduzir iniciativas com potencial midiático e produzir ótimos releases se não tiver para quem enviá-los. É necessário construir uma rede de contatos. No meio da comunicação, esta rede é chamada de mailing. O termo, também utilizado no marketing digital, refere-se à lista com e-mails, telefones e outros dados relevantes para contatar jornalistas. O uso de plataformas específicas para assessoria de imprensa ajuda a organizar e segmentar essas informações, garantindo maior efetividade nos disparos de conteúdo. O mailing deve ser constantemente atualizado, de preferência algumas vezes por ano. Afinal, jornalistas podem trocar de veículo ou de função dentro da própria organização, e o contato que colocava suas pautas em destaque pode não ter o mesmo alcance atualmente. Esse é mais um fator que reforça a importância de comunicar-se frequentemente com os profissionais do setor. Conteúdo próprio Por mais que o release seja o formato mais tradicional de divulgação de conteúdo para a imprensa, ele não é o único. Materiais que não são necessariamente direcionados aos veículos jornalísticos, como postagens em redes sociais e publicações no site institucional, podem ajudar a emplacar a sua cooperativa em uma pauta. Assim como qualquer pessoa, jornalistas tendem a ser impactados por uma cooperativa que se destaca em sua comunicação. A produção de conteúdo próprio pode inspirar pautas jornalísticas e fornecer informações importantes – em texto, foto, material audiovisual etc. – para complementar a cobertura dos veículos. Transparência e agilidade Conforme mencionado anteriormente, uma característica essencial para as assessorias de imprensa é entender a dinâmica do trabalho jornalístico. Um eterno gargalo dessa profissão é o tempo: além de publicar informações factuais, o jornalista tem como obrigação propagá-las com agilidade. Por isso, responder rapidamente aos contatos de jornalistas ajuda a cultivar uma relação frutífera. Posicionar-se com agilidade e transparência, sempre baseando-se em fatos comprovados, é parte importante do caminho para aprimorar a reputação através da mídia. Como selecionar e capacitar um porta-voz para a sua cooperativa Além das informações fornecidas pela assessoria de imprensa, um produto jornalístico normalmente precisa de entrevistas. Colher depoimentos é uma prática fundamental na profissão. Eles adicionam credibilidade ao resultado, e ter múltiplas versões colabora para que o relato esteja o mais próximo possível da realidade. Tendo isso em vista, uma cooperativa deve ter profissionais preparados para se comunicar com a imprensa. Eles exercem o papel de porta-voz, uma pessoa qualificada e autorizada a dar informações que reflitam o pensamento oficial da cooperativa que ele está representando. Um porta-voz deve ser capaz de transmitir as mensagens da organização de forma consistente e influenciar os públicos de interesse, demonstrando domínio do tema, precisão, capacidade de improviso e argumentação. Para falar em nome de uma cooperativa, a pessoa deve entender as dinâmicas da imprensa. Um jornalista não é um inimigo da organização por fazer perguntas difíceis, ele está apenas fazendo o seu trabalho. O dever do porta-voz é responder sem perder a compostura, reforçando a reputação institucional perante o público e o próprio jornalista. Atividades para aprimorar um porta-voz Um colaborador capaz de se comunicar com clareza dentro do cotidiano de trabalho pode ser um ótimo porta-voz, mas a proficiência para falar em público não basta ao se comunicar com a imprensa. A dinâmica de uma entrevista é diferente, podendo gerar nervosismo e exigir respostas rápidas. Por isso, é necessário praticar. É comum que assessorias de comunicação ofereçam media training, um conjunto de práticas para preparar pessoas a se comunicarem melhor com a mídia. Agências especializadas utilizam psicólogos e atores para criar um treinamento imersivo. As práticas de media training podem ser estruturadas em diversos formatos. Palestras de profissionais do ramo jornalístico, oficinas com apresentações e exercícios e simulações para situações específicas são eventos especiais que ajudam a aprimorar o relacionamento com a imprensa. Mas também deve-se apostar em capacitação rotineira, com orientações frequentes, inclusive antes e depois de entrevistas. Toda vez que alguém dá depoimentos a um jornalista, a capacidade de articulação dessa pessoa é colocada em prática. Pode-se pensar que a oratória é algo natural, com a qual o indivíduo nasce e está destinado a liderar. Porém, na realidade é essencial praticá-la. Para melhorar a oratória, são recomendados exercícios de fonoaudiologia, técnicas de locução e postura. Ter assessoria de imprensa própria ou contratar uma agência? Diante dos benefícios que o relacionamento com a mídia possibilita e da importância de trabalhar constantemente a reputação da marca, é indispensável que uma cooperativa conte com uma assessoria de imprensa. Há dois principais caminhos para resolver essa questão: montar uma equipe de comunicação própria ou contratar uma agência especializada. Qual a melhor opção? A análise varia caso a caso, a depender do contexto da sua cooperativa. Confira os benefícios que cada modelo traz. Equipe de comunicação própria Montar uma assessoria de imprensa para a sua cooperativa exige esforço para encontrar talentos capacitados e traz gastos com colaboradores. Entretanto, quando essa estratégia funciona, traz pontos positivos para a organização. Ter membros da equipe cuidando da assessoria de imprensa garante que o trabalho será feito com pessoas alinhadas aos valores organizacionais e com conhecimento interno. Profissionais dedicados exclusivamente à cooperativa terão maior capacidade para entender e, se necessário, ajustar a estratégia da organização. Além disso, os processos são mais ágeis quando ocorrem dessa forma. A comunicação entre assessoria de imprensa e outros setores da cooperativa tende a ser mais rápida. Os profissionais também enfrentam menor diversidade de demandas e, consequentemente, possuem mais tempo para se comunicar com jornalistas. Agência de assessoria Reconhecer os benefícios de uma equipe própria para cuidar da assessoria de imprensa não nega o fato que, em determinados contextos, a melhor opção seja terceirizar o serviço. Uma agência especializada em assessoria de imprensa possui expertise e experiência em estratégia de comunicação para diversas organizações. Com isso, são organizações preparadas para analisar o seu negócio e trazer uma visão externa, com elementos que ajudam a aprimorar o posicionamento institucional. Outro aspecto favorável às agências de assessoria de imprensa é seu amplo mailing. Com vivência na área jornalística, elas conhecem os atalhos para chegar aos veículos de comunicação e entendem suas demandas. Toda escolha que fazemos nos negócios tem pontos positivos e negativos, e não é diferente nessa decisão. Ao optar por uma assessoria de imprensa terceirizada, a cooperativa abre mão de controle, pode sofrer com dificuldades na comunicação entre organizações e lida com variabilidade de custos. Conclusão A assessoria de imprensa é apenas um dos vários instrumentos essenciais para a comunicação de uma cooperativa. Marketing, relacionamento com o cooperado, branding e outros aspectos ajudam a construir uma mensagem unificada que representa a marca. De olho na urgência desses temas, a Semana de Competitividade 2025, organizada pelo Sistema OCB, terá palestras, mesas redondas e labs com participação de grandes especialistas do mercado. Clique aqui e saiba mais!

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    Mercado Nacional 22/05/2025
    Quais as principais oportunidades associadas a eventos de promoção comercial no Brasil

    Você já foi a eventos direcionados para profissionais de uma área específica? Se sim, já deve ter notado que as grandes organizações demarcam sua presença no mercado através da participação nestes encontros. Mas quais são as principais oportunidades presentes em eventos de promoção comercial? Conheça os pontos positivos e saiba como se preparar para frequentá-los. Boa leitura! O que são eventos de promoção comercial Antes de avançarmos nas oportunidades e benefícios atrelados aos eventos de promoção comercial, é importante estabelecer o que são esses eventos e quais ocasiões se enquadram nesse conceito. A definição é bem simples: eventos de promoção comercial são encontros com o intuito de estimular o comércio e fornecer uma plataforma para marcas de um determinado setor. Há diversos formatos de eventos de promoção comercial. Entre os mais destacados, estão as feiras, as exposições, os eventos promocionais – onde marcas criam experiências para atrair engajamento –, missões comerciais e rodadas de negócios – encontros estratégicos entre organizações para estabelecer parcerias comerciais. Tendo em vista sua relevância para os negócios, os principais eventos de promoção comercial são bem documentados e disponíveis para acesso ao público. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) possui um calendário com os principais encontros em território nacional e internacional, contemplando diversos ramos econômicos. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) possui um calendário de feiras internacionais voltado para o agronegócio. Por que participar dos eventos de promoção comercial A participação em eventos de promoção comercial pode gerar diversos benefícios para uma cooperativa. Conheça a seguir por que esses encontros têm potencial para impulsionar o crescimento e gerar resultados para a organização. Expandir seu mercado Conquistar novos clientes é, provavelmente, o principal benefício que sua cooperativa pode encontrar em qualquer evento de promoção comercial. Realizar vendas é uma atividade essencial que não necessariamente precisa de encontros especiais para ocorrer. Esse tipo de ocasião, no entanto, possui algumas características singulares que podem ser aproveitadas na hora de fechar negócios. Levar sua marca a eventos de promoção comercial possibilita que ela aumente sua capilaridade. Feiras e exposições atraem turistas, pessoas e negócios de regiões onde sua cooperativa talvez não seja forte. Gerar uma boa impressão nesses públicos te deixa um passo mais perto de entrar em novos mercados nacionais ou internacionais. Outro aspecto positivo dos eventos é a oportunidade de falar diretamente com leads valiosos no mercado. Os representantes enviados por organizações são profissionais com poder decisório ou, pelo menos, têm voz para influenciar escolhas de compra. Esses contatos nem sempre são alcançados por estratégias tradicionais de venda. Nenhum negócio é concretizado se o cliente não visualizar quais benefícios terá ao adquirir determinado produto ou serviço. Os eventos de promoção comercial são uma ótima ocasião nesse sentido. Aproveite o momento para mostrar na prática o que sua cooperativa tem de especial e como ela pode subvencionar o cliente. Fortalecer a marca Toda grande organização precisa de uma marca forte, capaz de se comunicar com seu público. O marketing nos ensina que, mais do que venderem produtos ou serviços em larga escala, as marcas de sucesso têm posicionamento, propósito e consistência. Sua participação em eventos de promoção comercial precisa carregar a imagem construída da organização. Comparecer a uma feira ou elaborar um evento promocional é uma forma de dialogar com novos clientes em potencial. Pessoas que não foram atingidas pelas estratégias de comunicação da cooperativa ou que não se engajaram a partir delas terão a oportunidade de conhecer a marca através de uma nova perspectiva. É justamente por isso que deve-se investir na construção de uma experiência que diferencie a marca em relação às demais. No contexto atual, o consumo está altamente atrelado à experiência. Proporcionar um momento interativo, sensorial e único é uma ótima forma de gerar valor e criar vínculos. Uma boa experiência pode transformar clientes em “embaixadores” da marca. Uma pessoa satisfeita tende a praticar o marketing boca a boca, especialmente em ambientes dedicados à promoção comercial. Outro ponto importante é a geração de mídia espontânea. Um conceito em voga no ramo publicitário é a criação de ambientes “instagramáveis”, propícios para fotos e vídeos que podem circular nas redes sociais. Todos esses pontos mostram como levar sua cooperativa a um evento de promoção comercial é uma ótima decisão para a comunicação e o fortalecimento da marca. E, melhor de tudo, essas estratégias podem alcançar clientes em outros países, contribuindo para a internacionalização da marca sem que sejam necessários grandes investimentos em marketing específico para o exterior. Networking: construindo uma rede de contatos Provavelmente você já ouviu falar de networking, termo em inglês popular no mercado para se referir à construção de uma rede de contatos. E uma das melhores ocasiões para ampliar a gama de contatos é justamente em eventos de promoção comercial. Criar conexões é necessário para qualquer cooperativa, independentemente de segmento. Conhecer talentos e organizações do ramo ajuda a estabelecer um panorama do mercado. Eventos de promoção comercial reúnem profissionais de destaque e grandes organizações, sendo uma ótima fonte para troca de experiências. Participar de eventos também é uma forma de alçar o nome da sua cooperativa no mercado. Caso a associação seja nova no segmento ou almeje expandir suas vendas, aproveitar oportunidades para aumentar a visibilidade da marca é essencial. Seu nome passará a ser mais conhecido e visto com credibilidade. O networking visa a colaboração entre profissionais ou organizações. Portanto, quem deseja expandir sua rede deve se colocar à disposição para ajudar, sem um interesse predeterminado. É a partir da construção de relações genuínas que os contatos se convertem em algo maior, que pode culminar em transações comerciais. Oportunidade para aprender Claro que fechar negócios é um desfecho desejável para qualquer participação em um evento de promoção comercial. Este não precisa, no entanto, ser o único objetivo motivador para marcar presença. As ocasiões também são um espaço para aprender e experimentar. Caso sua cooperativa ainda não possua o hábito de expor o trabalho em grandes eventos frequentemente, a visita pode ser uma forma de aprender com a concorrência, entender o comportamento dos clientes e se preparar para uma presença mais ambiciosa no futuro. A montagem de um espaço planejado pela cooperativa e visitado pelo público especializado fornece um ótimo “laboratório”. Eventos são uma oportunidade para testar novos produtos e serviços, aplicar ideias de campanhas e obter feedbacks. Dados e informações baseados nessas interações podem ser uma importante base para planejar ações futuras e participações em novos eventos. Conclusão: o potencial dos eventos de promoção comercial Seja para fortalecer a marca, construir relações, adquirir conhecimento ou fechar vendas, ficou claro por que participar de eventos de promoção comercial é um ótimo negócio para a sua cooperativa! Então não perca tempo e passe a incluir essas oportunidades em seu planejamento. Se o objetivo é concretizar vendas durante os eventos, prepare-se com o curso Negociação em Vendas, do NegóciosCoop! Aprenda a aplicar as etapas essenciais em qualquer processo de negociação, estabelecendo relações de confiança e construindo melhores resultados.

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