Comapi adota parcerias para se manter competitiva na exportação de mel in natura
Sobre o case
Com capacidade instalada para produzir 1000 toneladas por ano, cooperativa é uma das principais produtoras e exportadoras de mel in natura do Brasil.
Ficha Técnica
- Nome da cooperativa: Comapi – Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes
- Ramo: Agropecuária
- Produto: Mel in natura
- Localização: Simplício Mendes e municípios vizinhos (PI)
- Breve histórico: A cooperativa foi fundada em 2007, mas a produção de mel começou ainda na década de 80, com apoio da diocese e depois por meio de uma associação. A primeira exportação aconteceu em 2002.
- Resumo: A Comapi é uma das maiores cooperativas produtoras e exportadoras de mel in natura do Brasil. Atualmente, o mel produzido pela cooperativa é considerado um dos melhores do mundo por conta da qualidade de produção, e já recebeu oito certificações.
- Para onde exporta: Estados Unidos, Itália, Alemanha e Inglaterra
Contexto
A história da Comapi – Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes começou em 1989, quando ainda não era cooperativa. Naquela época, a Diocese de Oeiras/Floriano introduziu na região de Simplício Mendes, no Piauí, a criação racional de abelhas.
O projeto, que apoiava três comunidades na região, financiava o material necessário e o produtor devolvia o valor em mel. As comunidades eram organizadas em grupos que faziam os apiários coletivos e cada família recebia quatro colmeias.
A comercialização do mel era realizada pela diocese, que fazia a retenção de 70% do valor para abatimento da dívida do produtor. O projeto se mostrou promissor e logo todos entenderam que era preciso incentivar ainda mais a apicultura na região.
Então, em 1994, foi criada a Associação dos Apicultores da microrregião de Simplício Mendes (AAPI), com 125 associados, a fim de integrar os produtores e facilitar a comercialização do mel. Dois anos depois, além do Piauí, a associação começou a vender para outros estados, como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. E, em 2002, passou a atuar no mercado internacional vendendo mel para o território europeu e americano.
Mas logo alguns obstáculos surgiram para a comercialização em nome da associação. Então, a solução foi criar uma cooperativa, em 2007, dando origem à Comapi. Atualmente, a cooperativa conta com mais de 400 cooperados, espalhados em cerca de 40 comunidades, em 10 municípios no entorno de Simplício Mendes.
Desafios
A Comapi possui capacidade instalada para produzir 1.000 toneladas ao ano. Entretanto, a quantidade processada no entreposto diminuiu nos últimos anos. Em 2021 foram produzidas 214 toneladas e em 2022, 162,8 toneladas.
De acordo com Janete Dias, diretora administrativa da Comapi, a ação “voraz” dos atravessadores – pessoas que coletam a produção do pequeno agricultor e a leva até o consumidor final das cidades – fez com que os apicultores da Comapi desejassem receber antecipado ou à vista. Desse modo, a cooperativa não conseguiu concorrer e acabou por diminuir a produção.
Até 2021, a cooperativa desfrutou de aproximadamente 40.000 colmeias. Em 2022, por conta do longo período de estiagem, a Comapi perdeu muitos enxames. Por isso, a Comapi está em processo de atualização do número de colmeias povoadas, isto é, ainda não se sabe ao certo quantas existem atualmente.
Em 2020, a cooperativa tinha em seu radar trabalhar com frutas da caatinga e com a cadeia produtiva de caprinos e ovinos. As duas ações continuaram no radar por um tempo e houve uma primeira experiência com as frutas, entretanto, por diversos fatores, o processo não teve continuidade.
Soluções
É interessante notar que, com o passar do tempo, a organização foi tendo que se transformar para facilitar e organizar a comercialização do mel. Primeiro com a criação de uma associação, e depois uma cooperativa.
Atualmente, a Comapi possui unidade de extração de mel com equipamentos aprovados em cada comunidade; três caminhões para coleta de mel; e entreposto de mel apto a processar e embalar o produto fracionado e em tambores para exportação. A cooperativa recebe fiscalização do Ministério da Agricultura para verificar a pureza do mel, analisar os lacres dos tambores e certificar para exportação.
Isso é uma exigência do mercado externo que solicita que o produto saia dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura. Só após essa análise que a exportação é autorizada e o mel é embarcado com todo cuidado em container. Ele é levado ao posto de Pecém, no Ceará, de onde segue para Estados Unidos e Europa.
A Comapi também tem investido na melhoria tecnológica para extração (casa de mel nas comunidades) e processamento. A Comapi possui uma marca registrada, que é a Gota Silvestre, e conta com apoio técnico de instituições como Sebrae, UFPI, FEAPI, Embrapa, CODEVASF, entre outras.
Desenvolvimento
Como falado anteriormente, a Comapi se tornou uma das maiores exportadoras de mel in natura do Brasil. A exportação é realizada para os Estados Unidos, Itália, Alemanha e Inglaterra, com planos de atingir novos mercados. No Brasil, a cooperativa comercializa para Brasília, Espírito Santo, Ceará, São Paulo, Piauí e Recife.
O que também contribui para o desenvolvimento e sucesso da cooperativa são as participações em feiras, como a Bio Brazil Fair e a Biofach América Latina – feira internacional de alimentos e bebidas orgânicos.
A Comapi destaca que, com as participações, há não só uma melhora na venda dos produtos, mas também um aperfeiçoamento da imagem da cooperativa em relação ao mercado, em especial no setor de produtos orgânicos.
Além disso, a parceria recente com o laboratório de economia criativa de impacto, Polvo Lab, está alavancando as vendas no mercado interno. A cooperativa está procurando nichos específicos e grandes redes para fazer negócios. Para tanto, a marca Mel Mesmo foi lançada – uma linha gourmet, em pote de vidro, voltada para a proteção do meio ambiente e valorização dos pequenos produtores.
Em relação às exportações, parcerias e táticas de prospecção foram utilizadas. A Comapi está na expectativa de realizar a venda da nova marca para diversos países. A parceria com o Polvo Lab, juntamente com outros parceiros, ajudou a cooperativa a chegar nas principais feiras desse âmbito, em 2022. Entre elas:
- BioBrazil Fair Biofach, São Paulo;
- I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Solidária, Natal;
- Biofach Alemanha, Nuremberg;
- 47° Apimondia International Apicultural Congress, Istambul.
Resultados
A Comapi é uma cooperativa formada por pequenos agricultores, que vêm aumentando seus rendimentos, a qualidade de vida, a organização da produção e reduzindo o êxodo rural. São aproximadamente 1.000 famílias beneficiadas, de forma direta, em 10 municípios.
Em 2020, a cooperativa participou do acordo de cooperação técnica do Consórcio do Nordeste com o Banco Regional de Brasília (BRB). À época, o projeto pretendia liberar R$ 35 milhões para beneficiar agricultores familiares nos nove estados nordestinos. Na prática, o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) foi implementado numa ordem bem menor de valor. Entretanto, o PVSA ainda foi de grande importância para o entreposto e para as comunidades beneficiadas.
Hoje, o mel produzido no Piauí é considerado um dos melhores do país por conta da qualidade na produção. Prova disso é que a Comapi possui oito certificações, que são fundamentais para as exportações:
- I.F. (Serviço de Inspeção Federal), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil
- Aqui Tem Agricultura Familiar
- Fairtrade
- Certificado Orgânico, da IBD
- Non-GMO Project
- True Source Certified
- USDA Organic
- Produto Orgânico Brasil
Aprendizados
- Parcerias com laboratórios de economia criativa, como o Polvo Lab, são capazes de proporcionar um impulso no número de exportações, além de apoiar as vendas no mercado interno.
- Focar nos processos de qualidade da produção podem facilitar a conquista de certificações, que também são fundamentais para as exportações.
- É necessário investir em práticas inovadoras para manter a competitividade no mercado, como a sustentabilidade. Por isso, projetos como a marca Mel Mesmo, que é voltada para a proteção do meio ambiente, são importantes.
- Estratégias de prospecção são importantes para manter contato com potenciais clientes e conseguir fechar negócios.