C.Vale: tecnologia e qualidade garantem presença no mercado externo

Sobre o case
Pautada pela excelência de seus produtos e por tecnologia inovadora, a C.Vale se destaca no mercado internacional
Ficha técnica
- Nome da cooperativa: C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
- Ramo: Agropecuária.
- Produto: Soja, frango e peixes.
- Localização: Região Sul e Centro-oeste.
- Breve histórico: Fundada por 24 agricultores em 1963, a C.Vale possui 186 unidades de negócios, mais de 26 mil associados e 13 mil funcionários. Atualmente, exporta para mais de 150 países e é a 18ª maior organização de agronegócios do Brasil segundo a Forbes Agro 100.
- Resumo: A C.Vale tem a excelência de seus produtos como missão. Através do investimento em tecnologia inovadora, a cooperativa pode produzir, em larga escala, carne de alta qualidade e ocupar importante fatia das exportações brasileiras. O mercado externo é, para C.Vale, uma oportunidade de obter melhor remuneração e uma carteira de clientes diversificada.
Contexto
Em 1963, um grupo de 24 agricultores se uniram para fundar a C.Vale, com a finalidade de atender as necessidades de armazenamento da produção e de segurança na comercialização. De lá para cá, a C.Vale industrializou-se e expandiu sua produção do mercado interno ao externo.
Nos anos de 1990, liderada por Alfredo Lang, a cooperativa elaborou um Plano de Modernização. O objetivo era aumentar a competitividade e agregar valor aos produtos primários. Consequentemente, o resultado foi um novo complexo avícola que permitiu a produção em grande escala.
Hoje, a C.Vale atua, ainda, na oferta de crédito aos cooperados. Além disso, a cooperativa comercializa insumos, peças, acessórios, máquinas agrícolas e produz sementes de soja. A cooperativa também mantém uma rede de supermercados com dez lojas no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Atualmente, a C.Vale é a 18ª maior organização do agronegócios brasileiro, segundo o levantamento Forbes Agro 100. Seu faturamento foi na ordem de R$ 22 bilhões em 2022. São mais de 240 tipos de cortes de frango exportados para mais de 150 países, além de diversos estados brasileiros.
Desafios
Para estar entre as maiores exportadoras brasileiras é preciso atender às exigências que o mercado internacional requer, como os certificados de qualidade e segurança alimentar. O desafio, portanto, é produzir de uma forma competitiva e com a qualidade necessária.
Nesse sentido, desde sua origem, a C.Vale tem a excelência de seus produtos como missão institucional. Segundo o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, “quando você oferece um produto de qualidade, você consegue se diferenciar” – ainda mais em um mercado de grandes concorrentes.
“A questão é simples: se o cliente quer um produto com uma determinada característica, você vai lá e faz exatamente o que ele quer”, complementa Lang.
Há o desafio, ainda, de operar de forma alinhada com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social, tão necessárias nos dias atuais. Produzir competitivamente requer estar em harmonia com o uso racional dos recursos naturais, além de gerar benefícios econômicos e sociais.
Soluções
Para conquistar sua fatia no mercado externo, a C.Vale investiu em tecnologia capaz de prover o nível de qualidade exigido pelos seus clientes. A cooperativa foi a primeira no Brasil a produzir, em escala comercial, em aviários com climatização, o que possibilitou carne de melhor qualidade.
Segundo Alfredo Lang, adotar tecnologias modernas, como o pioneirismo no uso da climatização dos aviários, permitiu a C.Vale estar à frente dos concorrentes. “Depois, as demais empresas também passaram a utilizar essa tecnologia. Mas aí já tínhamos conquistado uma fatia do mercado”, disse.
Além disso, a C.Vale opera através de uma exigente Política da Qualidade e Segurança dos Alimentos, a fim de atender às expectativas sobre seus produtos. Assim, a partir de uma Política bem estabelecida, é possível obter um sistema de melhoria contínua.
Ainda no campo da tecnologia, a C.Vale fornece dados para a rastreabilidade de toda a sua cadeia produtiva. Com um sistema todo informatizado, o objetivo é garantir segurança alimentar aos consumidores de todos os países.
A C.Vale atenta-se, também, às práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Através da sua Política de Sustentabilidade, a cooperativa leva tecnologia aos associados, promove o uso sustentável do solo, da água e do ar, além de viabilizar desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Desenvolvimento
A proposta de ocupar o mercado externo partiu de estudos e planejamento exaustivos. Nesse contexto, a C.Vale procurou conhecer as melhores práticas e o que há de mais moderno em termos de avicultura no mundo, através de visitas à Europa e aos Estados Unidos.
“A qualidade da carne nos garantiu clientela, a atividade se mostrou rentável também para o produtor e tínhamos milho e soja em abundância para produzir com custos menores. Daí o crescimento da produção veio ao natural”, conta o presidente da cooperativa, Alfredo Lang.
A conquista de reconhecimento internacional sobre a qualidade das carnes da C.Vale permitiu a diversificação da carteira de clientes e uma melhor posição na mesa de negociação. Isso porque a diversificação gera lucros maiores, uma vez que o mercado de alto padrão remunera melhor o produto.
“Nós gostamos de clientes exigentes porque eles nos estimulam a oferecer produto de um padrão elevado e pagam mais por isso”, complementa Lang.
Resultados
Segundo dados da cooperativa, a C.Vale fechou 2022 com um faturamento de mais de R$ 22 bilhões. A C.Vale ocupa, no mais, a posição de 18ª maior empresa do agronegócio brasileiro, segundo a Forbes Agro 100. Confira, então, alguns números:
- Produção total recebida: 4,2 milhões de toneladas
- Número de associados:216
- Número de funcionários:668
- Faturamento: R$ 22.693 bilhões (30% disso é gerado pelas exportações)
Conforme aponta o Relatório Anual de 2022, a C.Vale destinou 67,10% da carne de frango produzida a 42 países. Entre os principais destinos estão China, Hong Kong, Filipinas, África do Sul, México, Coreia do Sul e Reino Unido.
Na categoria de termoprocessados, 66,13% da produção foi destinado à exportação. Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Holanda e Filipinas foram os maiores importadores.
Para 2023, ano em que a C.Vale completará 60 anos, a cooperativa espera ampliar sua competitividade através de um investimento na ordem de R$ 1 bilhão.
Aprendizados
- Prezar pela alta qualidade do produto garante clientela.
- Inovar e investir em tecnologia de ponta pode fazê-lo sair à frente dos concorrentes.
- O mercado externo possibilita diversificar a carteira de clientes e oferece melhores rendimentos.