Mercado Nacional

Quais as principais oportunidades associadas a eventos de promoção comercial no Brasil
Você já foi a eventos direcionados para profissionais de uma área específica? Se sim, já deve ter notado que as grandes organizações demarcam sua presença no mercado através da participação nestes encontros.
Mas quais são as principais oportunidades presentes em eventos de promoção comercial? Conheça os pontos positivos e saiba como se preparar para frequentá-los. Boa leitura!
O que são eventos de promoção comercial
Antes de avançarmos nas oportunidades e benefícios atrelados aos eventos de promoção comercial, é importante estabelecer o que são esses eventos e quais ocasiões se enquadram nesse conceito.
A definição é bem simples: eventos de promoção comercial são encontros com o intuito de estimular o comércio e fornecer uma plataforma para marcas de um determinado setor.
Há diversos formatos de eventos de promoção comercial. Entre os mais destacados, estão as feiras, as exposições, os eventos promocionais – onde marcas criam experiências para atrair engajamento –, missões comerciais e rodadas de negócios – encontros estratégicos entre organizações para estabelecer parcerias comerciais.
Tendo em vista sua relevância para os negócios, os principais eventos de promoção comercial são bem documentados e disponíveis para acesso ao público. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) possui um calendário com os principais encontros em território nacional e internacional, contemplando diversos ramos econômicos. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) possui um calendário de feiras internacionais voltado para o agronegócio.
Por que participar dos eventos de promoção comercial
A participação em eventos de promoção comercial pode gerar diversos benefícios para uma cooperativa. Conheça a seguir por que esses encontros têm potencial para impulsionar o crescimento e gerar resultados para a organização.
Expandir seu mercado
Conquistar novos clientes é, provavelmente, o principal benefício que sua cooperativa pode encontrar em qualquer evento de promoção comercial. Realizar vendas é uma atividade essencial que não necessariamente precisa de encontros especiais para ocorrer. Esse tipo de ocasião, no entanto, possui algumas características singulares que podem ser aproveitadas na hora de fechar negócios.
Levar sua marca a eventos de promoção comercial possibilita que ela aumente sua capilaridade. Feiras e exposições atraem turistas, pessoas e negócios de regiões onde sua cooperativa talvez não seja forte. Gerar uma boa impressão nesses públicos te deixa um passo mais perto de entrar em novos mercados nacionais ou internacionais.
Outro aspecto positivo dos eventos é a oportunidade de falar diretamente com leads valiosos no mercado. Os representantes enviados por organizações são profissionais com poder decisório ou, pelo menos, têm voz para influenciar escolhas de compra. Esses contatos nem sempre são alcançados por estratégias tradicionais de venda.
Nenhum negócio é concretizado se o cliente não visualizar quais benefícios terá ao adquirir determinado produto ou serviço. Os eventos de promoção comercial são uma ótima ocasião nesse sentido. Aproveite o momento para mostrar na prática o que sua cooperativa tem de especial e como ela pode subvencionar o cliente.
Fortalecer a marca
Toda grande organização precisa de uma marca forte, capaz de se comunicar com seu público. O marketing nos ensina que, mais do que venderem produtos ou serviços em larga escala, as marcas de sucesso têm posicionamento, propósito e consistência. Sua participação em eventos de promoção comercial precisa carregar a imagem construída da organização.
Comparecer a uma feira ou elaborar um evento promocional é uma forma de dialogar com novos clientes em potencial. Pessoas que não foram atingidas pelas estratégias de comunicação da cooperativa ou que não se engajaram a partir delas terão a oportunidade de conhecer a marca através de uma nova perspectiva.
É justamente por isso que deve-se investir na construção de uma experiência que diferencie a marca em relação às demais. No contexto atual, o consumo está altamente atrelado à experiência. Proporcionar um momento interativo, sensorial e único é uma ótima forma de gerar valor e criar vínculos.
Uma boa experiência pode transformar clientes em “embaixadores” da marca. Uma pessoa satisfeita tende a praticar o marketing boca a boca, especialmente em ambientes dedicados à promoção comercial. Outro ponto importante é a geração de mídia espontânea. Um conceito em voga no ramo publicitário é a criação de ambientes “instagramáveis”, propícios para fotos e vídeos que podem circular nas redes sociais.
Todos esses pontos mostram como levar sua cooperativa a um evento de promoção comercial é uma ótima decisão para a comunicação e o fortalecimento da marca. E, melhor de tudo, essas estratégias podem alcançar clientes em outros países, contribuindo para a internacionalização da marca sem que sejam necessários grandes investimentos em marketing específico para o exterior.
Networking: construindo uma rede de contatos
Provavelmente você já ouviu falar de networking, termo em inglês popular no mercado para se referir à construção de uma rede de contatos. E uma das melhores ocasiões para ampliar a gama de contatos é justamente em eventos de promoção comercial.
Criar conexões é necessário para qualquer cooperativa, independentemente de segmento. Conhecer talentos e organizações do ramo ajuda a estabelecer um panorama do mercado. Eventos de promoção comercial reúnem profissionais de destaque e grandes organizações, sendo uma ótima fonte para troca de experiências.
Participar de eventos também é uma forma de alçar o nome da sua cooperativa no mercado. Caso a associação seja nova no segmento ou almeje expandir suas vendas, aproveitar oportunidades para aumentar a visibilidade da marca é essencial. Seu nome passará a ser mais conhecido e visto com credibilidade.
O networking visa a colaboração entre profissionais ou organizações. Portanto, quem deseja expandir sua rede deve se colocar à disposição para ajudar, sem um interesse predeterminado. É a partir da construção de relações genuínas que os contatos se convertem em algo maior, que pode culminar em transações comerciais.
Oportunidade para aprender
Claro que fechar negócios é um desfecho desejável para qualquer participação em um evento de promoção comercial. Este não precisa, no entanto, ser o único objetivo motivador para marcar presença. As ocasiões também são um espaço para aprender e experimentar.
Caso sua cooperativa ainda não possua o hábito de expor o trabalho em grandes eventos frequentemente, a visita pode ser uma forma de aprender com a concorrência, entender o comportamento dos clientes e se preparar para uma presença mais ambiciosa no futuro.
A montagem de um espaço planejado pela cooperativa e visitado pelo público especializado fornece um ótimo “laboratório”. Eventos são uma oportunidade para testar novos produtos e serviços, aplicar ideias de campanhas e obter feedbacks. Dados e informações baseados nessas interações podem ser uma importante base para planejar ações futuras e participações em novos eventos.
Conclusão: o potencial dos eventos de promoção comercial
Seja para fortalecer a marca, construir relações, adquirir conhecimento ou fechar vendas, ficou claro por que participar de eventos de promoção comercial é um ótimo negócio para a sua cooperativa! Então não perca tempo e passe a incluir essas oportunidades em seu planejamento.
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