Mercado Nacional
Gestão mercadológica: a importância de saber se posicionar no mercado
Saber se posicionar no mercado e tomar atitudes baseadas no cenário que está inserido é essencial para o crescimento de um empreendimento. Nesse contexto, a gestão mercadológica torna-se uma grande aliada para todas as cooperativas.
A gestão mercadológica nada mais é que um conjunto de estratégias que planeja, executa e controla o relacionamento de uma cooperativa com o mercado. Para isso, esse gerenciamento coleta e analisa informações do meio em que a organização está inserida. Aqui entram aspectos sociais, políticos, econômicos, geográficos, ambientais e quaisquer outros que tenham influência no desempenho do negócio.
Dada a importância da gestão mercadológica, o Sistema OCB a incluiu como um dos pilares do Diagnóstico de Negócios do NegóciosCoop. Neste artigo, vamos apresentar os benefícios e estratégias para aplicar o gerenciamento de mercado na sua cooperativa. Aproveite a leitura!
Mercado como quinto pilar do Diagnóstico de Negócios
Como visto, as ações dentro do mercado devem ser tomadas a partir da análise de cada negócio, buscando sempre fortalecer a cooperativa por meio da identificação de oportunidades locais, nacionais e internacionais existentes a médio e longo prazo. A falta desse olhar sistêmico é o que muitas vezes compromete o desenvolvimento das organizações.
Oportunidades e desafios comerciais
Muitas cooperativas adotam uma postura reativa diante das mudanças e movimentações do mercado, ação que impacta diretamente no seu desempenho financeiro e consolidação como marca. Nesse contexto, saber reconhecer as oportunidades e desafios comerciais, sempre buscando estratégias que entreguem o máximo de rentabilidade, é essencial para o desenvolvimento da organização.
Dessa maneira, as cooperativas ficam cientes e conseguem cumprir demandas mais atrativas para seus clientes, favorecendo a expansão do negócio. Isso se aplica principalmente para as organizações que atuam no mercado privado. Porém, as coops que participam das compras públicas também têm a ganhar com a gestão mercadológica.
Diversas organizações criam certa dependência dos mercados públicos e de operações subestimadas com intermediários, devido à garantia a meios mais acessíveis de comercialização. A postura reativa de muitas cooperativas perante o mercado dificulta, portanto, a consolidação e a sustentabilidade da operação.
Diante disso, incentivar maior independência e rentabilidade a esses negócios com o gerenciamento de mercado é extremamente positivo para tornar as cooperativas mais competitivas.
Marketing como norte da gestão mercadológica
No contexto da gestão mercadológica, o marketing atua como um mapa, que traça e guia os próximos passos da organização. Por isso, ter um planejamento de marketing é imprescindível, especialmente para cooperativas.
Marketing e cooperativismo: cooperativas, cooperados e demais clientes
Além de reunir estratégias para agregar valor a um determinado produto ou serviço, o marketing pode ser visto como um canal entre a cooperativa, o cooperado e os clientes. Um plano de marketing que foca no público-alvo pode criar uma percepção de maior relevância do produto e torná-lo mais atrativo.
Dessa forma, a cooperativa precisa incentivar o engajamento e a comunicação com o consumidor – ou seja, aplicar estratégias de marketing para colocar os cooperados e clientes no centro do planejamento.
Diante do modelo democrático do cooperativismo, o marketing pode explorar esse diferencial em relação à concorrência, levando ao cooperado produtos e serviços que sejam realmente relevantes a ele – e o fidelizando à coop. O intuito é entender sua realidade e apresentar uma solução que parece única.
As táticas de marketing devem ser adotadas pela cooperativa como um todo, como parte da cultura organizacional. Além disso, elas precisam estar presentes na mentalidade e nas práticas de todos os membros da organização. Só dessa maneira os cooperados e clientes serão totalmente priorizados.
Plano e administração do marketing nas cooperativas
Um bom planejamento de marketing se baseia em dois pilares: o marketing estratégico e o operacional. Enquanto o estratégico se preocupa com decisões a longo prazo, como análise e posicionamento no mercado, o operacional foca em transformar as estratégias em ações, com gestão de orçamento e definição de cronogramas.
Dentre esses pilares, existem algumas táticas que podem contribuir para a criação de um plano de marketing eficiente. Primeiramente, deve-se identificar os objetivos pretendidos e os meios necessários para introduzir o produto ou serviço no mercado. Após a fase de análise, entra em jogo a adaptação e ativação da estratégia.
Nesse momento, a gestão da equipe responsável pelo projeto e da estrutura corporativa é essencial para um resultado satisfatório. Vale ressaltar que além dos recursos disponíveis para execução da campanha, criar um ambiente de trabalho positivo também impacta em boas entregas. No contexto do cotidiano da cooperativa, é fundamental se atentar às técnicas de marketing focadas em valor agregado, marcas, comunicação interna e externa, serviços aos clientes e vendas.
Por fim, o momento que sucede o fim do projeto também merece atenção. A avaliação da estratégia utilizada qualifica o controle financeiro, a competitividade de custos e a qualidade final, além de levar em conta a opinião de clientes e cooperados, por meio de pesquisas de satisfação.
Como implementar a gestão mercadológica
Além das estratégias de marketing, existem outras táticas para orientar a tomada de decisões. A fim de obter um crescimento ordenado do negócio e otimizar procedimentos e recursos, as cooperativas devem se atentar a alguns procedimentos chave para alcançar seu desenvolvimento máximo.
A importância de estudos de mercado
Os estudos de mercado vão além da simples coleta de dados. Por meio de pesquisas, a cooperativa é capaz de reconhecer o ambiente de mercado, as tendências emergentes e a posição dos concorrentes.
Além disso, estudos de mercado são essenciais para adotar o posicionamento de colocar o cooperado e cliente como centro das prioridades. Somente a partir das pesquisas a organização consegue entender com eficácia as queixas e necessidades do consumidor, além de aprender sobre seu comportamento em constante evolução.
Implemente estratégias de inteligência de mercado
Com os dados coletados nos estudos de mercado, é possível traçar estratégias de inteligência de mercado. Isso porque a riqueza dessas informações resulta em insights preciosos para o desenvolvimento do negócio.
As respostas obtidas dão cada vez mais clareza sobre o público-alvo da organização. Com a possibilidade de interpretar o comportamento das pessoas de forma aprofundada, fica mais fácil conquistá-las e convertê-las em clientes.
Ações de modernização e valorização de marca
O posicionamento de mercado é crucial para fidelizar o consumidor. De nada adianta colocar o cooperado ou cliente como prioridade e coletar dados sobre eles para conhecê-los melhor se a marca da cooperativa não se destaca para eles.
A percepção que o público-alvo tem da organização é decisiva na hora de escolher um produto ou serviço. Por isso, táticas de modernização e valorização da marca são tão importantes para criar uma imagem mental positiva da cooperativa e do que ela oferece.
Essa percepção é formada a partir da combinação bem planejada de elementos como produto, preço, distribuição e promoção. Um posicionamento de marca constantemente atualizado e eficaz diante das tendências é o que permite que as organizações diferenciem suas ofertas em um mercado tão competitivo.
Conclusão
A gestão mercadológica é parte essencial do progresso de uma organização. Saber se movimentar no mercado permite um planejamento mais assertivo e eficiente visando as metas e o desempenho da cooperativa. Com base na importância de um bom gerenciamento de mercado, a CapacitaCoop desenvolveu o curso Fundamentos de Marketing para Cooperativas, com as principais estratégias para o desenvolvimento de um planejamento eficiente.
Além do curso, você pode conferir os outros posts da série sobre os cinco pilares citados no Manual do Diagnóstico de Negócios. Esse foi o último artigo da sequência, mas conferindo os materiais no blog você também fica por dentro de táticas de organização social para empreendimento, produção, gestão e agregação de valor!