A primeira etapa para melhorar a competitividade e aprimorar o jeito de uma cooperativa fazer negócios é diagnosticar a maturidade da cooperativa, entender suas forças e fraquezas e as oportunidades de negócios. No entanto, para as cooperativas, há algo antes disso: entender a organização social e o poder da coletividade.

Compreender a organização social como um pilar fundamental do diagnóstico de negócios cooperativista contribui para a construção de uma abordagem capaz de potencializar os negócios e a gestão das cooperativas.

Diante disso, o Programa NegóciosCoop Mercado Nacional desenvolvido pelo Sistema OCB entende a organização social da cooperativa como um pilar indispensável para a compreensão e a organização dos negócios cooperativistas. Fazer bons negócios sem perder de vista a essência e os valores do cooperativismo faz toda a diferença e pode até mesmo resultar em vantagem competitiva.

Neste artigo, portanto, iremos entender a importância de conhecer a organização social da cooperativa no contexto do Programa NegóciosCoop Mercado Nacional, compreender o poder da coletividade como essência do cooperativismo e conferir quais são os perfis desejados para a liderança durante esse processo. Aproveite a leitura!

A organização social das cooperativas

O Diagnóstico de Negócios do Sistema OCB tem o desafio de adotar abordagens estruturantes, abrangentes e duradouras levando em conta o modelo de negócios cooperativista. Com base nisso, a metodologia avalia desde a organização estrutural, até o acesso a novos mercados, sem deixar de passar por outros elementos de agregação de valor, gestão e produção.

A base de sustentação dessa metodologia é, justamente, a organização social para o empreendimento, que se concentra no relacionamento humano, assim como em todas as interações e conexões geradas pela cooperativa ao longo do tempo.

Esse, afinal, é o maior potencial competitivo que uma cooperativa pode ter: os diferenciais de ser um empreendimento coletivo. Quanto mais harmonia houver no relacionamento entre as pessoas que fazem parte de uma cooperativa, mais afinada e efetiva será sua estratégia de negócios e, consequentemente, melhores serão os resultados.

Ou seja: a organização social é o principal alicerce para viabilizar o sucesso do negócio e construir uma cooperativa capaz de competir e se diferenciar da concorrência. É por isso que a conscientização dos cooperados sobre seus papéis se torna tão necessária.

Por que é importante entender a organização social da cooperativa

Entender a organização social da cooperativa cumpre um papel central para fortalecer a governança cooperativista do negócio. Com isso, a cooperativa consegue fortalecer uma série de elementos como:

  • Gestão de relacionamento e informações.
  • Formação de grupos de trabalho.
  • Fidelização dos cooperados.
  • Iniciativas de equidade de gênero.
  • Promoção do protagonismo jovem.
  • Integração de famílias cooperativistas.
  • Interesse pela comunidade.

A partir disso, a ideia é elaborar um trabalho contínuo de valorização dos cooperados, agregação de valor, verticalização da cadeia produtiva, inovação, sucessão e adesão às novas tecnologias. Todos esses são elementos que contribuem para que a cooperativa se posicione bem no mercado e consiga fechar bons negócios.

O poder da coletividade e a essência do cooperativismo

Nesta etapa inicial do diagnóstico de negócios, o objetivo é conscientizar as cooperativas sobre o poder da coletividade por meio da ideia de que, quanto melhor for a organização interna, a divisão de tarefas, a execução dos processos e a integridade dos relacionamentos, mais forte é a cooperativa como um todo.

E uma cooperativa forte, portanto, encontra condições melhores para comercializar seus produtos, mesmo em ambientes de negócio concorridos. A coletividade é o caminho para que as cooperativas sigam suas jornadas rumo à competitividade e aos bons resultados comerciais.

Só que, para isso, é preciso resgatar a essência do cooperativismo e sublinhar suas diferenças em relação aos outros modelos de negócio. Não devemos esquecer que as cooperativas, além da atuação comercial, também têm uma missão de desenvolvimento social das comunidades. Isto é: transformar o mundo ao redor através da atividade econômica.

Mapeamento dos perfis das lideranças e atributos desejados pelo programa

A fim de que esse processo de mapeamento da organização social seja efetivo, deve haver um mapeamento dos perfis de liderança no quadro social da cooperativa para definir as pessoas responsáveis por coordenar e dar apoio às ações propostas pelo Programa NegóciosCoop Mercado Nacional. Essa é a maneira de garantir que as atividades sejam executadas corretamente.

Nesse sentido, estudos sobre os líderes cooperativistas indicam que a existência de dois perfis mais comumente encontrados, que são:

Para atuar no Programa NegóciosCoop Mercado Nacional, o líder desempenha o papel de facilitador da aprendizagem. Diante disso, esse papel precisa ser ocupado por alguém capaz de criar espaços para a construção coletiva de ideias, engajar pessoas, fomentar debates e gerar conhecimento, de forma a ampliar o potencial do grupo em torno de um objetivo em comum.

Dessa forma, há uma série de atributos desejados que constituem o perfil mais adequado às exigências e atividades do Programa. São elas, então:

  • Comunicação assertiva.
  • Escuta ativa.
  • Liderança.
  • Gerenciamento de conflitos.
  • Estabelecimento de confiança.
  • Pensamento crítico.
  • Atitude positiva.

Cooperativa como fim e como meio

Compreender a organização social da cooperativa e o poder da coletividade auxilia, ainda, que os cooperados enxerguem a coop como um meio, e não como um fim em si. Em muitos casos, os associados têm uma visão limitada sobre o papel do negócio cooperativista.

Nessa seara, eles encaram a cooperativa apenas como um meio, um canal de comercialização de seus produtos e serviços. Muita gente não entende a importância do propósito, deveres e direitos de uma organização cooperativa.

Devido à falta de consciência coletiva, a cooperativa acaba sendo vista como um fim, um mero objetivo final para vender, em vez de compreendê-la como um meio para alcançar mais longe do que apenas oportunidades de mercado.

Nesse cenário, a cooperativa pode oferecer perspectivas de modernização, diversificação da produção, aumento da eficiência e produtividade através de ações e serviços coletivos que ela proporciona.

A agenda essencial do pilar de organização social da cooperativa

Posto tudo isso, a agenda essencial do primeiro pilar do Programa NegóciosCoop Mercado Nacional se organiza com a seguinte estrutura:

Sobre o Diagnóstico de Negócios

Elaborado com base em metodologias reconhecidas de mercado, o Diagnóstico de Negócios, faz parte do Programa NegóciosCoop Mercado Nacional. A finalidade da solução é proporcionar orientações no levantamento de melhorias no posicionamento de mercado das cooperativas.

O mapeamento ocorre considerando 5 aspectos: organização social, produção, gestão, agregação de valor e verticalização de cadeia e mercado.

O resultado do Diagnóstico funciona como insumo para a elaboração de um plano de ação. A cooperativa participante recebe, então, uma devolutiva com fatores que demandam atenção e indicações de soluções para lidar com suas maiores deficiências.

Etapas do Diagnóstico de Negócios

A solução conta com o acompanhamento dos especialistas do Sistema OCB e disponibiliza ferramentas de gestão consolidadas. Participativa e dinâmica, a metodologia do Diagnóstico de Negócios também contribui para que lideranças e cooperados desenvolvam habilidades para analisar a situação, as dificuldades e as oportunidades de negócios da cooperativa.

A aplicação do Diagnóstico de Negócios ocorre através de uma avaliação presencial, imersiva e participativa, em 7 etapas:

  1. Imersão inicial e pesquisa prática.
  2. Matriz PODA.
  3. Quadro de dores e amores.
  4. Análise de deficiências.
  5. Diagrama de árvore dos 5 porquês.
  6. Resposta ao questionário.
  7. Devolutiva e proposição do plano de ação.

Conclusão

Este é o primeiro artigo de uma série sobre os cinco pilares que sustentam o Diagnóstico de Negócios! Fique de olho para os próximos artigos explorando produção, gestão, agregação de valor e mercado!

No momento, o Diagnóstico de Negócios do NegóciosCoop está em fase piloto com a participação de pequenas cooperativas que atuam com agricultura familiar e artesanato. Se a sua cooperativa se interessou pela solução, entre em contato com a sua Organização Estadual da OCB e acompanhe as novidades!