A competitividade é o grande desafio para o cooperativismo na nova economia. Nesse sentido, a gestão tem um papel fundamental de potencializar os negócios com planejamento e inovação. Para tanto, uma série de ferramentas de gestão se apresentam como grandes aliadas dessa jornada.

É verdade que não existe uma fórmula mágica ou um segredo para ter sucesso. Mas existem diversas técnicas que podem ser usadas para aumentar as chances de crescimento das cooperativas. Muitas delas são voltadas ao alinhamento de ideias, metas e padrões, sempre com o intuito de criar um fluxo de trabalho fluido e eficiente.

Neste artigo, portanto, iremos apresentar ferramentas de gestão para enriquecer o planejamento e a tomada de decisão, tornando as cooperativas mais competitivas. Boa leitura!

Por que as ferramentas de gestão são importantes para as cooperativas?

Em um ambiente de negócios dinâmico, as coisas mudam o tempo todo. Com tantas coisas acontecendo, é comum que as informações se percam e que o desempenho seja comprometido.

As ferramentas de gestão surgem para driblar essa dificuldade, entregando soluções práticas que evidenciam pontos de melhoria e automatizam muitas das tarefas que não demandam o cuidado do olhar humano.

Diante desse cenário, o NegóciosCoop separou nove ferramentas de gestão que farão a diferença no dia a dia das cooperativas. Confira a lista a seguir!

1. Plano de Negócios

É praticamente impossível pensar em um empreendimento que conseguiu se desenvolver sem um plano de negócios sólido. Afinal, essa é a base para qualquer tipo de projeto, seja ele do ramo cooperativista ou não.

Esse documento envolve metas, estratégias e qualquer outro recurso que seja interessante para as conquistas que você pretende ter. A partir disso, será desenvolvido o plano de ação. Se for feito corretamente, ele deve incluir alternativas sustentáveis e promissoras de evolução do seu negócio no mercado.

Em nosso e-book, ensinamos como elaborar um plano de negócios. Nele, você vai ver o passo a passo para ter ótimos resultados ainda nas primeiras tentativas.

2. Radar de Financiamento

A busca por financiamentos faz parte da pauta diária de diversas cooperativas. Mas para consegui-los, é necessário saber exatamente onde procurá-los e como apresentar o seu negócio.

Foi nesse contexto que o Sistema OCB desenvolveu o Radar de Financiamento. Trata-se de uma ferramenta que monitora diversas fontes disponíveis e separa as melhores opções para cada segmento.

A plataforma reúne diversas oportunidades para que as cooperativas obtenham recursos para suas iniciativas de inovação e sustentabilidade. O Radar do Financiamento está disponível no site de inovação do Sistema OCB, o InovaCoop, que também preparou um guia prático ensinando a usá-lo.

3. Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

Essa ferramenta de gestão impacta diretamente as diretrizes e as boas práticas de uma cooperativa. Elementos como a governança, a estratégia, os processos internos e os resultados são avaliados e lapidados para que as próximas decisões possam ser tomadas com mais consistência.

Com isso, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) proporciona caminhos para que líderes consigam alcançar os requisitos do mercado competitivo de hoje em dia, mas, ao mesmo tempo, também seja condizente com os princípios e fundamentos do cooperativismo.

Pensando em desmistificar esse tema e torná-lo mais acessível, o InovaCoop produziu um material mostrando como implantar o PDGC e melhorar a governança e a gestão da sua cooperativa.

Nele você aprenderá a fazer diagnósticos mais assertivos no que diz respeito aos pilares de gestão e governança. Também vai descobrir como criar uma estrutura baseada em ciclos anuais, o que promove uma onda contínua de aprimoramento.

4. Sistema Desempenho: benchmarking para cooperativas

O benchmarking é uma avaliação que captura quais práticas estão sendo feitas com mais efetividade em diversas empresas de um segmento para interpretar quais estratégias são mais interessantes.

Diferentemente de uma pesquisa de concorrência, o objetivo não é necessariamente a competição, mas sim o aprendizado. Ao invés de copiar outras cooperativas ou tentar sair na frente delas, a intenção é criar uma rede de compartilhamento para beneficiar o consumidor final e os colaboradores.

Esse é o mecanismo por trás do Sistema Desempenho, o Programa de Desenvolvimento Econômico Financeiro. Trata-se de uma plataforma de cadastro de dados de benchmarking realizado pelo Sistema OCB especificamente para as cooperativas brasileiras.

Nele você encontra dados que não conseguiria acessar de outra forma, como balanços contábeis, financeiros e sociais: tudo fornecido por cooperativas participantes que optaram por trocar informações. Basicamente, ao invés de se limitar ao que sua a sua cooperativa aprendeu durante um ano, você pode também absorver os ensinamentos de outras em uma grande intercooperação.

5. Metodologias Ágeis

Para muitos líderes, essa é a realidade: até que haja uma adaptação na cooperativa, o cenário já se transformou outras dezenas de vezes e o esforço parece ter sido perdido no meio do caminho. É aí, então, ter ferramentas de gestão dinâmicas faz a diferença.

As metodologias ágeis trazem flexibilidade e foco para os valores dos cooperados, ensinando técnicas que inserem a cultura de melhoria no dia a dia de uma marca. Além disso, também são ótimas para aumentar a produtividade. Algumas delas são:

  • Kanban: é uma ferramenta que foca na organização visual dos processos por meio de cartões e colunas. Cada cartão é uma tarefa e as colunas são as fases de desenvolvimento. Conforme o projeto avança, o cartão caminha pelas colunas até a conclusão.
  • Scrum: criada para otimizar o desenvolvimento de software, essa ferramenta de gestão de projetos foi adotada por diversas outras áreas com o tempo. Essa metodologia possibilita ajustes de rota com rapidez, permitindo que problemas complexos sejam solucionados com flexibilidade.
  • OKR: a sigla significa Objectives and Key Results – isto é: objetivos e resultados-chave. A ideia é estabelecer metas e indicar quais são os resultados que indicam o cumprimento dessas metas.
  • Lean startup: visa potencializar a chance de uma ideia dar certo com agilidade e eficiência por meio de um conjunto de métodos e boas práticas. Essa ferramenta de gestão propõe que a inovação contínua é o resultado de um processo bem executado, e não somente fruto de uma grande ideia.

6. 5W2H

A 5W2H é, com certeza, uma das principais opções de ferramentas de gestão, se diferenciando pelo perfil excelente para o formato de cooperativismo. Ela consiste em convidar o líder a se fazer as seguintes perguntas:

  • What: o que será feito?
  • Why: por que será feito?
  • Where: onde será feito?
  • When: quando será feito?
  • Who: quem fará?
  • How: como será feito?
  • How Much: quanto custará?

Parece simples, mas a eficiência do sistema 5W2H é realmente impressionante. Com ele, a ideia é que todos os temas debatidos sejam esclarecidos sem a necessidade de conversas longas e sem deixar brechas.

7. Ferramentas de Gestão de Dados

Discretos e invisíveis, mas extremamente valiosos para uma cooperativa: assim são os dados. Em um tempo em que as informações são capazes de contribuir significativamente na tomada de decisões de líderes, é essencial saber ler padrões e tendências para criar estratégias orientadas por dados.

Existem centenas de formas de trabalhar com isso, e escolher a melhor depende de uma visão clara de objetivos e interesses. Mas para ajudar, confira o nosso artigo dedicado às principais ferramentas de gestão de dados.

8. ISO 56002: Diretrizes de Gestão da Inovação

Existem muitas teorias sobre como a inovação exige liberdade para acontecer. No entanto, certos padrões existem para ajudá-la a se tornar real. A norma ISO 56002 é uma delas, já que oferece orientações para que os processos implementados sejam mais efetivos e consigam, de fato, cumprir com o propósito de geração de soluções.

Se você está sem tempo para ler sobre ela, não se preocupe: o Guia Prático ISO 56002: Diretrizes para gestão da inovação, do InovaCoop, oferece um resumo muito interessante sobre o tema, trazendo os principais pontos de atenção para quem busca por ferramentas de gestão com bons resultados.

9. Business Model Canvas

O sistema mais visual, claro e lúdico da nossa lista. Com o Business Model Canvas, você vai poder categorizar clientes por segmentos, propostas de valor, canais de distribuições, relacionamentos, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias e estruturas de custo.

Visto como um coringa da gestão, ele é indicado para quem precisa ter uma visão ampla e acessível de como está acontecendo o fluxo de trabalho, apontando possíveis falhas de andamento e espaços que podem ser mais bem trabalhados.

O que todas essas ferramentas de gestão têm em comum?

A capacidade de trazer flexibilidade para todas as cooperativas: esse é o grande diferencial que vem sendo buscado por líderes que lutam pelo crescimento. Apesar de ser uma modalidade com séculos de história, o cooperativismo vem mostrando que pode ser um pioneiro da mudança.

No entanto, é preciso conhecer os caminhos certos para isso. A ideia da nossa lista é justamente facilitar o acesso aos recursos que vão simplificar, organizar e otimizar a rotina de trabalho, gerando mais produtividade e bem-estar aos envolvidos.

E já que você se interessa pelo tema de ferramentas de gestão, dê também uma olhada no nosso e-book Competitividade: como tornar sua cooperativa competitiva!