Potencializar o sucesso de negócios não é uma tarefa nada fácil, visto que lidamos diariamente com um mercado repleto de empreendimentos. No entanto, é possível triunfar com algumas mudanças e obter ganho de escala.

A produção é um pilar essencial para o crescimento dos negócios das cooperativas. Para a transformação acontecer de maneira inclusiva, envolvendo os cooperados e a comunidade, as organizações precisam se atentar às necessidades e desafios.

Diante dessa urgência, o Sistema OCB entendeu que as cooperativas, assim como qualquer outro empreendimento, não podem esquecer da importância da etapa de produção.

O Programa NegóciosCoop, conduzido pelo Sistema OCB, ainda evidencia a relevância da produção na cooperativa para a organização do quadro social. Afinal, as organizações precisam manter os princípios cooperativistas à frente de todas as ações.

Fazer sucesso, portanto, não depende apenas de mudanças pontuais no dia a dia dos negócios, e, sim, de transformações constantes e integradas a outros setores. Uma opção capaz de potencializar a produção e, consequentemente, alavancar a cooperativa é o ganho de escala. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o conceito de ganho de escala, seus benefícios, e como integrá-lo em sua cooperativa.

O que é ganho de escala de produção

Ganho de escala é um conceito criado com o intuito de maximizar a produção e reduzir os custos, em especial o custo médio do que está sendo produzido. O objetivo principal, portanto, é otimizar o trabalho e aumentar a rentabilidade.

A partir de mudanças organizacionais e de planejamento na produção, a cooperativa observa melhorias na produtividade dos colaboradores e cooperados. Com a otimização do trabalho de maneira ética e saudável, o ganho de escala fica nítido, fomentando também o aumento da capacidade de investimento.

Tipos de economia de escala

A economia de escala é dividida em quatro tipos: interna, externa, real e pecuniária. Cada uma apresenta particularidades, sendo influenciadas por inúmeros fatores.

  • Escala interna: segue os princípios do conceito de ganho de escala independentemente de fatores externos. Todavia, para que esse resultado seja alcançado, a cooperativa deve manter a organização da produção, dividindo o trabalho de maneira eficiente. Além disso, o negócio precisa contar com um público consumidor com alto poder de compra.
  • Escala externa: acontece de acordo com mudanças que não provém da organização. Obras públicas e mudanças no mercado são algumas das causas dos ganhos de escala externa que podem afetar sua cooperativa. Sendo assim, mesmo com mudanças na estrutura organizacional e de processo, alterações externas que acontecem independentemente de qualquer esforço contribuem para o ganho de escala do seu negócio.
  • Escala real: acompanha o aumento da produtividade. Mesmo sem aumentos no consumo de matéria-prima, esse tipo de ganho de escala pode alcançar mais clientes e alavancar as vendas. Além disso, a escala real é responsável por diminuir proporcionalmente as despesas.
  • Escala pecuniária: baseada, majoritariamente, no consumo de recursos. Nesse caso, a rentabilidade melhora a partir da redução do consumo de insumos. Esse processo faz com que o processo produtivo fique mais barato, levando a reduções das despesas, de forma a aumentar a margem de receita e possibilitar crescimento na oferta da mercadoria.

Por que ganhar escala?

Para ganhar escala, é fundamental que o produto oferecido pela cooperativa tenha uma demanda constante no mercado, dessa forma, a cooperativa pode aumentar sua capacidade produtiva e até diversificar seus produtos.

Com um produto desejado pelo mercado e por consumidores com alto poder de compra, o ganho de escala é uma ótima alternativa para alavancar o sucesso dos negócios. Isso acontece porque o ganho de escala oferece inúmeras vantagens, como:

  • Aumento da produtividade e eficiência da equipe.
  • Redução de custos de produção e gastos diversos.
  • Maior rentabilidade.
  • Produto com maior qualidade.
  • Preços atrativos e competitivos.

No entanto, para a sua cooperativa poder ganhar escala e ficar mais rentável, é imprescindível organizar e otimizar a produção. Mudar o modo de fazer as coisas pode ser a virada de chave que a sua cooperativa anda buscando.

Como organizar a produção para obter ganho de escala

O primeiro passo para tornar a produção mais organizada e obter ganho de escala é a padronização. Se o foco é produzir em massa para aumentar as vendas, manter a produção em padrões é fundamental.

Mas, não adianta ter um público consumidor com alto poder de compra, um produto consolidado e uma produção padronizada se a equipe não receber nenhum tipo de instruçã ou capacitação. É importante, portanto, investir em treinamentos para evitar falhas e desperdícios.

Já com um time preparado para produzir em massa e aumentar as receitas da cooperativa, é interessante investir na infraestrutura da organização. Novas tecnologias e ferramentas de trabalho mais atuais podem trazer um grande diferencial e, consequentemente, aumentar o ganho de escala.

Outras ações, como analisar o custo marginal, verificar a possibilidade de terceirizar atividades e buscar apoio de especialistas, por exemplo, contribuem para a maior organização da produção com ganho de escala.

Produção: o segundo pilar do Diagnóstico de Negócios

Recurso financeiro, uma equipe sólida e profissionais qualificados não são os únicos ingredientes que compõem a receita do sucesso. Levar uma cooperativa ao auge também requer estudo sobre o escopo geral do negócio, e muito esforço e dedicação.

Foi pensando nisso que o Sistema OCB desenvolveu o Diagnóstico de Negócios, a fim de analisar os empreendimentos cooperativos e buscar soluções que os alavanquem. E o segundo pilar é a produção.

Um exemplo está nas cooperativas de agricultura familiar, que estão participando do programa. Nessas cooperativas, os produtores representam grande parte do quadro social. Por isso, cuidar do pilar de produção é tão importante.

Levando em consideração as características e ambiente de negócios dessas cooperativas, elas precisam lidar com problemas geográficos, de logística e até mesmo de falta de informação. Nesse sentido, a produção sem direcionamento afeta negativamente o negócio. Considerando esses empecilhos, o Diagnóstico de Negócios foca em entender as necessidades das cooperativas e oferecer uma solução condizente, com escuta ativa, diversidade, planejamento e plano de ação.

A ideia é impulsionar a competitividade e contribuir para o sucesso da cooperativa por meio de práticas saudáveis, que trazem ainda mais conhecimento aos cooperados e colaboradores – vantagens que o ganho de escala pode oferecer.

Conclusão

Fica claro que o sucesso do seu negócio depende de vários pilares, mais especificamente, cinco – e este é apenas o segundo!

O primeiro pilar que contribui para o crescimento dos negócios cooperativistas é a organização social. E você pode conferir mais sobre o assunto neste artigo.

Vale lembrar que, no momento, o Diagnóstico de Negócios do NegóciosCoop está em fase piloto e conta apenas com pequenas cooperativas de agricultura familiar e artesanato. Mas, se você se interessou pela solução, não hesite em contatar sua Organização Estadual da OCB e acompanhar as novidades.