Iniciativa busca ampliar oportunidades de mercado para produtos e serviços coop

Vender mais e melhor é um dos objetivos constantes de qualquer empreendedor. Essa realidade não é diferente para as cooperativas e cooperados. E, para oferecer mais oportunidades nesse sentido, o Sistema OCB lançou, durante a Semana de Competitividade Coop 2023, o Programa de Negócios Nacional que vem sendo desenvolvido pela entidade para ampliar as possibilidades de comercialização nos mercados interno e externo.

O Programa tem como principal objetivo apoiar a cooperativa em sua organização interna, para que ela aumente o faturamento, de maneira sustentável e orientada. Essa organização acontece considerando a atuação nos pilares: Organização Social para o Empreendimento, Produção, Gestão, Agregação de valor e verticalização de cadeia e Mercado. Uma vez organizada, a cooperativa estará apta a participar de iniciativas de acesso a mercado nacional como, feiras, missões técnicas e rodadas de negócio.  

A coordenadora de Negócios, Pâmella Jerônimo Lima foi a responsável por fazer o lançamento do programa. Ela explicou que, entre as principais características do programa, está a possibilidade de organizar a cooperativa mercadologicamente para facilitar e permitir o atendimento de novos mercados. “O programa permite a realização de um diagnóstico realmente imersivo. Há uma conexão efetiva com a cooperativa para conhecer suas dores, identificar desafios e montar um plano de ação conjunto”, descreveu.

Ainda segundo Pâmella, o programa oferece um combo de consultorias a serem aplicadas de forma célere e capaz de gerar resultados a curto prazo. “O diagnóstico piloto vem sendo aplicado presencialmente nas cooperativas da região Norte e é perceptível a mudança de pensamento e o despertar para a visão de mercado”, acrescentou. Nesta primeira fase, 45 cooperativas com perfil de agricultura familiar e artesanato estão sendo atendidas e, em 2024, a coordenadora informou que será a vez das cooperativas de outras regiões.