Estudos e Publicações
Para destacar a força das cooperativas brasileiras no mercado internacional, o Sistema OCB lança o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. O documento reúne informações essenciais sobre a oferta e os contatos de cooperativas exportadoras dos ramos agropecuário e do segmento de artesanato.
Comprometidas com as demandas contemporâneas da sociedade, as cooperativas têm no crescimento inclusivo, na sustentabilidade ambiental e social e na gestão democrática os pilares de sua atuação. O modelo cooperativista oferece um diferencial estratégico para a exportação, permitindo que pequenos produtores compartilhem custos, consolidem suas produções e ampliem a participação de agricultores familiares no comércio exterior, gerando impactos positivos nas comunidades locais.
Este catálogo foi desenvolvido a partir de um mapeamento nacional de exportações conduzido pelo Sistema OCB. Com atualizações periódicas, buscamos garantir informações sempre relevantes e conectadas ao mercado global. Caso sua cooperativa deseje integrar este catálogo, procure a representação estadual do Sistema OCB.
To highlight the strength of Brazilian cooperatives in the international market, the OCB System is launching the Brazilian Catalog of Exporting Cooperatives. This publication gathers essential information on the products and contacts of exporting cooperatives in the agricultural sector and the handicraft segment.
Committed to the contemporary demands of society, cooperatives are grounded in inclusive growth, environmental and social sustainability, and democratic management. The cooperative model offers a strategic advantage for exports by enabling small producers to share costs, consolidate their production, and expand the participation of family farmers in international trade, generating positive impacts in local communities.
This catalog was developed based on a national export mapping conducted by the OCB System. With periodic updates, we aim to ensure the information remains relevant and aligned with the global market. If your cooperative would like to be included in this catalog, please contact your state’s OCB representation.
Para destacar la fuerza de las cooperativas brasileñas en el mercado internacional, el Sistema OCB lanzó el Catálogo Brasileño de Cooperativas Exportadoras. El documento reúne datos esenciales sobre la oferta y los contactos de cooperativas exportadoras del sector agropecuário y del sector de artesanías.
Comprometidas con las demandas contemporáneas de la sociedad, las cooperativas utilizan como pilares de su actuación el crecimiento inclusivo, la sostenibilidad ambiental y social y la gestión democrática. El modelo cooperativo ofrece un diferencial estratégico para la exportación, permitiendo que pequeños productores compartan costes, consoliden sus producciones y amplíen la participación de agricultores familiares en el comercio exterior, generando un impacto positivo en las comunidades locales.
Este catálogo se desarrolló a partir de un mapeo nacional de exportaciones realizado por el Sistema OCB. Con actualizaciones periódicas, buscamos garantizar la oferta de datos relevantes y conectados con el mercado global. Si su cooperativa desea formar parte de este catálogo, comuníquese con la representación estatal del Sistema OCB.
O que está acontecendo no mundo? Como isso impacta a sua cooperativa? Quais as principais tendências globais que você precisa ter no radar? As respostas para essas e outras perguntas você vai encontrar no estudo Coop de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo, desenvolvido pelo Sistema OCB em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). O material é estruturado em três partes: forças estruturantes, dinâmicas emergentes e mapeamento econômico dos ramos selecionados. Confira o primeiro bloco cuja finalidade é trazer um levantamento completo sobre as tendências de mercado e os possíveis cenários, além de apresentar as mudanças que já estavam em curso e foram aceleradas em razão da pandemia. Isso dará ainda mais insumos para a tomada de decisões na sua cooperativa.
Baixe agora e confira!
O novo século demandará um estilo de vida baseado em um “health system”, ou seja, um ecossistema saudável que inclui questões de meio ambiente, saúde de solos, plantas, animais e pessoas. Para atender às expectativas dos consumidores, o setor agropecuário deve estabelecer uma abordagem ativista, voltada para resultados e buscar reverter o impacto ambiental causado ao planeta. Por fim, o caminho para que as soluções inteligentes e impactantes se estabeleçam será sustentado pelas inovações tecnológicas. Confira nesse material tendências específicas do ramo agropecuário para que nossas cooperativas continuem se diferenciando frente às outras instituições. Baixe agora e boa leitura!
O setor financeiro promete ter enormes inovações nos próximos anos e é preciso estar preparado. As próximas décadas prometem flutuações econômicas e somada a isso a tecnologia se desenvolve exponencialmente. Organizações que trabalham no setor financeiro e meios de pagamento deverão estar constantemente preparadas para futuros acordos governamentais, mudanças de paradigmas, novas formas de relacionar-se com o cliente e avanços da tecnologia. Para sobreviver a esse novo mundo será preciso agir rápido e não ter receio de mudanças. Confira nesse material tendências específicas do setor financeiro para que nossas cooperativas continuem se diferenciando frente às outras instituições.
Baixe agora e boa leitura!
O futuro do setor de saúde será um mundo longe do sistema atual, que normalmente trata as pessoas somente depois que elas ficam doentes. O foco será em diagnosticar os fatores de risco de uma pessoa para muitos problemas crônicos de saúde, avaliando genética, estilo de vida, fatores ambientais e circunstâncias sociais. Em seguida, os provedores criarão planos de cuidado abrangentes e contarão com o apoio de gerentes de cuidados, parceiros profissionais ou marcas - capazes de fornecer apoio entre consultas médicas e conectar pessoas a serviços locais que as ajudem a viver mais felizes e saudáveis. Confira nessa material tendências específicas do setor de saúde para que nossas cooperativas continuem se diferenciando frente às outras instituições.
Baixe agora e boa leitura!
Alterando fundamentalmente a forma como as pessoas e os produtos são movidos, o setor de transporte está sendo desafiado com o surgimento de novos mercados, aumento populacional em centros urbanos, novos comportamentos das jovens gerações, sem falar das crises climáticas e de sustentabilidade. Em um cenário futuro, a mobilidade será predominantemente porta a porta e sob demanda. Os viajantes terão muitas maneiras limpas, baratas e flexíveis de se locomover. As fronteiras entre transporte privado, compartilhado e público serão cada vez mais interligadas. Conheça tendências específicas do setor de transporte para que nossas cooperativas continuem se diferenciando frente às outras instituições.
Baixe agora e boa leitura!
RELATÓRIO COOPERATIVISMO NA ANUGA SELECT BRAZIL 2025
O QUE A FEIRA ENSINA PARA COOPERATIVAS QUE ATUAM NO MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDASO setor de alimentos e bebidas tem se consolidado como um dos mais dinâmicos da economia, e acompanhar suas transformações é fundamental para garantir competitividade. Entre os dias 8 e 10 de abril, a Anuga Select Brazil 2025 reuniu em São Paulo empresas e organizações nacionais e internacionais, apresentando as principais tendências e oportunidades de negócios do mercado.
O Sistema OCB marcou presença com um estande coletivo que reuniu 12 cooperativas, proporcionando visibilidade, geração de conexões estratégicas e abertura de novos mercados. Mais do que uma feira, a Anuga foi um espaço de aprendizado e prospecção, onde as cooperativas puderam mostrar sua força e seu potencial de inovação.
Quer saber mais sobre como o cooperativismo vem conquistando espaço em grandes eventos do setor e impulsionando negócios?
Acesse agora e confira!
Os adidos agrícolas são profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) alocados no exterior que têm atuação focada na abertura de mercados para produtos agropecuários brasileiros e na atração de investimentos. Essa presença auxilia na consolidação da imagem da Brasil no cenário internacional e facilita a exportação de produtos cooperativistas.
Anualmente é realizado o Encontro Nacional dos Adidos Agrícolas com o objetivo de estreitar relações destes profissionais com o setor privado. O Sistema OCB, nos últimos anos, consolidou sua presença no Encontro como um importante representante dos interesses das cooperativas brasileiras. Em sua 6ª edição, o evento contou com a participação de 40 adidos agrícolas, dos quais 11 foram recentemente designados ao cargo.
A partir das demandas recebidas das cooperativas brasileiras, o Sistema OCB realizou 18 reuniões com adidos agrícolas, levando 40 pleitos de abertura de mercado. As contribuições coletadas durante as reuniões realizadas, além de dados importantes de mercado, estão organizadas nos relatos que compõem este documento.
Baixe agora e boa leitura!
GUIA SOBRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM SAÚDE
O COOP AJUDANDO A SUPERAR OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICAAs cooperativas já mostraram ter capacidade para cuidar da saúde de milhares de pessoas todos os dias, aliando alto padrão de gestão e atendimento. E como a cooperação é a base do nosso modelo de negócio, por que não contribuir para melhoria da saúde pública? Confira nesse guia o que são as Parcerias Público-Privadas e como sua coop pode atuar nessa temática!
Baixe agora e boa leitura!
Quer saber mais sobre oportunidades de negócios e como anda a presença internacional do agronegócio brasileiro em 14 países e na União Europeia? O Relatório é um compilado das conversas entre a OCB e a Ocepar com os representantes do agro mundo afora. É a chance da sua cooperativa conhecer mais sobre as oportunidades de mercado em cada país, ter informações comerciais e esclarecer dúvidas técnicas. Além disso, você vai encontrar informações sobre como expor seu produto em feiras internacionais com as vantagens das nossas parcerias com o MAPA e a APEX Brasil.
Baixa agora e boa leitura!
“Apoio à Intercooperação” é um projeto piloto que materializa uma das diretrizes do Programa Brasil Mais Cooperativo, iniciativa que visa impulsionar estratégias de negócios, aprimorar processos e boas práticas de gestão e governança, além de facilitar e intermediar o contato entre as cooperativas, oferecendo ferramentas para promover o intercâmbio entre elas. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados – DECAM em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA).
Acesse a publicação e confira os resultados desse projeto piloto.