Unium coop

Sobre o case

Frísia, Castrolanda e Capal unem esforços para otimizar a gestão, superar a pandemia e aumentar a exportação.

Ficha técnica

  • Nome da cooperativa: Unium
  • Ramo: Agropecuária
  • Produto: Alimentos derivados de carne suína
  • Localização: Paraná
  • Breve histórico: criada em 2017, a Unium é resultado da união entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. A marca Unium, que representa as três cooperativas, vem proporcionando aumento anual de cerca de 20% no faturamento conjunto das três cooperativas nos segmentos de lácteos, suínos e trigo.
  • Seção: Intercooperação
  • Resumo: Fruto de um projeto de intercooperação entre três cooperativas paranaenses, a Unium transformou o que era concorrência em parceria para otimizar a gestão, impulsionar a exportação e superar dificuldades da pandemia.

Contexto

Até 2017, as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal atuavam nos mercados de leite e derivados lácteos, produção e comercialização de carne de suínos e produção de trigo.

Dessa forma, havia concorrência comercial entre elas em determinadas frentes de atuação. Isto é, as cooperativas competiam entre si em diversos mercados.

Por atuarem de forma isolada, as cooperativas contavam com recursos limitados para investimentos em pesquisa, novas tecnologias e desenvolvimento de mercado. Ou seja, tratava-se de um contexto muito desafiador para se atuar de forma isolada.

Desafios

Um dos motivos para a escassez de recursos eram os custos relacionados a demandas administrativas, de marketing e de logística em cada uma das três cooperativas. A busca por otimizar a gestão e diluir os gastos despontou como um objetivo comum das cooperativas.

Além disso, a pandemia de Covid-19 também causou impactos negativos marcantes nos negócios. O setor alimentício registrou diminuição considerável no faturamento durante o período.

Com isso, as cooperativas tiveram que explorar novos mercados em busca de oportunidades para amenizar as perdas decorrentes da desaceleração econômica no mercado interno.

Solução

A solução encontrada para otimizar a gestão foi unir as operações e uma iniciativa de intercooperação. Assim surgiu a Unium, reunindo esforços de Frísia, Castrolanda e Capal em um modelo de negócios que aposta na gestão conjunta e otimizada.

Em vez de competirem entre si, as cooperativas optaram por somar esforços, compartilhar experiências, eliminar custos redundantes e agregar competitividade em mercados concorridos. Esse modelo de negócios se pauta por um elevado grau de confiança entre as coops.

Além disso, atuando juntas, as cooperativas teriam mais forças para tentar aumentar a participação no mercado externo.

Durante a pandemia, por exemplo, a atuação conjunta se mostrou muito benéfica para os negócios. Se por um lado a demanda do mercado interno caiu, a Unium conseguiu expandir as exportações e compensar boa parte das perdas.

Assim, os impactos negativos do cenário econômico pandêmico foram amenizados. Em 2020, a Unium chegou ao patamar de exportar um terço de toda sua produção.

Desenvolvimento

A Unium foi fundada em 2017. A ideia surgiu quando a Frísia estava prestes a iniciar operações em uma mesma região onde Castrolanda e Capal já atuavam. Com isso, as diretorias das três coops se reuniram para chegar a um acordo a fim de evitar prejuízos decorrentes do aumento na concorrência no segmento de leite.

Para manter as três no mercado, a solução que encontraram foi a criação de uma iniciativa conjunta, batizada de Unium.

A partir de então, foi criado um conselho administrativo composto por diretores das três coops. O grupo se reúne anualmente para tomar decisões estratégicas. Cada uma das frentes operacionais é tocada por uma coop, por meio de executivos que se dedicam especificamente à Unium. A definição de qual cooperativa fica à frente de cada segmento decorre da representatividade de cada uma em seu respectivo mercado de atuação.

Ou seja: a operação de cada segmento da Unium é liderada pela coop que possui mais produtos, expertise e participação de mercado em relação àquele determinado produto.

Com isso, os produtos das marcas Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle, de derivados lácteos, e da Alegra, de cortes suínos, são comercializados sob a marca da Unium.

Resultados

A intercooperação potencializou as possibilidades de exportação para as cooperativas. Até antes da criação da Alegra, em 2017, a exportação de carne suína pelas cooperativas chegava a 25 países. Hoje, são mais de 30 países, além de mais de 1.500 clientes na América do Sul e Central, África, Oriente Médio, Europa e Ásia.

O ingresso em novos mercados ainda ajudou o trio de cooperativas a superar as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Foi justamente a consolidação dessa parceria que proporcionou um crescimento bastante significativo durante a pandemia. Assim, a Unium manteve o nível de faturamento das cooperativas saudável ao longo do ano de 2020.

Além disso, a Unium é a segunda maior fabricante de leite nacional e possui a melhor eficiência por produtor do país, segundo o Ranking Leite Brasil, que apresenta dados das 12 maiores produtoras brasileiras.

Aprendizados

  • A intercooperação pode produzir modelos de negócios que aumentam a competitividade.
  • A união de forças fortalece os negócios e ajuda a superar momentos de instabilidade no cenário econômico.
  • A soma do conhecimento entre as cooperativas é capaz de otimizar a gestão, a operação dos negócios e os programas de inovação.
  • O mercado externo apresenta ótimas oportunidades de negócios para o cooperativismo brasileiro.
Acessar