Expandir ou conhecer novos mercados pode resultar na ampliação dos negócios ou absorção de conhecimento. Assim, o Sistema OCB vem trabalhando em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para ampliar as oportunidades de negócios para as cooperativas brasileiras.

Entre os dias 12 e 14 de abril, o Sistema OCB participou da feira internacional Anufood Brazil realizada no centro de exposição São Paulo Expo. O evento é a única feira na América Latina totalmente dedicada a empresas de vários segmentos do setor de alimentos e bebidas, além de ser considerada pioneira na forma como apresenta o agronegócio e seus produtos in natura.

A participação das cooperativas na feira foi organizada pelo Sistema OCB em parceria com o MAPA, por meio do programa de governo Brasil Mais Cooperativo. O estande na feira Anufood contou com participação de 05 cooperativas agropecuárias representando produtos das regiões Sul e Sudeste.

As três cooperativas mineiras divulgaram e comercializaram café, mel e queijo, a paulista café, e a gaúcha leite e alfajor. São elas, respectivamente: Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda (Capebe), Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul Ltda (Sulleite) e Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec).

O analista técnico e econômico do Sistema OCB, Jean Fernandes, destacou que o evento é uma grande oportunidade de abertura de negócios para as cooperativas da agricultura familiar que trabalham com alimentos e bebidas. “As cooperativas têm avaliado positivamente a participação no estande do Mapa e OCB, especialmente devido à quantidade relevante de contatos gerados e prospecção de negócios futuros”.

Quer participar das próximas feiras nacionais? Então fique de olho na nossa agenda Acontece e na seção Mercado Nacional, se prepare para atender aos requisitos dos editais de seleção e faça as malas!   

Para Vanessa Souza, comercial da Coopemapi, a feira foi uma oportunidade muito importante e especial. “Essa foi a primeira feira após a retomada de eventos. Estamos tendo oportunidade de bons negócios e torcemos para que essas parcerias se firmem fortalecendo a cadeia cooperativista e da agricultura familiar”, avaliou.

Já o analista de desenvolvimento e monitoramento do Sistema Ocemg, Gabriel Soares, destacou a organização do evento e as oportunidades para as cooperativas com o público participante. “As cooperativas de Minas Gerais participantes relataram que o evento foi muito positivo e expandiu os horizontes de possíveis negociações. O espaço disponibilizado às cooperativas em eventos dessa natureza é muito importante para evidenciar ao público participante que os empreendimentos da agricultura familiar são organizados, competentes e conseguem entregar aos consumidores produtos da mais alta qualidade.”