Mercado Nacional

Como desenvolver o planejamento estratégico voltado para o futuro
Ainda que administrar o presente seja essencial para o desenvolvimento das cooperativas, pensar nos próximos passos da organização também é muito importante. Desse modo, o planejamento estratégico pode ser uma ferramenta central para preparar as cooperativas diante dos desafios do futuro na busca pela perenização.
O planejamento estratégico é fundamental porque ajuda a compreender as mudanças do ambiente externo e interno, reconhecendo problemas que podem surgir ao longo do caminho e identificando oportunidades de melhoria para o negócio.
Além disso, o planejamento estratégico resume o propósito da organização, facilita o entendimento e detalha o plano a ser adotado. A seguir, confira como desenvolver um planejamento estratégico voltado para o futuro!
Como desenvolver o planejamento estratégico preparando para o futuro
Existem algumas táticas que podem ser adotadas pensando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais eficiente. Desde análises do momento presente até a adaptação de mudanças, um plano de sucesso exige avaliações criteriosas e atenção aos detalhes.
1. Analise o presente
Antes de começar a planejar o futuro, é importante avaliar a situação presente da cooperativa. Por meio de estratégias como a análise SWOT, é possível buscar o posicionamento estratégico da marca no mercado, analisando seus pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças do setor. Dessa forma, a matriz ajuda na tomada de decisões precisas e personalizadas frente às necessidades da organização.
A sigla SWOT (ou FOFA, em português) define quatro pontos principais, internos e externos:
- Strengths (Forças)
- Weaknesses (Fraquezas)
- Opportunities (Oportunidades)
- Threats (Ameaças)
Cada um desses elementos auxilia na análise da situação atual da cooperativa e no planejamento de ações futuras.
2. Revisite visão, missão e valores
Outro passo fundamental que antecede a criação de um planejamento estratégico é a definição da identidade e do posicionamento da cooperativa. A clareza dessas questões surge como um diferencial competitivo, uma vez que orienta a organização a caminho de seus objetivos.
A visão, os valores e a missão da cooperativa guiam as ações e os comportamentos das pessoas ligadas à organização. Portanto, revisar e relembrar esses pontos é essencial para pautar a conduta, os objetivos e os próximos passos que serão tomados.
3. Use dicas do presente para analisar o futuro
Apesar de abstrato, o futuro não precisa ser tão incerto quanto se imagina. A partir de disciplinas como o futurismo (ou foresight), as cooperativas se tornam capazes de analisar situações do presente para antecipar, acelerar e influenciar o futuro.
Apesar de não ser uma ciência exata, o futurismo é uma ótima ferramenta quando o assunto é otimizar o planejamento dos negócios, encontrar oportunidades, identificar riscos e, consequentemente, atuar estrategicamente dentro desses cenários.
4. Desenhe o futuro almejado
De nada adiantam técnicas que permitem analisar as oportunidades futuras se a cooperativa não tem objetivos bem definidos. Ter metas claras ajuda a guiar as ações das organizações rumo às suas aspirações.
Quanto mais específicas e mensuráveis forem suas metas, mais facilmente alcançáveis elas serão. A técnica SMART consiste em um acrônimo formado pelas iniciais das palavras:
- Specific (Específico)
- Measurable (Mensurável)
- Attainable (Atingível)
- Realistic (Realista)
- Time-bound (Limite de tempo)
Em outras palavras, essa estratégia determina objetivos que sigam estes critérios para que tenham mais chances de serem alcançados. Isso porque essas medidas ajudam a definir um futuro claro aonde a cooperativa ou um projeto quer chegar.
5. Trace o caminho aos seus objetivos
Além de ter objetivos claros, é preciso pensar em como alcançá-los. O caminho até suas metas é tão importante quanto as finalidades em si. Para isso, existem algumas técnicas para traçar a melhor rota até os propósitos de uma cooperativa.
A sigla OKR quer dizer Objectives and Key Results – ou seja: objetivos e resultados-chave, em português. A ideia é estabelecer metas agressivas, mas realizáveis, com o intuito de guiar os trabalhos da cooperativa para atingir esses objetivos.
6. Monte um plano de ação
Na hora de definir as ações estratégicas que devem ser realizadas para alcançar as metas e os objetivos da cooperativa, existem algumas ferramentas que podem ser adotadas para facilitar esse processo. Uma delas é o método 5W2H, que consiste em responder sete perguntas para traçar ações:
- O que será feito (What)?
- Porque será feito (Why)?
- Quem deve fazer (Who)?
- Onde será feito (Where)?
- Quando será feito (When)?
- Como será feito (How)?
- Quanto custará para ser feito (How much)?
7. Adapte-se às mudanças
Mesmo o melhor dos planejamentos têm chances de dar errado. O mercado está em constante mudança e planos podem ser alterados da noite para o dia. Por isso, é importante ter em mente que certa flexibilidade pode ser necessária para alcançar os objetivos traçados.
Estar preparado para eventualmente alterar a rota do seu planejamento torna esse momento de mudanças mais fácil. Esteja pronto para novos desafios e oportunidades, e sempre tenha um plano B.
Dicas para construir o planejamento estratégico voltado para o futuro
O planejamento estratégico pode ser pensado a curto prazo, mas é importante para o desenvolvimento da cooperativa que se pense nos objetivos futuros também. Para isso, existem algumas dicas especiais que visam a construção de planos para o futuro, alinhados com o momento presente da organização.
Leve em conta que coisas inesperadas acontecem
Considerar o inesperado é parte fundamental do planejamento estratégico. Portanto, cogitar que mudanças de rota acontecerão com o passar do tempo tem que ser parte dos seus planos para o futuro.
Pensando que novas estratégias podem ser desenvolvidas diante de oportunidades ou desafios inesperados, o planejamento estratégico de longo prazo pode ser elaborado de forma mais enxuta. Assim, você pode adaptá-lo ao longo do caminho e conforme as mudanças do cenário forem acontecendo.
Pratique a ambidestria organizacional
Conseguir realizar um planejamento estratégico observando a situação atual da cooperativa ao mesmo tempo que olha para o futuro da organização é um grande desafio. Existem algumas técnicas, como a ambidestria organizacional, que auxiliam nessa visão ampla dos negócios.
A ambidestria organizacional consiste em equilibrar a inovação focada no futuro e as ações que dão suporte aos negócios de hoje. Assim, fica mais fácil identificar objetivos a longo prazo, sem negligenciar as atividades presentes.
Utilize ferramentas e tecnologia
A tecnologia pode ser sua aliada na hora de elaborar um planejamento estratégico pensando no futuro. Isso porque existem plataformas de organização, como o Businessmap ou Project Manager, que permitem criar um plano detalhado para sua cooperativa.
Outra funcionalidade da tecnologia na hora de um plano futuro é poder analisar métricas. Por meio desses resultados, você consegue medir o desempenho do seu planejamento e ver se, futuramente, ele precisará ser alterado ou não.
Conclusão
Se planejar pensando no futuro é mais que essencial para um desenvolvimento saudável da cooperativa. Elaborar os próximos passos e definir metas é importante para alcançar seus objetivos. O maior desafio dessa estratégia está em perceber tendências futuras, sem perder de vista o contexto presente.
Por isso, o NegóciosCoop desenvolveu o e-book “Mapear tendências: dicas para planejar o futuro da sua cooperativa”. Com esse material, a sua cooperativa será capaz de se adaptar de maneira ágil às mudanças do mercado, sem perder o timing ou a percepção das ações presentes.