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7 dicas para lidar com a inadimplência de clientes e cooperados
Clientes e cooperados são os grandes pilares de uma cooperativa. No entanto, a inadimplência de cooperados podem gerar danos à saúde financeira do negócio cooperativo. Nesse sentido, a gestão precisa encontrar alternativas para lidar com essa questão.
De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, do Serasa, mais de 71 milhões de brasileiros estão inadimplentes em 2024, o que equivale a 44% da população. Tendo em vista o grande percentual de dívidas no Brasil, as organizações devem manter-se atentas aos riscos da inadimplência.
Por isso, é importante estar atento às novas formas de trabalhar esse descumprimento dentro das cooperativas. Pensando nisso, separamos sete dicas para tratar a inadimplência de clientes e cooperados. Boa leitura!
O problema da inadimplência
Muitas organizações têm dúvida de quando um cooperado ou cliente pode ser considerado inadimplente. Mas a resposta é bem simples: ele se torna inadimplente a partir do momento que deve dinheiro para a cooperativa com que fez negócio. Ou seja, desde que haja um compromisso contratual de pagamento que não foi cumprido, já é considerado inadimplência.
Segundo os dados do Serasa, as faixas etárias com maior incidência de dívida são do 41 aos 60 anos, seguidas por 26 a 40 anos. O levantamento estima ainda que o valor médio das dívidas quase chega a R$ 1.500.
Algumas áreas também acumulam mais clientes inadimplentes que outras. Também de acordo com o relatório, os mais de 394 bilhões em dívidas estão distribuídos em sua maioria em bancos e cartões de crédito, e utilities, como contas de água, luz e gás. Em seguida, entram inadimplências no setor financeiro e em serviços e varejo.
Riscos de ter uma alta inadimplência
Conhecer sua base de clientes ou cooperados é fundamental para compreender os riscos de uma alta inadimplência. Isso porque entendendo seus consumidores, maiores são as probabilidades de identificar aqueles que atrasaram o pagamento, mas logo o realizarão. Ou seja, sua dívida não representa um risco grande para a organização.
Porém, saber identificar as inadimplências que simbolizam reais perigos à cooperativa também é importante. Afinal, para realizar investimentos a longo prazo, visando o crescimento e a perenização da organização, é necessário ter um bom controle financeiro.
Por exemplo, para realizar uma compra parcelada, você precisa ter noção do quanto irá receber naquele e nos próximos meses. Além disso, a inadimplência pode causar golpes muitos profundos nas estruturas das cooperativas. O desequilíbrio entre gastos e recebimento é um enorme risco à saúde do negócio.
7 formas de lidar com a inadimplência de cooperados e clientes
Apesar de desafiador, existem algumas maneiras de tratar a inadimplência. Desde táticas de prevenção até negociação de dívidas, há formas de driblar esse problema que afeta tantos brasileiros.
1. Tenha estratégias de prevenção à inadimplência
Antes de fechar negócio com um novo cliente, existem alguns passos que podem fazer a diferença visando evitar problemas futuros. Analisar o perfil do novo consumidor permite ter conhecimento do seu histórico e observar padrões de pagamento.
Realizar contratos antes de prestar o serviço ou oferecer um produto é uma boa alternativa para garantir uma segurança à cooperativa perante a lei. É possível até incluir uma multa caso haja rescisão no contrato ou atraso do pagamento.
2. Incentive pagamentos à vista
O pagamento à vista pode ser um benefício para ambas as partes. Para as organizações, é sempre bom receber antecipadamente. Porém, o pagamento imediato pode ser uma boa alternativa para os clientes também.
Isso porque ele geralmente é acompanhado por um desconto ou bonificação. Oferecendo benefícios aos clientes que optarem pelo pagamento à vista, você incentiva essa prática que favorece o combate à inadimplência.
3. Amplie e facilite as modalidades de pagamento
Existem diversas razões pelas quais os clientes se tornam inadimplentes. Portanto, é fundamental que as cooperativas ofereçam uma gama de modalidades de pagamento capazes de atender diferentes cenários.
Mudar a data do vencimento do pagamento, oferecer outras condições para que o cliente pague e até parcelar o valor da dívida são algumas formas de flexibilizar os modos de pagamento. Assim, são maiores as chances de a cooperativa receber o que é devido.
Além disso, clientes e cooperados tendem a se sentir mais acolhidos pela cooperativa ao perceber que há um esforço para entender sua situação e oferecer as melhores soluções possíveis. Portanto, são grandes as chances de manter esse cliente fidelizado à organização.
4. Mande lembretes sobre as cobranças
Muitos clientes se tornam inadimplentes pela falta de organização financeira e não necessariamente pela falta de dinheiro. Por isso, utilizar de meios de comunicação para alertar o consumidor do vencimento de faturas ou do atraso de pagamentos pode ser uma boa investida.
Existem diversas formas de lembrar os clientes sobre o pagamento pendente, como SMS, chamadas telefônicas e e-mail, dentre outros canais. Porém, vale lembrar que de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, nenhuma cobrança pode expor os consumidores a situações de constrangimento. Portanto, seja criativo na hora de elaborar uma mensagem que seja sutil, educada e amigável.
5. Busque entender o motivo da inadimplência
Ninguém adquire dívidas por querer: às vezes as pessoas acabam ali por esquecimento, dificuldades financeiras ou até problemas pessoais maiores. Por isso, é importante que a cooperativa busque entender o motivo da inadimplência e demonstre empatia perante o cliente.
No momento da cobrança, procure compreender os motivos do atraso. Isso não apenas permite encontrar melhores formas de pagamento para o cliente, como também possibilita traçar estratégias a fim de evitar que o episódio se repita.
6. Negocie para resolver a situação
Negociar a dívida do seu cliente pode ser uma boa solução, desde que seja feita da maneira certa. Até porque receber pelo seu serviço, mesmo que seja menos que o esperado, é melhor do que não receber nada por ele. Além disso, fazer um acordo com o cliente significa manter portas abertas com ele, possibilitando novos negócios no futuro.
Ao invés de impor uma proposta ao seu consumidor, converse com ele para entender quais são as condições que ele precisa para realizar o pagamento. A partir daí, comece a negociação – se o que ele solicitar estiver dentro da sua possibilidade de oferta, você pode atendê-lo. Senão, vocês podem acordar um termo que funcione para ambas as partes.
7. Ofereça benefícios para bons pagadores
Incentivar os clientes a manterem seus pagamentos em dia é uma boa maneira de evitar a inadimplência. Adotando uma política de benefícios para quem realiza os pagamentos dentro do prazo, por exemplo, a cooperativa estabelece um reforço positivo para que eles se mantenham adimplentes.
Existem formas diferentes de realizar essa bonificação, todas muito efetivas – basta pensar qual se aplica melhor ao seu negócio. Uma possibilidade seria criar um programa de fidelidade, em que se acumula pontos que podem ser trocados por brindes, descontos e ingressos para espetáculos, por exemplo.
Conclusão: o combate à inadimplência
Diante da taxa de brasileiros endividados, a inadimplência representa um risco tangível para as cooperativas. Ainda assim, é importante saber lidar com clientes e cooperados inadimplentes, uma vez que a falta ou o atraso de pagamentos pode causar impactos negativos nas cooperativas.
Mesmo com a frustração que pode surgir com a inadimplência, é fundamental que as organizações mantenham um diálogo aberto e amigável com consumidores e cooperados, garantindo uma boa experiência para o cliente do início ao fim.
Tendo em vista a importância de um bom relacionamento com o cliente, o NegóciosCoop elaborou um post em seu blog sobre como melhorar a jornada do consumidor. O artigo foca no cooperativismo de crédito e traz dicas de como aprimorar a experiência do cliente – confira!