Negociar com parceiros internacionais envolve conhecer outras línguas, costumes e características diferentes das nossas. Como cada cliente estrangeiro tem características específicas, a cooperativa precisa estar disposta a aprender sempre e conhecer culturas, costumes e, sobretudo, as exigências desses clientes. 

Acessar novos mercados internacionais é um desafio, mas é preciso estar atualizado! Às vezes, o mercado externo apresenta barreiras sanitárias e econômicas, como uma forma de se proteger para evitar a concorrência com produtores locais e de outros países. 

Mesmo frente a esse cenário competitivo, as cooperativas brasileiras têm plenas condições de conquistar o mercado internacional. Muitas, inclusive, já exportam produtos e serviços para outros países. Em 2020, 451 unidades exportadoras cooperativas do país importaram e/ou exportaram de forma direta seus produtos, de acordo com dados do Ministério da Economia.  

Quer ver como você pode internacionalizar a sua coop?  Acesse a série de e-books Exportação para Cooperativas. 

No entanto, ainda restam dúvidas sobre os procedimentos necessários para ingressar, de forma competitiva, em novos mercados. Pensando nelas, o Sistema OCB lançou o curso on-line Primeira Exportação para apoiar a internacionalização do cooperativismo! 

O curso tem como foco o desenvolvimento de negócios internacionais e operações de exportação para as cooperativas que planejam iniciar e para aquelas que buscam ampliar e diversificar os países que vendem ao redor do mundo. Além de muito conteúdo, o material conta com recursos visuais e interativos, como vídeos e podcasts com cases de cooperativas que já exportam.  

Educação, formação e informação formam um dos princípios do cooperativismo! E é ele que nos ajuda a conhecer melhor nossos parceiros internacionais e saber como suprir suas demandas! 

Quer aprender como desenvolver negócios internacionais e operações de exportação? Acesse o curso online Primeira Exportação.