O Brasil é referência internacional em cooperativismo. Nossos sistemas de gestão, inovação e produção se destacam por resultarem em negociações de altíssima qualidade e com condições benéficas para todos os lados. Mas para que esse reconhecimento seja ainda maior, é preciso investir em ações de promoção comercial.

Em 2023, as exportações bateram um valor recorde no Brasil. Até o mês de agosto, já foram U$ 71 bilhões (equivalente a R$ 361,5 bilhões) movimentados através dessa categoria, que tem como destaque o agronegócio e a indústria. Dados como esse evidenciam a relevância da produção nacional, mas também reforçam a competitividade do segmento cooperativista.

Mas como as cooperativas podem se posicionar e demonstrar aos compradores internacionais a qualidade e competitividade de seus produtos? Neste artigo, traremos sugestões, casos de sucesso e análises acerca desse tema. Dessa forma, você verá como a promoção comercial pode contribuir com os resultados econômicos do país e melhorar a vida de milhões de famílias.

Ações de promoção comercial para as cooperativas

A promoção comercial para cooperativas com foco em exportação depende necessariamente de ações práticas, objetivas e assertivas para conseguir atingir públicos estratégicos de maneira eficiente e econômica.

Ao longo dos últimos anos, as técnicas envolvidas na promoção comercial vêm se modificando constantemente. A digitalização e a globalização desafiam os especialistas a inovarem e criarem canais de comunicação que promovem conexão, proporcionam bons negócios e aumentam as possibilidades de networking.

Entre algumas das mais promissoras, portanto, citamos:

Participação em feiras de negócios e eventos comerciais

Uma prática clássica, atemporal e muito funcional. Os eventos comerciais e as participações em feiras são ambientes propícios para aumentar as redes de contato e demonstrar serviços.

Em outras palavras, feiras de negócios e eventos comerciais são excelentes oportunidades para conhecer diretamente possíveis clientes e parceiros, trocar cartões, mostrar como os seus produtos e serviços das cooperativas funcionam na prática e, quem sabe, também fechar um grande negócio.

Mas é importante se diferenciar da concorrência. Procure levar brindes, criar um stand criativo, promover atividades que chamem a atenção dos participantes e, principalmente, selecionar colaboradores que sejam bons comunicadores e que estejam aptos a aquecer possíveis contratos no futuro.

Integração a projetos setoriais promovidos pela ApexBrasil

Se você está no universo do cooperativismo, sabe muito bem que não está só. E isso inclui a sua tomada de decisões de promoção comercial com foco na exportação. Existem instituições especializadas nesse tema e com uma alta expertise na categoria. A ApexBrasil é uma delas e, por meio de uma parceria com o Sistema OCB, promove a internacionalização das cooperativas.

A Apex Brasil é uma agência de incentivo à exportação que atua como um apoio para as cooperativas que estão nessa jornada em busca de explorar o mercado internacional. Entre os muitos serviços ofertados, existe a integração de projetos setoriais, com estratégias voltadas ao que determinados segmentos exigem para ter boas ações de promoção comercial.

Esses projetos de incentivo à exportação voltados a setores específicos como café, arroz e laticínios são uma excelente alternativa para cooperativas que busquem por um planejamento mais personalizado.

Além disso, essa integração proporciona, entre outras coisas, uma fonte de networking muito promissora, já que é baseada em temas estratégicos para a categoria. Você pode acessar a lista completa de setores contemplados pela ApexBrasil clicando aqui!

Ações de promoção comercial em pontos de venda

Diz-se que cada espaço em que a sua marca não está aparecendo, é uma oportunidade perdida de se mostrar. Em termos de promoção comercial, essa alegação se torna ainda mais válida. Afinal, em meio a tantos estímulos visuais e sonoros, é preciso saber se destacar. As ações em pontos de vendas podem ser uma ótima solução para isso, já que quebram as expectativas e transformam uma simples compra em uma experiência surpreendente.

Pense na seguinte analogia: você vai ao mercado para comprar algumas frutas. Ao passar pelo setor de carnes, você se depara com um chef de cozinha que está dando uma aula gratuita de uma receita para o jantar.

Existem muitas chances de que você pare para olhar e confira. Até porque se você já está no mercado, por que não aprender algo novo? No final, há a possibilidade de que você queira replicar o prato em casa e opte pela marca que patrocinou o professor e que foi usada na demonstração.

Com a promoção comercial em pontos de venda para exportação, acontece algo similar, mas em proporções muito maiores. Se um cliente já está em um local de negociação, ele é um contato com alto potencial de conversão. Por isso, vale a pena ter algo preparado que vá além de apenas um cartão de visitas.

Demonstrações, eventos informativos e convidados podem ser um chamariz para atrair pessoas e fechar negócios, principalmente em termos de exportação. Vale também se atentar aos idiomas da ação, já que trata-se de um local com indivíduos de diversos países.

Escritórios de promoção comercial no exterior

Como você se comunica com possíveis clientes internacionais atualmente? Reuniões virtuais e trocas de e-mail podem ajudar, mas a verdade é que se você está buscando se posicionar na promoção comercial para exportação, logo vai sentir falta de um espaço físico.

A abertura de escritórios de promoção no exterior pode ser muito mais prática e acessível do que você imagina. A ApexBrasil entendeu essa demanda e criou uma solução inovadora para esse desafio, conseguindo entregar de forma acessível e assertiva uma maneira para que cooperativas brasileiras consigam oficializar sua presença em outros países.

Escritórios de negócios da ApexBrasil

Miami e São Francisco (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Luanda (Angola), Xangai e Pequim (China), Moscou (Rússia), Bogotá (Colômbia), Havana (Cuba) e Bruxelas (Bélgica): o que todos esses lugares, tão diferentes em um primeiro momento, têm em comum?

Todos eles contam com espaços projetados pela ApexBrasil para impulsionar as exportações brasileiras. Esses escritórios podem dar apoio para marcas nacionais e ainda contam com todas as facilidades que essa instituição oferece em termos de serviços e orientações. Você pode saber um pouco mais sobre os dez escritórios da agência ApexBrasil no exterior nesta entrevista.

Adidos brasileiros lutam pela promoção comercial do agronegócio nacional

Outro incentivo ao crescimento do cooperativismo agropecuário brasileiro são os adidos agrícolas. Trata-se de um representante diplomático ou oficial que foi designado pelo governo e cumpre a tarefa de servir em embaixadas ou consulados estrangeiros com o intuito de abrir portas e detectar oportunidades para o agronegócio.

Para atingir esse importante objetivo, o adido agrícola segue uma linha de práticas. Entre elas estão, então:

  • Coleta de informação: monitoramento de dados sobre o mercado agrícola, como resultados de safras, mudanças em preços de commodities, políticas agrícolas e, principalmente, acompanhamento do desenvolvimento do país anfitrião.
  • Promoção de interesses agrícolas: o foco do adido agrícola é sempre beneficiar os interesses do seu país de origem, contribuindo para o crescimento de cooperativas e todos os agentes do setor.
  • Negociações comerciais: quando o assunto envolve negociações comerciais, os adidos agrícolas logo entram em ação. Eles podem contribuir diretamente nesse quesito, principalmente em termos de tarifas, cotas e barreiras mercadológicas.
  • Aconselhamento político: há também o cuidado com aconselhamentos políticos às embaixadas e aos consulados, sempre focando em um diálogo respeitoso e promissor para todos os lados.

CNA se destaca com escritórios internacionais

Um ótimo exemplo de como os escritórios internacionais podem ser implementados com sucesso por cooperativas brasileiras é o da CNA, que já está presente na China, em Singapura e nos Emirados Árabes Unidos.

Os locais foram escolhidos especificamente para facilitar transações com públicos de alto interesse, abrindo canais de diálogo e aumentando as chances de novas exportações.

Nesses escritórios, as cooperativas podem encontrar soluções como: informes periódicos de oportunidades e tendências do setor, recepção de delegações de executivos rurais brasileiros, banco de fornecedores, organização de missões internacionais e muito mais.

Estratégia de marketing digital para exportação

O marketing digital é praticamente obrigatório para qualquer cooperativa que queira se destacar no mercado. No caso da exportação, ela é ainda mais importante, já que permite que marcas sejam encontradas por interessados de todo o mundo.

Para ajudar a entender como funciona esse processo, criamos um passo a passo para a criação de uma boa estratégia de marketing digital para exportação.

  1. Entenda o mercado-alvo internacional, avaliando concorrência, leis e demandas.
  2. Desenvolva um site profissional e que seja facilmente compreendido por diversas culturas.
  3. Use o SEO (Otimização de Mecanismos de Busca) para ser encontrado mais facilmente na sua promoção comercial. Confira o post em que explicamos mais sobre isso.
  4. Gere um marketing de conteúdo relevante para o seu segmento, gerando leads qualificados e valorizando a marca da cooperativa.
  5. Esteja ativo nas redes sociais, entenda os algoritmos e crie conteúdo original com constância.
  6. Invista em uma estratégia de e-mail marketing para informar o seu público sobre as suas novidades.
  7. Hoje em dia, investir em “ads” – ou seja, na publicidade paga online – é essencial para levar as marcas aos consumidores.
  8. Estude personalidades do setor e veja se também é interessante investir em marketing de influência.

Ações de promoção comercial: como ser encontrado por clientes internacionais

Pensar em adentrar o mercado internacional gera um certo frio na barriga de muitas pessoas. Afinal, como transmitir seriedade, legitimidade e chamar a atenção de clientes de outros países? Esses cuidados podem ajudar:

Presença digital

O cliente internacional dificilmente vai chegar até você através do “boca a boca” ou por ter visto um outdoor seu na rua. Afinal, ele não está no mesmo território que você e precisa de um outro tipo de estímulo para fechar novos negócios.

As estratégias trazidas há alguns tópicos podem ser de grande ajuda nesse tema. Caso seja necessário, busque profissionais ou agências publicitárias que tenham uma expertise específica em negócios internacionais.

Parcerias com Tradings

As empresas de trading podem simplificar o processo de exportação, dado que possuem experiência em negociações internacionais, principalmente na parte logística. Além disso, o conhecimento no mercado estrangeiro pode baratear etapas e agilizar entregas, proporcionando um serviço ainda mais qualificado.

Entre os muitos benefícios das parcerias com tradings, destaca-se a capacidade de resolver desafios com documentação, bem como a identificação de clientes internacionais em potencial.

Construção de marca

Investir na construção de marca é um esforço constante necessário para qualquer cooperativa, principalmente se ela mirar o mercado internacional. Trabalhar em uma identidade visual consistente e que transmita os seus valores institucionais, bem como obter certificações de sustentabilidade e qualidade são atitudes que demonstram credibilidade e compromisso, o que tende a atrair clientes estrangeiros. Essa é a estratégia de sucesso da CAMTA, por exemplo!

Lembre-se de um detalhe importante: a globalização é um recurso excelente, mas exige certos cuidados, tais quais: estude para garantir que a cor usada em seus materiais publicitários será bem recebida em países de interesse.

Conheça a parceria entre o Sistema OCB e a ApexBrasil

Outra estratégia indispensável é explorar uma oportunidade que vem impactando a promoção comercial para o exterior. A parceria entre o Sistema OCB e a ApexBrasil vem sendo um passo enorme para cooperativas que visam uma atuação internacional.

Através da iniciativa, as cooperativas conseguem um acesso mais fácil, acessível e personalizado aos serviços da ApexBrasil, que conta com um amplo conhecimento na propagação da iniciativa cooperativista nacional.

Promoção Comercial Internacional

O Sistema OCB é um grande incentivador das exportações no cooperativismo. Uma das soluções desenvolvidas pelo Sistema OCB é a Promoção Comercial Internacional que tem como objetivo apoiar as cooperativas a encontrarem parceiros comerciais e oportunidades para a expansão internacional. Por meio dessa solução, a cooperativa participa de feiras, missões e rodadas de negócios e conta com o apoio do Sistema OCB para ter uma participação bem-sucedida nesses eventos. As ações são desenvolvidas principalmente em parceria com a ApexBrasil e Ministério da Agricultura – MAPA.

Promoção Comercial Internacional é uma solução para cooperativas com diferentes tipos de maturidade na exportação. E tem como benefícios para a cooperativa:

  • Fechar novos negócios, expandir a atuação e desenvolver parcerias que ofereçam solidez e maturidade à coop.
  • Apoio para participação planejada nos eventos.
  • Acompanhamento de colaboradores do Sistema OCB durante eventos selecionados.

Como a sua coop pode participar? A cooperativa precisa acompanhar o “Acontece”, no NegóciosCoop, ler o regulamento de cada ação, se inscrever e ser selecionada pelo Sistema OCB ou seus parceiros para participar da iniciativa de promoção comercial. Além disso, sempre que a sua coop for selecionada você pode acessar os serviços.

Ações de promoção comercial: levando o cooperativismo brasileiro para o mundo

Pensando em fortalecer o movimento cooperativista e incentivar empreendedores que estão se preparando para dar esse passo, o NegóciosCoop preparou uma série de e-books com dicas, dados, informações e sugestões valiosas para quem quer resultados assertivos ainda nas primeiras tentativas.

São leituras repletas de conteúdo para explorar o tema e obter conhecimento confiável sobre a exportação no cooperativismo. Afinal, a promoção comercial é um processo delicado e que pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Por isso, é crucial garantir que todos os seus passos serão dados de forma legal, ética e inteligente.

Para começar a aprender, basta acessar os links, baixar os e-books e aproveitar esse conteúdo!