Na nova economia os canais digitais tornaram-se fundamentais, focar no cliente e entender que errar faz parte do processo de crescimento e aperfeiçoamento dos negócios também são premissas desse novo momento. Essas são algumas das reflexões trazidas pelo professor do Insper e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Renato Mendes. 

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E as cooperativas brasileiras não estão paradas, pelo contrário, estão com o pé no acelerador e têm adotado estratégias da nova economia para aumentar as vendas. Elas não esperaram ter um plano 100% perfeito, mas colocaram em ação boas ideias. Hoje vamos conhecer o case da paranaense Cocamar, da agroindústria, que ampliou a sua presença digital com um e-commerce.

AS TRÊS LIÇÕES DA COCAMAR (PR)

Com a chegada da pandemia, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial – que nasceu em 1963 no Paraná – agiu rápido para não ficar para trás e investiu recursos para adaptar e amadurecer a iniciativa de implementação do e-commerce (www.lojacocamar.com.br). 

Com as vendas pela internet, a cooperativa entendeu as necessidades dos cooperados e clientes e ampliou a capilaridade da atuação. Na avaliação da gerente de marketing e comunicação, Cristiane Kondo – responsável pelo e-commerce, a iniciativa tem como intuito preparar a cooperativa para o futuro. “A proposta de valor sempre foi pautada em entender para atender”, afirmou.

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Ela conta que foram mapeados dois grandes públicos. O primeiro, ligado ao agro, é composto por cooperados, pecuaristas, produtores rurais e agricultores. O segundo, classificado como clientes de consumo, é integrado por empresas com intuito de revenda, industrialização, transformação e consumo. 

Segundo Cristiane Kondo, a experiência de implementação da loja virtual continua sendo desafiadora uma vez que o e-commerce mexe com todas as estruturas tradicionais da empresa. “Nós tivemos que entender essa nova dinâmica digital, quebrar paradigmas, testar e evoluir constantemente.” 

Com todo esforço, a cooperativa contabiliza resultados surpreendentes. Houve, nas Lojas Cocamar, um crescimento consistente nas buscas; nos acessos e nas vendas mês a mês, superando todas as metas estabelecidas. “Issogera um fortalecimento de marca, levando o nome da cooperativa para regiões em que atuávamos muito pouco até então – como Santa Vitória do Palmar (RS), na fronteira entre Brasil e Uruguai, até cidades do Rio Grande do Norte”. 

Responsável pela implementação do e-commerce, Cristiane Kondo destacou três grandes lições com o processo de inovação implementado: a importância de ter um time dedicado e multidisciplinar, capaz de conciliar a visão de futuro à cultura da empresa; a necessidade de assumir riscos calculados: “se permitir errar para poder corrigir ainda mais rápido”; e por fim, estar atento aos sinais de oportunidade que o mercado apresenta.

Na próxima semana vamos conhecer a história da COOP, uma rede de varejo colaborativo que ajuda o cliente a resolver tudo o que precisa num só lugar.

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