Inteligência de Mercado
Cooperativismo tem mais de 43 milhões de potenciais consumidores digitais
Estimativa foi apresentada em painel sobre marketplace durante a Semana de Competitividade
As tendências do comércio digital e o futuro do marketplace foram temas de painel exclusivo da trilha de Inteligência de Mercado durante a Semana de Competitividade 2023. O diretor de Vendas da empresa de consultoria Yalo, Isac Pessanha, e o gerente de Mercado do Café da Nater Coop, Jozeilton dos Reis Freire apresentaram, na quarta-feira (8) dados estatísticos sobre os potenciais do WhatsApp como ferramenta de vendas, desafios e oportunidades do comércio digital, estratégias que podem ser adotadas para o sucesso no uso das plataformas de venda e o case de sucesso na comercialização dos cafés Pronova nas plataformas da Amazon Brasil.
De acordo com Isaac, 84% da população brasileira tem acesso a internet atualmente, além de ser proprietária de mais de 240 milhões de celulares inteligentes. O número de consumidores digitais superou os 108 milhões em 2022 e é fato que 99% deles conta com o WhatsApp instalado. “O aplicativo é aberto pelo menos uma vez ao dia por 86% das pessoas que possuem celulares inteligentes. Os dados demonstram, por si só, o grande potencial do aplicativo para o comércio digital”, afirmou.
Desta forma, segundo ele, o cooperativismo precisa conhecer melhor seus potenciais consumidores para saber quantos deles já são adeptos do comércio digital e investir em plataformas que impulsionem novos cooperados a aderirem ao processo também. “Com base nos dados estatísticos do cooperativismo em 2022, calculamos que o movimento tem 43,6 milhões de potenciais consumidores. São inúmeras oportunidades que precisam ser consideradas e que podem ampliar de forma significativa os resultados”, considerou.
Isaac considerou que o comércio digital tem a capacidade de promover uma maior colaboração e impulsionar o crescimento sustentável das cooperativas. Exemplos citados por ele nesse sentido foram o compartilhamento de recursos, conhecimento e experiências; a união de forças em busca de objetivos comuns; a exploração conjunta de nichos de mercado; a redução de riscos e a troca de ideias para melhorias contínuas. “É necessário vencer desafios como o aumento do conhecimento sobre o comércio digital, o alcance da maturidade nos processos internos e a efetiva capacidade de atendimento em escala, entre outros, mas eles fazem parte de um caminho sem volta”, acrescentou.
Para Isaac, os Ramos Transporte e Crédito são, a princípio, os que mais apresentam potencialidades para a adoção de estratégias que envolvam o comércio digital. “No Transporte, por exemplo, é possível reduzir prazo e custos de entrega ao mesmo tempo em que se gera grande satisfação aos clientes, criando assim um ecossistema ímpar de prosperidade”, concluiu.
Sucesso em vendas
A Nater Coop é uma cooperativa capixaba com 58 anos de existência, 20 mil cooperados e mais de 30 mil clientes. Os cafés Pronova, de acordo com Jozeiton, figura entre os mais vendidos da Amazon Brasil e tem sua qualidade atestada pelos próprios consumidores da plataforma. O tipo blend Arábica, por exemplo, vendeu mais de 4 mil embalagens de 500gr somente no mês de julho. “Mas o que ele tem de tão especial? Em resumo, podemos dizer que a nossa história, o fato de o grão ser originado 100% da agricultura familiar, a possibilidade de rastreabilidade de toda a cadeia, a qualidade da torra e a qualidade sensorial que o café proporciona são alguns dos fatores”, relatou.
Outros pontos destacados por Jozeilton para explicar o sucesso nas vendas do Pronova são a matéria prima selecionada, a constância na qualidade, o cumprimento de prazos e acordos, o layout das embalagens e o fato de o produto ser entregue sempre fresco ao cliente. Para ele, além do produto em si, também contribuem para efetividade do processo a equipe qualificada, a capacidade produtiva, a logística eficiente e a manutenção do canal de vendas.