A Geração Z já é uma grande fatia do mercado consumidor. Conquistar essa parcela é uma estratégia fundamental para pensar no futuro e na perenização dos negócios.

No entanto, cativar a Gen Z não é tão fácil como parece. Além de serem a geração que cresceu com a tecnologia, o grupo também visa o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mantendo a saúde mental em dia.

Mas o que atrai esse perfil na hora da compra? Veja algumas estratégias para conquistar a Gen Z!

Estratégias para conquistar a Geração Z

A Geração Z consiste no grupo de jovens que nasceram entre 1997 e 2010. Esse grupo cresceu junto da internet e das redes sociais, e acompanhou diversas mudanças na tecnologia. No entanto, a geração também influenciou os comportamentos de consumo, alterando os componentes do funil do consumidor.

Segundo um levantamento da Archival destrinchado pela Vogue Business, o caminho de compra partia do conhecimento, passando pelo interesse e pelo desejo, e finalizando na ação. No entanto, a Gen Z alterou o funil e o transformou em um ciclo contínuo de inspiração, exploração, comunidade e lealdade.

Então, para garantir sua perenidade, as cooperativas devem se adequar às mudanças e entender como a Geração Z funciona. Pensando nisso, elencamos sete dicas para que sua organização conquiste os jovens.

1. Priorize plataformas e pagamentos digitais

A Geração Z cresceu com as tecnologias se desenvolvendo e alcançando novos patamares. Por observar a inovação constante e a criação de novas plataformas, produtos, serviços e funcionalidades, esse grupo se adapta facilmente.

A Gen Z prioriza ferramentas ágeis na hora da compra, como sites e principalmente aplicativos, ao invés de lojas físicas. Prezando sempre pela rapidez, os jovens preferem ter acesso à marca por meio de plataformas que, além de estarem baixadas no aparelho, possuem design intuitivo.

Além disso, os pagamentos digitais estão cada vez mais populares. Com facilidades financeiras, como o PIX e o NFC (Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre) em celulares, os jovens não precisam se preocupar em ter dinheiro na carteira.

Diante disso, é essencial que a sua cooperativa tenha uma plataforma funcional para a realização de compras e para a comunicação com os cooperados, colaboradores e clientes jovens. Os estabelecimentos também devem fazer parte da mudança e implementar o pagamento por aproximação e PIX.

2. Não deixe de marcar presença nas redes sociais

A Gen Z também cresceu junto com as redes sociais. Os jovens observaram as plataformas, que antes eram utilizadas apenas para compartilhar fotos pessoais ou reflexões, se tornarem veículos de comunicação e vitrines virtuais de compra e venda.

A geração, portanto, tem o costume de buscar o perfil das marcas para conhecer mais sobre a organização, como seus valores e objetivos, e sua reputação. Além disso, os jovens querem assegurar que receberão os produtos e serviços comprados.

Deixar de criar uma rede social para a sua organização pode afastar possíveis consumidores. Desse modo, marque presença nas plataformas mais usadas pela Geração Z e mostre que seu produto é diferente dos demais.

3. Produza conteúdos cativantes para reforçar sua marca

Além de criar perfis nas redes sociais e desenvolver uma relação com os internautas e clientes, sua cooperativa não pode deixar de produzir conteúdos cativantes. Com a grande variedade de negócios, é necessário se destacar e reforçar seus objetivos e valores.

Para se manter em destaque e chamar a atenção dos usuários, a cooperativa deve aproveitar as trends, e fazer publicações fora do comum, ou seja, evitando conteúdos genéricos e batidos. É importante, também, relembrar a Geração Z – e outros consumidores – de seus produtos e serviços constantemente para que eles não esqueçam de sua existência.

4. Proporcione experiências

Para cativar os consumidores recorrentes e atrair novos clientes, as organizações devem investir na experiência do usuário. O website deve ser atrativo e intuitivo, e possuir uma interface sem muitas complicações.

Mas não é só na estética que sua cooperativa conquistará a Geração Z. Além de sites funcionais e sem muitas complicações e falhas, a organização precisa cativar os consumidores com experiências inusitadas desde o primeiro contato com a marca, até o pós-venda.

Ao causar sensações positivas e oferecer uma plataforma com boa usabilidade, a cooperativa apresenta um diferencial que atrai ainda mais clientes. Ou seja: sempre pense em meios de oferecer uma boa experiência para a Gen Z, demonstrando preocupação em atender suas necessidades.

5. Ajuste a linguagem

A mudança geracional também afeta a linguagem, afinal, novas gírias são criadas e passam a ser utilizadas no dia a dia. Diante disso, as cooperativas devem adequar o modo como se comunicam com os clientes da Geração Z.

Ao utilizar gírias populares e adaptar conteúdos viralizados, as cooperativas se aproximam dos jovens consumidores. Além de fazer com que eles se sintam confortáveis em seu website ou perfil, a mudança na linguagem mostra que a marca não está presa em costumes tradicionais e arcaicos.

6. Foque na sustentabilidade e no impacto social

A Geração Z tem uma grande preocupação com a sustentabilidade e leva isso em consideração quando está buscando produtos. Segundo uma pesquisa da Deloitte, os jovens passaram a evitar o consumo de mercadorias provenientes de fast fashion e de marcas que não se preocupam com a sustentabilidade.

Além disso, a Gen Z também se importa com o impacto social causado pelas organizações. Cerca de 63% da geração acredita em negócios com o poder de promover igualdade social.

7. Preste atenção no que não fazer

Quem nunca teve medo do cancelamento, não é? Para punir artistas, influenciadores e marcas que cometeram erros, a Gen Z passou a cancelá-los, ou seja, pararam de consumir seus produtos e acompanhá-los nas redes sociais.

As organizações devem, portanto, prestar atenção em todas as etapas de um projeto para evitar erros e repercussões negativas. Além disso, é interessante observar as marcas concorrentes e os seus erros, evitando, assim, repetí-los

Conclusão: de olho na Geração Z

A Geração Z chegou com inúmeras mudanças no comportamento de consumo que devem ser acatadas para manter a perenidade das marcas. Os jovens buscam mais do que apenas um produto ou serviço, eles desejam se identificar com a organização e se sentir parte dela.

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