Estratégias de marketing estão super em alta e oferecem ótimos resultados para as cooperativas. Mas afinal, o que é marketing? Essa área é responsável por uma parte muito importante do mercado: a geração de valor do produto, serviço ou da marca. Essa agregação é muito importante para tornar mercadorias e serviços mais atrativos para os consumidores, criando uma distinção em relação à concorrência.

Desenvolver um plano de marketing é essencial para o crescimento das organizações, tendo em vista a relevância da internet nos dias atuais. Se posicionar estrategicamente no mundo digital pode transformar uma pequena marca em uma potência no mercado. Com um planejamento eficiente, é possível se comunicar diretamente com o público-alvo, de forma a atrair mais clientes e cooperados.

Apostar no marketing para propagar marcas cooperativistas e melhorar a experiência para clientes e cooperados é uma tática valiosa para as cooperativas. Neste artigo, vamos citar cinco métodos para melhorar o marketing da sua cooperativa e ainda conheceremos cases de sucesso. Boa leitura!

1. Conheça os 5 P’s do Marketing

Antes de saber sobre planejamentos, é preciso entender os fundamentos do marketing. Os 5 P’s, considerados os elementos centrais do marketing, foram pensados na década de 1960, pelo professor Jerome McCarthy.

Esses pilares atribuem um norte para o plano, e é importante conhecê-los antes de desenvolver uma estratégia. Eles são os seguintes:

  • Produto: é o foco da organização e gira em torno da solução que a cooperativa oferece.
  • Pessoas: para quem o produto se destina, sempre no centro da experiência do consumo.
  • Preço: encontrar um equilíbrio entre custo de produção e poder aquisitivo do público-alvo é essencial para precificar seu produto.
  • Praça: são os locais estratégicos onde os consumidores conseguem encontrar o produto.
  • Promoção: momento de planejar a divulgação da marca, do produto ou do serviço.

2. Trabalhe o seu branding

O branding é outro pilar essencial do marketing. Trabalhar sua marca e a percepção que o consumidor tem dela é decisivo no desempenho do produto no mercado.

O “ing” no final de brand (“marca”, em português) indica continuidade. Isso porque a marca é algo em constante construção, não uma criação isolada. Portanto, o investimento em branding deve ser contínuo, com ajustes na marca de acordo com as tendências e oscilações do mercado, mas sem perder a identidade do negócio.

Construção e valores da marca

O cooperativismo é um movimento mundial que está em constante crescimento, com presença em mais de 100 países e reunindo quase 300 milhões de pessoas. Por isso, reforçar os valores e conceitos cooperativistas como parte da marca é uma ótima aposta para organizações do meio.

Apontar as cooperativas como modelo de negócio rentável e viável é uma ótima maneira de promover a marca. Por meio de estratégias que unam o cooperativismo e o branding, as organizações são capazes de contar sua história e reforçar suas raízes e princípios. Dessa forma, as cooperativas podem tocar e impactar seu público-alvo, criando identificação com o consumidor e até com seus colaboradores!

A Aurora Coop, por exemplo, mudou sua marca institucional justamente para incluir a menção ao cooperativismo. Além disso, ela também adotou o carimbo SomosCoop em seus produtos, de forma a reforçar a conexão da marca com o modelo de negócios cooperativista.

Estratégias de branding

Antes de pensar em planos para desenvolver sua marca, é importante pensar na construção inicial dela. Essa etapa engloba desde a parte visual, como design do logotipo, a escolha de cores, tipografia e elaboração do manual de marca, até a definição de valores, tom de voz, linguagem e os canais de comunicação com o público. Tudo isso visando passar uma mensagem coerente.

Investir na produção de conteúdos, tanto para blog quanto para mídias sociais, é uma boa opção para reforçar posicionamentos da marca. Além disso, no mundo digital em que vivemos, é importante estar onde o consumidor está – seja em redes sociais ou sites.

Outro ponto que merece destaque é a experiência do usuário. Garantir que o processo de compra ou consumo do seu cliente seja agradável tem grande impacto na fidelização do usuário.

Você também pode aproveitar esse momento para proporcionar ao consumidor uma jornada que o faça vivenciar algum aspecto da sua marca, como um test drive, um espaço temático ou distribuição de brindes e amostras grátis. O ponto é criar laços com o cliente, para que ele tenha preferência pela sua marca.

Employer Branding

O fortalecimento de marca mostra-se relevante no relacionamento do colaborador com a organização também. Desenvolver o employer branding não apenas aumenta a eficiência dos funcionários, como diminui os gastos da cooperativa.

Isso porque ter uma organização que oferece um ambiente de trabalho construtivo e positivo, com bons benefícios e oportunidades de crescimento pessoal e profissional, deixa os colaboradores satisfeitos com seu emprego. E funcionários contentes não apenas se dedicam mais ao seu trabalho, como também se mantém em sua posição. Assim, as cooperativas economizam gastos com demissões e contratações.

Uma empresa que oferece boas condições de trabalho aos seus colaboradores consegue construir parte de sua marca em cima disso, e pode ficar conhecida no mercado por esse viés. Além disso, colaboradores satisfeitos tendem a ser os próprios propagadores da marca.

3. Inbound marketing: faça de atração e marketing de conteúdo

Apesar de muitas pessoas acreditarem que são sinônimos, existe uma grande diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo. Enquanto o marketing de conteúdo foca em produzir materiais para atrair visitantes à marca, o inbound marketing se preocupa em transformar esses usuários em leads e, posteriormente, em clientes.

Portanto, ainda que o conceito base de ambos seja parecido, o objetivo é diferente. Pode-se dizer que o inbound marketing funciona como um complemento para o marketing de conteúdo. E como aplicar essa estratégia de marketing de conteúdo? Criando materiais persuasivos e cativantes para envolver os usuários. Nesse momento entra a produção de textos para sites, disparos de WhatsApp e automação de e-mail marketing.

A importância do SEO

De nada adianta produzir bons conteúdos e ter uma marca bem fundamentada se não é fácil achá-la. No marketing digital, é essencial que sua marca seja facilmente encontrada pelos usuários em buscadores. Nesse momento entra em jogo o SEO, que nada mais é que um  otimizador para mecanismos de busca (Search Engine Optimization).

Em meio a tantos materiais disponíveis na internet, o Google utiliza um algoritmo que, por meio de alguns critérios, define o que é um conteúdo bom. E o SEO dispõe de técnicas que mostram para o buscador que seu material é relevante, ou seja, permite que fique bem ranqueado dentre as pesquisas.

Escolher e destacar palavras-chave relevantes, ter um título e meta descrição adequados, utilizar imagens e links externos e ter um site responsivo são algumas das estratégias que podem ser adotadas para obter um melhor posicionamento nas buscas na internet.

4. Aposte no matemarketing e neuromarketing

O marketing é uma ciência relativamente jovem, que segue desenvolvendo novos conceitos. O matemarketing e o neuromarketing são compreensões que, apesar de categorizadas recentemente, sempre foram pensadas e fazem total sentido no contexto do marketing digital.

Neuromarketing

Entender o pensamento e o comportamento do cliente é mandatório para saber as melhores maneiras de alcançá-lo. O neuromarketing é a ciência que estuda as condutas do consumidor, avaliando de que maneira seu cérebro reage quando exposto a marcas e incentivos de compra.

São utilizadas diversas técnicas de pesquisa da neurociência e da psicologia para entender como conectar os pensamentos do cliente à marca. Os estudos utilizam de mecanismos para entender como os estímulos externos podem afetar o poder de decisão do consumidor na hora da compra.

As escolhas tomadas pelo cérebro sofrem grande influência do inconsciente, ainda que não se perceba. Por isso, entender o processo de escolha permite desenvolver campanhas, produtos e experiências que sejam focadas nas respostas do subconsciente dos clientes, tornando as mensagens mais efetivas.

Matemarketing

Em um mundo cada vez mais guiado por dados, era impossível essa tendência organizacional não se expandir até a área de marketing. O matemarketing já existe desde que a transformação digital chegou nas organizações e é simplesmente a junção da matemática com o marketing.

O conceito se baseia no estudo de dados e estatísticas para elaboração de planejamentos de marketing. Assim, é possível criar estratégias de atração e conversão de clientes com resultados muito mais assertivos.

O matemarketing funciona a partir de uma série de etapas. Por meio da captação e análise de dados, é possível ter insights sobre planejamento de campanha e sua realização. Por fim, ocorre a otimização e nova aplicação da estratégia adotada.

5. Não se esqueça das redes sociais

As redes sociais fazem parte do cotidiano de todos. De acordo com o relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil, atrás apenas do WhatsApp e do Youtube, e contava com mais de 113,5 milhões de usuários em 2023.

Esse número representa a importância de ter um planejamento de marketing que engloba as redes sociais, visto a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas. Em um mundo digital, é importante que as marcas migrem para o ambiente online também.

E as utilidades das mídias sociais vão além da captação de possíveis clientes. As organizações podem promover seus produtos e serviços, obter feedback da experiência prestada e até encontrar novos parceiros ou colaboradores.

Base de clientes e lista de e-mails

Um ponto importante para o marketing no mundo digital é estabelecer uma base de clientes e criar uma lista de e-mails a partir disso. Ter uma rede de consumidores fiéis à marca e satisfeitos pode garantir o crescimento da cooperativa. Isso porque eles são capazes de passar adiante informações, depoimentos e avaliações sobre a organização.

O primeiro passo é entender o cliente e suas necessidades. Depois, a coop precisa criar estratégias de marketing que visem a comunicação com esses consumidores, e sua cativação. Nesse momento entram em jogo táticas como a lista de e-mails.

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação muito efetiva para manter perto seus clientes e prospecções. Ao disponibilizar um formulário de assinatura pelo qual os consumidores podem receber newsletters ou anúncios sobre a marca, você cria um canal de contato direcionado em que pode enviar mensagens personalizadas para seu público-alvo.

Cases de sucesso a partir do marketing

Estratégias de marketing podem ser uma forma de trazer inovação para dentro das organizações. Diversas cooperativas já utilizaram de planejamentos inovadores e que trouxeram retornos positivos às instituições.

Sicoob Primavera integra “cãolaborador” na equipe

Em um período de isolamento social pós-pandêmico, a Sicoob Primavera decidiu acrescentar um novo integrante muito especial à equipe. Bud, um golden retriever, foi o responsável por mudar o clima da cooperativa e deixar os dias dos colaboradores ainda mais alegres.

A instituição teve que adaptar toda sua organização para receber o novo cãolaborador. Ainda que ele tenha espaço para percorrer livremente pela cooperativa, um espaço exclusivo foi reservado para o Bud e seus pertences. A Sicoob Primavera também encontrou um hotel canino onde o integrante de quatro patas pudesse socializar com outros cães e descansar aos finais de semana.

Além de criar uma relação com os colaboradores, o golden também teve impactos no número de filiados da cooperativa. Muitas pessoas se associaram à organização apenas por conta do novo mascote. Desde a chegada do Bud, a adesão anual de cooperados foi de 53 pessoas em 2020 para 291 em 2024.

Sicredi Cerrado GO lança jogo para disseminar o cooperativismo

A Sicredi Cerrado GO, por sua vez, desenvolveu um jogo gratuito na plataforma Roblox que trata sobre cooperativismo e sustentabilidade. O intuito do game, lançado em 2023, é engajar crianças e adolescentes em assuntos cooperativistas.

O protótipo do jogo saiu da inscrição da ideia na maratona GO!COOP. Em pouco tempo, a central do Sicredi abraçou o projeto e levou a iniciativa a nível sistêmico.

Apenas nas primeiras semanas de lançamento, o GamerCoop teve 250 usuários logados e mais de 1.600 visitas de diferentes países, como Brasil, México, Estados Unidos, Reino Unido e Chile. Dado o seu sucesso, o jogo foi selecionado para o Inova 2030, programa de aceleração do Pacto Global da ONU no Brasil.

Conclusão: planejamento para melhorar o marketing

Ter um bom planejamento de marketing pode mudar o desempenho da sua cooperativa. Essa área atua na geração de valor da marca e é uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar clientes e cooperados.

Estratégias de marketing podem ser utilizadas até em mercados internacionais. Por meio de um plano de marketing eficiente, uma organização pode internacionalizar sua marca, atendendo as demandas do novo mercado e mantendo a originalidade da cooperativa.

Para isso, o NegóciosCoop desenvolveu um artigo em que trata de algumas tendências chave de marketing para impulsionar a exportação. Confira!