Sobre o case

Três novos rótulos chegam ao mercado em outubro de 2025 para atender ao público abstêmio diante da crescente preferência por hábitos mais saudáveis

Ficha técnica

  • Nome da Cooperativa: Vinícola Aurora
  • Ramo: Agropecuário
  • Produto: Vinhos e sucos
  • Localização: Região Sul
  • Breve histórico: Fundada em 1931, a Aurora é a maior cooperativa vinícola do Brasil, composta por cerca de 1.100 famílias cooperadas na Serra Gaúcha. Com uma área cultivada de 3 mil hectares, a cooperativa processa anualmente entre 10% e 15% da safra de uvas do Rio Grande do Sul. A cooperativa tem um portfólio de 220 itens, divididos em 13 linhas. Seus rótulos são comercializados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de estarem presentes em outros 17 países.
  • Resumo: Após lançar bebidas gaseificadas sem álcool que simulam um espumante, a cooperativa aposta agora em uma linha completa de vinhos desalcoolizados tintos e brancos. A meta é dobrar a produção em 2026 e expandir a linha para outras variedades de uva.

Contexto

A Vinícola Aurora, tradicional cooperativa do Rio Grande do Sul, é a maior produtora de vinhos do Brasil e também é conhecida no ramo das bebidas não-alcoólicas como líder no segmento de suco de uva integral, onde detém uma fatia de 38% do mercado.

Porém, nos últimos anos, a cooperativa identificou um novo nicho onde tem ampliado sua presença: o de bebidas sem álcool que se assemelham a vinhos ou espumantes, direcionadas aos momentos de celebração dos consumidores abstêmios.

A primeira aposta neste segmento aconteceu em 2019 com o lançamento da linha zero álcool: uma bebida feita à base de suco de uva, gaseificada e vendida em garrafas de espumante. A linha fez sucesso e foi expandida com a versão rosé em 2023. Agora, a vinícola redobra a aposta neste mercado com o lançamento de três vinhos desalcoolizados.

Desafios

A grande motivação para a entrada neste segmento foi a identificação de uma lacuna no mercado que não estava sendo atendida. A cooperativa notou um grande grupo de consumidores que nas comemorações e datas importantes, como um casamento, servia apenas água, refrigerantes ou sucos.

“Quando colocamos no mercado um produto que é à base de suco de uva, levemente gaseificado, mas com toda a característica do espumante, com garrafa e rolha de espumante, as pessoas começaram a levar isso para as mesas e a celebrar sem culpa”, afirma Rodrigo Valerio, diretor de Marketing e Vendas na Vinícola Aurora. “O mote da nossa campanha é que agora não existe desculpa para não brindar, seja você o motorista da rodada, uma pessoa com restrição ao consumo de álcool ou uma pessoa religiosa”.

Ele acrescenta que um dos principais desafios do lançamento da linha zero álcool foi o desconhecimento do mercado e a necessidade de explicar para o consumidor o que era aquele produto. “Apenas produtos alcoolizados eram comercializados neste tipo de garrafa, com esse tipo de fechamento com rolha, então para o varejo foi uma surpresa”, afirma o diretor.

O lançamento inicial em 2019 foi seguido pela pandemia e, consequentemente, por um período de baixa nas vendas. No entanto, a comercialização voltou com força total a partir de 2022 e, hoje, figura como uma linha bem consolidada no portfólio da Aurora.

Soluções

Para Valerio, o consumo de bebidas sem álcool deve continuar a crescer juntamente com a busca por um estilo de vida mais saudável, sobretudo entre as novas gerações. De olho nesta tendência, a Vinícola Aurora está expandindo seu portfólio com o lançamento de três vinhos desalcoolizados, produzidos com as mesmas uvas usadas para os vinhos tradicionais. São dois rótulos tintos à base de vinho Cabernet Sauvignon, nas versões adoçado e não adoçado, e um branco à base de Chardonnay.

Diferentemente da linha zero álcool, estas não são bebidas que simulam um vinho, mas sim vinhos que foram fermentados pelo método tradicional e que passaram por um processo de remoção do álcool. Foi justamente este processo que representou um novo desafio para a cooperativa.

Rodrigo Valerio conta que a vinícola desenvolveu internamente a tecnologia para a extração do álcool, realizando modificações em equipamentos já existentes, a fim de reduzir os custos que a compra de máquinas de fornecedores externos representaria. Além disso, não existe um descritivo ou mesmo padrões internacionais para a desalcoolização de vinhos.

A cooperativa conversou com organizações estrangeiras, consultou enólogos e realizou testes cegos com especialistas a fim de encontrar o melhor caminho para o desenvolvimento do novo produto. “A inovação por trás desse processo foi enorme, mas os testes mostraram que estávamos na direção correta”, afirma ele. “Agora, o maior trabalho vai ser explicar para o consumidor final que esse produto não é um vinho, mas também não é um suco”.

Desenvolvimento

A nova linha, ao trazer produtos que já foram vinhos mas que passaram pelo processo de extração do álcool, oferece bebidas com sabor e características mais próximas do vinho tradicional. “A pessoa pode ter certeza de estar degustando um produto que faz parte do ritual, que pode ser harmonizado com a comida, mas tudo isso sem as questões que o álcool acarreta no corpo”, afirma Valerio.

Os novos rótulos estarão à venda a partir de outubro de 2025 no e-commerce da Cooperativa Vinícola Aurora e nos principais pontos de venda do país, com preço de referência de R$ 55,00 cada garrafa. Segundo Valerio, este é o padrão de preço para um vinho reserva da Aurora, mas ainda é considerado um valor acessível em relação a vinhos da concorrência que giram em torno de R$ 100.

Além dos três vinhos desalcoolizados, a Aurora planeja lançar até o fim de 2025 um projeto piloto de um espumante desalcoolizado. Para os próximos dois anos, o diretor de Marketing e Vendas prevê a expansão para uma linha inteira de desalcoolizados produzidos também com outras variedades de uvas.

Resultados

Em 2024 a Vinícola Aurora vendeu 158 mil caixas da linha zero álcool, o que representa 710 mil litros vendidos, com faturamento de mais de R$ 20 milhões apenas nesta linha. Isso representa crescimento de 48% em termos de volume e de aproximadamente 53% em faturamento, na comparação com 2023. A previsão para 2025 é de uma expansão de 10% em volume e de 15% no faturamento.

No Brasil, entre os principais mercados consumidores da linha Aurora Zero estão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os produtos sem álcool também possuem forte demanda para a exportação, tendo como principal mercado a China. O faturamento desse segmento para o exterior representa 70% do total das exportações da marca.

Além disso, a cooperativa prevê o envase de 20 mil litros da nova linha de vinhos desalcoolizados em 2025 e estima dobrar este volume em 2026, realizando um grande ganho de escala logo após o lançamento.

Aprendizados

  • A inovação pode nascer a partir da escuta de novos perfis de consumidores.
  • Uma tendência aparentemente contrária ao negócio principal da cooperativa pode ser uma oportunidade de abrir novos mercados.
  • Ao desenvolver internamente a tecnologia de desalcoolização, a cooperativa não só reduziu custos como criou know-how em um processo ainda não padronizado e ganhou diferencial competitivo.
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