Inteligência de Mercado
Data driven para pequenas e médias cooperativas: como começar com poucos recursos
Muitos acreditam que o acesso a dados só é possível para grandes negócios. É claro que o uso é mais fácil para organizações que têm maiores recursos, mas cooperativas pequenas e médias também podem se beneficiar muito de uma cultura data driven.
Usar os dados para basear as estratégias e escolhas de uma cooperativa pode fortalecer a marca no mercado, trazendo resultados verdadeiramente eficazes. Essa prática é possível mesmo com recursos reduzidos.
Com ferramentas acessíveis e uma rotina que cultive o bom uso de dados na organização, fica mais fácil aplicar uma cultura data driven em cooperativas pequenas e médias. Confira dicas que podem facilitar o uso de dados em cooperativas de menor porte!
O que é ter uma cultura data driven?
Antes de tudo, é preciso compreender o que significa a palavra “dados”. Dado é o termo que nomeia qualquer número, métrica ou material que registre algo, mas ainda não tenha sido processado. Eles podem ser coletados por meio de uma pesquisa de satisfação ou por uma pesquisa na internet, por exemplo.
O que caracteriza os dados, porém, é o fato de não serem algo estruturado. É preciso organizar, analisar, limpar e selecionar os dados para que eles tenham utilidade e tragam coesão. Dessa maneira, os dados se transformam em informações que vão, por fim, guiar a cooperativa.
Trabalhar com uma cultura data driven significa construir a gestão da cooperativa com escolhas baseadas em dados. E isso passa por todas as áreas da organização, desde a contratação de novos colaboradores até a construção de campanhas de marketing. Uma cooperativa que atua com data driven tem sua cultura institucional construída em cima dos dados.
Esse processo deve englobar todos da cooperativa. É preciso que os dados façam parte da rotina, sendo base para as reuniões entre lideranças e utilizados no dia a dia dos colaboradores. Além de aumentar a sinergia entre os setores da cooperativa, essa prática garante maior assertividade nos processos.
Como uma cultura data driven pode ajudar pequenas e médias cooperativas
Os benefícios de uma cultura data driven são diversos. Em uma cooperativa onde as tomadas de decisões são baseadas em dados, é possível criar estratégias mais eficazes e campanhas assertivas.
Em especial na tomada de decisões de uma cooperativa pequena ou média, o uso de dados de forma correta é essencial. Com eles, as cooperativas podem otimizar processos e construir projetos com bom custo-benefício, algo crucial para marcas que possuem poucos recursos. Listamos alguns dos benefícios de usar dados em uma cooperativa pequena e média:
Conhecer melhor seu público e saber determinar suas personas
Os dados podem ser uma ótima ferramenta para orientar uma cooperativa sobre o mercado em que ela está inserida. Com base em pesquisas de satisfação, estudo de mapas de calor, teste A/B e outras ações, é possível coletar dados que podem dar pistas e orientações de como os seus clientes e/ou cooperados se portam, quais os seus gostos e suas preferências.
Além disso, coletar dados sobre o ramo de atuação da cooperativa pode ajudar a entender melhor as tendências dos consumidores desse setor. Isso ajuda a saber quais estratégias podem trazer melhorias na sua produção e comercialização.
Por exemplo: ao estudar os clientes, é possível entender os principais tipos de consumidores e, com base nesses dados, determinar personas para direcionar seus produtos e campanhas. Essa ação facilita a criação de estratégias mais segmentadas e eficazes.
Ter bases sólidas para melhorar o marketing e o posicionamento da marca
Como apontado, o uso de dados permite um maior conhecimento sobre seu público e, consequentemente, traz informações valiosas para construir estratégias mais segmentadas. Isso é de extrema relevância para a área de marketing, onde os dados podem facilitar a personalização de campanhas e impulsionar seus resultados.
Com bases sólidas, o trabalho de divulgação e posicionamento de uma marca se torna mais assertivo. Além disso, acompanhar as métricas e os resultados de uma campanha por meio de dados pode facilitar o entendimento dos erros e acertos, guiando melhores decisões no futuro.
Otimizar processos internos
Outro grande benefício do uso de dados é a possibilidade de melhorar processos internos, agilizando e aperfeiçoando diversos setores da cooperativa. Por meio das análises de resultados, é possível identificar as forças e as fraquezas da cooperativa, facilitando a correção de erros e até mesmo prevenindo possíveis falhas.
Tendo uma visão ampla da cooperativa, sempre com informações que trazem melhorias, é possível agilizar processos e diminuir custos, o que melhora toda a cadeia produtiva da organização.
Ter uma base para tomar decisões mais assertivas
Decisões importantes podem guiar o sucesso ou fracasso de uma marca. Por conta disso, usar apenas o bom senso ou crenças pessoais pode levar a erros que afetem a cooperativa de forma negativa. Por outro lado, uma vez que essas escolhas são baseadas em dados, as chances de trazerem bons resultados aumentam.
Em especial para pequenas e médias cooperativas, cada decisão precisa ser tomada com muita cautela e atenção. Quando toda a organização gira em torno de uma cultura de dados, é mais fácil ter onde se basear nesse processo.
Big e Small Data para pequenas cooperativas
Duas categorias dividem os tipos de dados. São eles: o big data e o small data. Na era digital, quantidades enormes de dados são geradas diariamente. Trata-se de um conjunto tão grande e complexo que se torna difícil de analisar e identificar tudo. Isso é o que chamamos de big data. Apesar das dificuldades, é dentro dessa vastidão de dados que estão informações valiosas e tendências do mercado que podem ajudar as cooperativas.
Já o small data é, por sua vez, um conjunto menor e mais direcionado dos dados. Enquanto a abrangência enorme de dados do big data permite uma abundância de pesquisas e informações diferentes, as amostras pequenas de dados, chamadas de small data, constroem informações de grande valor e profundidade.
O small data permite dar contexto e encontrar nuances talvez não percebidas pelo big data. Uma entrevista com um cliente, por exemplo, pode fornecer informações valiosas sobre os sentimentos, comportamentos e particularidades do público que uma grande quantidade de dados não conseguiria acessar. É como um cone, em que o small data coleta menos informações e, por conta disso, obtém informações mais específicas.
Como o big data e o small data podem ajudar a tomar decisões melhores
Com suas peculiaridades, tanto o big data quanto o small data podem ser benéficos para cooperativas pequenas. As informações do big data oferecem insights sobre o mercado, ajudam a entender o comportamento de consumidores e encontrar tendências para seguir no setor. Com esses dados, é possível guiar campanhas, se destacar no mercado e fortalecer a marca.
O small data, por sua vez, oferece um acesso mais próximo aos clientes, cooperados e colaboradores. Ao fazer pesquisas com os funcionários, por exemplo, é possível encontrar possíveis falhas e dificuldades que atrapalham os processos internos da cooperativa.
Além disso, uma pesquisa conduzida com os cooperados pode indicar quais as melhores estratégias de relacionamento, que aspectos emocionais ligam a marca aos cooperados, e outras informações valiosas.
Dicas para ter uma cultura data driven com poucos recursos
Para que o uso de dados seja proveitoso, é preciso saber trabalhar com eles da melhor forma. Em especial para cooperativas de pequeno e médio porte, ter técnicas para fazer um bom uso de dados é importante, uma vez que os recursos limitados podem dificultar esse processo.
Confira algumas práticas que podem ajudar a otimizar o uso de dados e extrair o máximo de informações da melhor maneira possível:
Comece pelo planejamento: defina objetivos
O primeiro passo para começar a usar dados é definir objetivos. Já sabemos que existe uma quantidade enorme de dados disponíveis, o que chamamos de big data. É muito fácil se perder nessa imensa quantidade de informações se não tiver metas claras e objetivas guiando esse processo.
Por conta disso, é preciso que a cooperativa entenda, antes de mais nada, quais são suas intenções e planos com o uso de dados. A marca busca crescer no mercado, otimizar processos ou diminuir os custos operacionais? Uma vez listados os propósitos, é mais simples enxergar os caminhos a percorrer.
Limpe e organize seus dados
Seja por meio do big data ou do small data, os dados precisam ser organizados para criarem sentido e se tornarem informações relevantes. Além de coletar os dados, é necessário fazer a checagem deles e da sua veracidade.
Isso assegura que as informações estejam sempre corretas e atualizadas, impedindo possíveis erros ou falhas. Afinal, se a cultura data driven se baseia totalmente no uso de dados para as tomadas de decisão da cooperativa, é de extrema importância que os dados que guiem a organização sejam confiáveis.
Faça pesquisas, colete dados e acompanha as tendências
Os clientes e cooperados de uma cooperativa garantem seu sucesso e crescimento. Por isso, nada mais valioso do que obter informações sobre eles por meio de dados. Seja com pesquisas, análise de comportamento ou acompanhamento das tendências de consumo, é importante coletar dados sobre o seu público.
Além de obter informações sobre os seus clientes e cooperados, os dados permitem ter um panorama geral do mercado em que a cooperativa está inserida. Por meio de pesquisas e de acompanhamento do big data, é possível enxergar as tendências e novidades do setor de atuação da organização.
Essa prática ajuda a manter a competitividade e saber como se destacar no mercado, encontrando oportunidades para se diferenciar de outras marcas e ter um crescimento exponencial.
Acompanhe métricas e use dados para avaliar o desempenho da cooperativa
Vale ressaltar que para garantir o sucesso de todas essas práticas, é preciso acompanhar o desempenho delas. Apenas fazendo a checagem dos resultados é possível entender se as campanhas e estratégias aplicadas nas cooperativas estão trazendo bons resultados. O uso de dados também pode ajudar nesse processo.
Com eles, é possível acompanhar as vendas da cooperativa, seu crescimento e seus gargalos. Com essas informações, fica mais fácil ajustar os erros e continuar investindo no que melhor funciona.
Ferramentas de dados para ser uma cooperativa Data Driven
Para facilitar ainda mais o uso dos dados, diversas plataformas online disponibilizam ferramentas que podem ajudar em todas as etapas do processo, desde a coleta até a análise.
Em cooperativas de pequeno e médio porte, é valioso investir em ferramentas de bom custo-benefício, que sejam igualmente acessíveis e fáceis de usar.
Coleta e organização de dados
A primeira fase da análise de dados consiste na coleta e organização desse material. Para isso, algumas ferramentas gratuitas podem ser utilizadas.
- Google Sheets: a ferramenta de planilhas do Google é uma ótima opção para quem busca organizar os dados de forma fácil e rápida. Por meio de tabelas e fórmulas, é possível transformar seu material bruto de dados em informações que podem ser usadas na cooperativa.
- Ferramentas de CRM gratuito: ferramentas de CRM são aquelas que permitem trabalhar no gerenciamento do relacionamento com os clientes e os cooperados por meio de um software. Já existem algumas plataformas que oferecem esse serviço gratuitamente, como hubspot, Bitrix24 e RD Station.
Pesquisas sobre clientes e cooperados
Para coletar dados dos seus clientes e cooperados, a fim de adquirir uma boa base de small data que vai guiar a cooperativa, também existem opções gratuitas de softwares.
- Google Forms: o Google Forms é outra ferramenta gratuita do Google que pode ajudar nas análises de dados. Com ele, é possível criar pesquisas de satisfação e conhecer mais sobre seus clientes e cooperados.
- SurveyMonkey: com uma proposta similar, o SurveyMonkey é outra ferramenta gratuita para criação de formulários e pesquisas online de forma rápida e fácil.
Análise de dados
Já na fase de análise dos dados coletados e organizados, diversas ferramentas gratuitas ou de valores acessíveis podem ser utilizadas.
- Looker Studio: mais uma ferramenta gratuita do Google, o Looker Studio permite a visualização dos dados, que podem ser transformados em métricas e gráficos personalizáveis.
- Microsoft Power BI: outra ferramenta famosa para análise de dados é o Power BI. A ferramenta do Microsoft oferece uma análise de negócios e de dados, com visualizações interativas, relatórios, dashboards e recursos de business intelligence (BI).
- Metabase: o metabase é uma plataforma de análise que ajuda no entendimento dos dados, em especial para pessoas que não são especialistas na área. Com a ferramenta, que tem versão gratuita, os dados podem se tornar informações simples para serem usados na cooperativa.
- LLMs: os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) são IAs criadas para entender comandos e gerar respostas de acordo com dados e informações fornecidas. Algumas plataformas já bem conhecidas, como Gemini e ChatGPT, podem ser treinadas para ajudar no processo de análise de dados.
Análise de marketing
Conforme explicado, a área do marketing é uma das que mais se beneficia com o uso dos dados. Duas ferramentas do Google podem ser utilizadas nesse setor.
- Google Analytics: o Google Analytics oferece uma plataforma para acompanhar o desempenho de um site na internet, mostrando métricas como acessos ao site, tempo de visitação e outras informações cruciais para entender como e onde investir e melhorar no marketing.
- Google Trends: uma ótima maneira de se manter atualizado em tendências e assuntos em alta é por meio do Google trends. Com a plataforma é possível acompanhar as principais pesquisas do dia e os tópicos que estão sendo mais comentados na internet.
Conclusão: soluções data driven para todos
O uso de dados para cooperativas pequenas e médias pode ser um diferencial que vai aumentar a competitividade da marca e a destacar no mercado. Apesar de parecer distante, é possível construir uma gestão baseada em dados em organizações de menor porte.
Para aprimorar sua capacidade de coletar, interpretar e utilizar dados sobre o mercado que vão te ajudar a melhorar o desempenho da sua cooperativa, confira já o curso Análise de Mercado do NegóciosCoop!