Rogério Salume, CEO da Wine.com, compartilha experiências
sobre como vender e se projetar no mercado digital 

Toda cooperativa sabe vender. Em tese essa é uma afirmativa correta, mas sempre há espaço para aprimorar as técnicas e os resultados desse processo que envolve muito mais do que o simples convencimento do consumidor. “É preciso ter em mente que é sempre necessário entregar a melhor jornada para o cliente. E isso significa atendê-lo no canal em que ele escolher, no momento que ele decidir, com preço justo e com a melhor experiência. Em outras palavras é preciso ter disponibilidade, estar presente e garantir a oferta”, afirma Rogério Salume, CEO da Wine.com, maior clube de vinhos do mundo.  

Vendedor nato, como ele se autodefine, Salume compartilhou parte de suas experiências na profissão durante a palestra Como vender e se projetar no mercado digital, realizada na Semana de Competitividade, organizada pelo Sistema OCB entre os dias 22 e 26 de agosto. Segundo ele, uma das principais regras para vender bem é saber separar desejo e realidade. “Todo mundo quer ter o melhor negócio do mundo. Mas, antes, é preciso conhecer as reais condições do seu negócio hoje para projetar o amanhã. Nada acontece da noite para o dia. Temos que nos provocar constantemente, unir ação e atitude”, ressalta. 

De forma descontraída e bem-humorada, Salume contou que quando decidiu investir no mercado de vinhos, comprou uma grande briga com o mercado porque entendia que era preciso simplificar o processo, reduzindo a “elitização” do consumo. “Para tomar uma cerveja, basta fazer um sinal para o garçom e ele automaticamente te traz a garrafa e os copos. Já no caso do vinho, a impressão que se tem, no geral, é a de que precisa ser uma ocasião especial, que a escolha é difícil e os preços pouco acessíveis. Sempre acreditei que é possível desmistificar essa crença”.  

 A Wine.com nasceu em 2008 com um pequeno centro de distribuição. Hoje possui quatro grandes centros no Espírito Santo, de onde são processados 12 mil pedidos por dia e vendidas 20 bilhões de garrafas/ano. O faturamento da empresa é de cerca de R$ 1 bilhão, segundo Salume. “Por isso, precisamos acreditar e agir, sem ter vergonha de errar. Se não agirmos e ficarmos esperando as condições ideais, outro vem e faz no nosso lugar”, salienta.  

  Para ele, um dos pontos fundamentais para quem quer vender e se projetar cada vez mais no mercado digital é a transformação mental. “Se você não conhece e não aceita a lógica dos processos cada vez mais fluídos que o mundo digital exige, não vai conseguir implantar um sistema que realmente funcione. Por isso, a mudança de mentalidade não só do alto escalão, mas também de todos os colaboradores, é o primeiro passo desse caminho”.  

Salume também recomenda o aprimoramento e ampliação da forma de comunicar tanto com o cliente quanto com o colaborador da empresa. “Transparência só contribui. Porque temos medo, por exemplo, de divulgar os resultados da empresa para quem nos ajuda a construir esses resultados? Por que não compartilhar para engajar ainda mais e garantir maior compromisso e satisfação para todos os envolvidos?”, questiona. 

Algumas competências destacadas por Salume para se projetar cada vez mais no mercado são a empatia, inteligência emocional, resiliência, capacidade de mudança e de trabalho híbrido. “Além disso, é importante liderar pelo exemplo e não pelo poder (medo). Buscar pessoas que saibam mais do que nós para integrar a equipe é agregar valor. Também é necessário gostar de vender, gostar de gente e não ter medo de correr riscos”, acrescenta.  

Para concluir, Salume ressaltou que o ideal é transformar o cliente em um torcedor da marca ou serviço prestado. “Precisamos trazer as pessoas para dentro do nosso negócio. Alguém consegue explicar a paixão de um torcedor pelo seu time? Se conseguirmos um compromisso similar para os nossos produtos, o sucesso estará basicamente garantido”.