Em um ambiente de negócios de competição acirrada, a possibilidade de apresentar seus produtos e serviços a potenciais parceiros comerciais faz toda a diferença. As rodadas de negócios são encontros que aproximam as cooperativas de potenciais compradores previamente selecionados de acordo com um perfil.

A ideia é criar um ambiente de interesses mútuos e confiança para ampliar a rede de contatos e concretizar vendas. Como a finalidade é fazer conexões de interesse mútuo, a rodada de negócios é um evento voltado a empresários e lideranças que desejam prospectar e fechar negócios diretamente.

Ainda que não seja realizada uma venda, a participação em uma rodada de negócios pode ser positiva para a cooperativa. O evento possibilita o início de novas conexões e a captação das tendências de mercado – a compreensão do que está em demanda.

Neste artigo, vamos conhecer os diferentes tipos de rodada de negócios, ver como o evento funciona e apresentar dicas para o sucesso de sua cooperativa. Aproveite a leitura!

Tipos de rodadas de negócios

As rodadas de negócios podem ter diferentes finalidades. Por isso, é possível classificá-las em determinados tipos, como:

  • Rodada de negócios setorial: com uma finalidade mais específica, busca unir entidades de um setor específico da economia (serviços financeiros, saúde, agronegócio etc.).
  • Rodada de negócios temática: a reunião tem um foco temático, que pode ser distribuído por setores distintos (inovação, recursos humanos, empreendedorismo etc.).

Por que participar

O Sebrae (Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas) lista uma série de possibilidades proporcionadas pelas rodadas de negócios:

  • Identificar e captar novos fornecedores, compradores e parceiros;
  • Contato direto com grandes empresas e redes;
  • Realização rápida de negócios;
  • Troca de informações;
  • Contato com maior número de empresas;
  • Realização de parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e internacional;
  • Conhecimento de mercados potenciais;
  • Aumento no volume de vendas;
  • Acesso a novas tecnologias;
  • Novos conhecimentos em métodos de gestão de negócios.

Como funcionam as rodadas de negócios

Na rodada de negócios, a cooperativa vai ter acesso a vários empresários que podem ter o interesse de adquirir os seus produtos ou contratar os seus serviços.

Diante dessa oportunidade de se apresentar a um grupo de potenciais parceiros, a cooperativa faz uma demonstração do que tem a oferecer. Isso pode ser feito através da disponibilização da amostra de um produto, da apresentação de seus resultados e comprovação das suas capacidades produtivas.

Em geral, uma rodada de negócios tende a durar entre um e dois dias, aponta a cartilha sobre o tema desenvolvida pela Universidade da Flórida em parceria com a Pesacre. A ideia é que as apresentações sejam dinâmicas e focadas. A conversa com cada um dos potenciais parceiros pode durar cerca de 30 minutos.

Como se preparar para uma rodada de negócios

A rodada de negócios pode representar um ponto decisivo para o crescimento da sua cooperativa. Caso compreenda que esse tipo de evento apresenta boas possibilidades e resolva participar de uma rodada, é importante que a cooperativa esteja preparada.

Avaliar a participação

O primeiro ponto a ser levado em consideração é entender que nem todo evento pode ser adequado à sua cooperativa. Na hora de decidir se vai ou não aderir a uma rodada de negócios, é necessário ponderar se a participação vai oferecer oportunidades interessantes para o perfil da instituição.

Tempo é um recurso escasso, e a adesão a uma rodada de negócios demanda esforços e recursos para preparação e planejamento como você verá a seguir. Participar de eventos de maneira despropositada vai gerar desperdício de tempo e dinheiro que poderiam ter finalidades mais produtivas.

Neste ponto, a pesquisa é fundamental. Procure saber mais sobre os compradores que estarão participando da rodada de negócios – visite seus portais, confira o escopo de sua atuação e cheque seus aspectos culturais. Assim, a cooperativa consegue traçar um perfil dos participantes para refletir se vale a pena participar.

Essa pesquisa também é relevante ao decidir participar da rodada. Estudar as empresas com as quais você irá se reunir fará a diferença nas suas reuniões.

Pontos a considerar

Uma série de questões deve ser considerada ao avaliar as opções de rodadas de negócios disponíveis para a participação da sua cooperativa.

Pergunte-se, por exemplo:

  • Que tipo de comprador a cooperativa deseja atingir?
  • Quais tipos de mercados a cooperativa tem capacidade de atender?
  • O produto da cooperativa é competitivo dentro do mercado representado na rodada de negócios?

No caso de uma rodada internacional:

  • Para qual região a cooperativa está interessada e apta a exportar?
  • Quais documentos e certificações sua cooperativa precisa para atender os compradores?

Preparando a apresentação

Os representantes da cooperativa na rodada de negócios devem estar ensaiados com o conteúdo que irá expor e plenamente familiarizados com os produtos ofertados. Tamanha preparação se justifica pela necessidade de tirar eventuais dúvidas que podem afetar o sucesso ou o fracasso de uma negociação.

Algumas informações devem estar sempre à mão, seus preços de venda, os custos e procedimentos logísticos e os possíveis métodos de pagamento. Uma apresentação bem feita também deve responder às seguintes perguntas:

  • O que a cooperativa faz?
  • Em que ela é diferente das concorrentes?
  • O que torna seus produtos e serviços melhores do que os demais?
  • Quais são os problemas que o produto ou serviço de sua cooperativa resolvem?
  • Qual a história por trás do produto ou serviço apresentado?

Em um mercado em que os consumidores prezam pela sustentabilidade dos produtos, em adição à qualidade, frisar boas práticas ambientais e valores éticos também conta pontos positivos. Afinal, o cooperativismo é um modelo de negócio cada vez mais atual e inovador.

  • Sempre que possível, leve materiais de marketing da sua empresa e esteja preparado para fazer amostras e demonstrações separadas dos produtos.

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Participando de uma rodada de negócios

O sucesso de uma rodada de negócios é multifatorial. Por isso, é importante que a cooperativa esteja representada por pessoas capacitadas tanto em suas habilidades técnicas quanto sociais, como:

  • Capacidade de planejamento
  • Conhecimento sobre finanças
  • Facilidade de comunicação
  • Habilidade em negociações

Durante o evento, a cooperativa deve cativar seus interlocutores com as características de seus produtos, sejam elas tangíveis (qualidade de fabricação ou maquinário) ou intangíveis (valores éticos e culturais).

Portanto, durante uma rodada de negócios, a modéstia não é uma virtude. A cooperativa deve utilizar todos os recursos disponíveis para se sobressair – mas sem nunca prometer o que não for capaz de cumprir.

Guarde um tempo para ouvir seu cliente, o que ele busca e espera. Cative seus interlocutores, mas lembre-se de não utilizar todo o tempo da apresentação. Deixe alguns minutos para esclarecer eventuais dúvidas e ouvir os interesses do seu possível comprador.

Cultivando conexões

As rodadas de negócios criam um ambiente muito propício para o networking (construção de uma rede de contatos), o que pode abrir portas no futuro. Relacionamentos desenvolvidos a partir do evento podem culminar em oportunidades de parceria comercial e aprendizagem.

Terminar uma rodada de negócios com a agenda renovada de nomes, números de telefone e e-mails pode ser um ótimo resultado.

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Pós-evento: balanço e acompanhamento

Experiência e aprendizado estão entre as coisas mais importantes que as rodadas de negócios proporcionam. Após o encerramento no evento, faça uma análise dos fatores que foram positivos e negativos ao participar do evento. Esse balanço será útil para a adesão a eventos futuros.

Diferentemente do que diz o ditado, a rodada de negócios não acaba quando termina. Os contatos realizados durante o evento podem render oportunidades no futuro. Talvez o produto ou serviço da cooperativa não tenha atendido uma necessidade imediata, mas mesmo assim deixou uma boa impressão.

Tome nota de como a cooperativa foi recebida pelos possíveis parceiros presentes no evento. O feedback, mesmo que negativo, ajuda na percepção das forças e fraquezas da coop. Um ponto de vista externo, possibilitado pela rodada de negócios, pode culminar no aprimoramento de deficiências da instituição.

Dicas e boas práticas

Carla Colonna, chefe-executiva de operações da 100 Open Startups, listou quatro dicas que são importantes durante todo o processo de uma rodada de negócios:

  1. Esteja disposto a cocriar: a cooperativa deve ser maleável a sugestões e flexível em seus processos com potenciais parceiros de negócios. A receptividade a novas ideias é combustível para a inovação e geração de valor.
  2. Seja paciente: mesmo que haja interesse em fechar um acordo, a consumação do negócio pode não ser imediata. Alguns parceiros podem precisar respeitar processos burocráticos internos que demandam um maior tempo de negociação.
  3. Ache seu ponto de equilíbrio: exponha o máximo de informações que puder aos possíveis parceiros, mas sem compartilhar dados sensíveis que garantam a segurança da operação de sua cooperativa.
  4. Não se limite à agenda: a base que sustenta uma rodada de negócios está no networking. A construção de relações humanas e interpessoais pode desnudar conexões e oportunidades que, à primeira vista, não estavam evidentes.

Uma porta para o mercado externo

As rodadas de negócio também cumprem um papel importante para a cooperativa que pretende ampliar seus horizontes e explorar novos mercados.

Ao participar de missões internacionais comerciais, as rodadas de negócios se apresentam como uma forma eficaz de apresentar e demonstrar os produtos da cooperativa, atingindo um bom número de interessados.

Nicola Minervini, consultor em internacionalização de empresas, defende os benefícios de participar das rodadas de negócios durante missões internacionais. Segundo o especialista, se bem organizadas, elas possibilitam “promoção dos próprios produtos ou serviços, realizar contatos com potenciais compradores ou possíveis parceiros, fornecedores, investidores”.

A presença em missões pode ajudar as cooperativas na expansão de suas operações e absorção de conhecimento sobre novos mercados. No ConexãoCoop, elaboramos um artigo explicando como e por que participar de feiras e missões.

Também mantemos um calendário para você ficar de olho em rodadas, missões e feiras  que podem ser de interesse da sua coop.

Conclusão

As rodadas de negócios se apresentam como ótimas oportunidades para a cooperativa conquistar clientes, fazer contatos e amadurecer enquanto negócio.

Com o direcionamento bem definido e o planejamento adequado, as cooperativas podem colher ótimos frutos da participação nos eventos. As rodadas de negócios ganham força como momentos que proporcionam bons negócios, interação e aprendizado.