Mercado Nacional
NegóciosCoop: o seu lugar de vender e comprar
A maior plataforma de negócios entre cooperativas brasileiras está no ar a partir desta quarta-feira (28/7). É o NegóciosCoop, um ambiente virtual exclusivo para a divulgação de produtos e serviços com o legítimo DNA coop e que tem como principal objetivo promover a intercooperação. Isso mesmo: coops conhecendo e comprando os produtos e serviços umas das outras.
Por exemplo: precisa transportar algum produto? Lá no NegóciosCoop você vai encontrar uma cooperativa que presta esse serviço. Quer um seguro de vida, teleconsulta, uma aula de inglês, flores, carnes e até acesso à internet? Nessa grande vitrine digital você vai encontrar!
O NegóciosCoop é uma atualização do antigo CooperaBrasil, lançado pelo Sistema OCB em 2020, para promover a realização de compra e venda entre as cooperativas, já que no momento em que o mundo precisou criar mecanismos para driblar uma crise sanitária e, ainda, seus efeitos na economia global, a cooperação foi a palavra de ordem e a estratégia mais eficaz para manter a sociedade de pé.
“Quando lançamos o CooperaBrasil a ideia era criar rapidamente um espaço para que as cooperativas pudessem se ajudar, por meio da compra direta, umas das outras. Agora, esse projeto cresceu e, em breve, o NegóciosCoop se tornará um grande e-commerce e, claro, o primeiro 100% cooperativista”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Vale destacar que essa plataforma está só no começo e que será construída dia após dia com a chegada de novas cooperativas. As cadastradas podem criar anúncios exclusivos para seus produtos ou serviços e, até mesmo, negociar por meio de um chat que está disponível na ferramenta. Como toda plataforma digital, o Sistema OCB está comprometido a melhorar constantemente a ferramenta, para atender sempre melhor os usuários.
“Estamos criando mecanismos para que a cooperativa não precise buscar o que necessita fora do NegóciosCoop. Uma das novidades, por exemplo, e que pretendemos lançar em breve, é uma forma de pagamento feita de uma coop para outra, diretamente. Assim a coop ganha tempo e a plataforma segue cumprindo seu papel de facilitar e fomentar a intercooperação”, comenta Márcio Freitas.
INTERCOOPERAÇÃO
E por falar em intercooperação, o presidente do Sistema OCB também destacou a importância de oferecer soluções que tragam resultados concretos às cooperativas neste momento, ainda, tão delicado. “O Sistema OCB vem se dedicando fortemente aos temas inovação e intercooperação. Desde 2019, quando realizamos o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, temos apresentado à nossa base uma série de soluções que além de auxiliar as nossas coops a atravessarem esse momento, possam impulsionar o desenvolvimento delas no pós-pandemia. A crise sanitária e seus efeitos socioeconômicos está acelerando os nossos objetivos de contribuirmos para o crescimento das cooperativas brasileiras”.
VEM FAZER PARTE
O ambiente virtual faz parte da estratégia movimento cooperativista de estimular a intercooperação entre as coops, comprando e vendendo umas das outras, além de divulgar que elas produzem ou oferecem em termos de serviços. O cadastro é gratuito e aberto para todas as coop registradas e regulares.
A única coisa que a cooperativa precisa é preencher todos os campos do formulário de cadastro para que possa ser localizada pelas coops clientes. Quer fazer parte? Então, clica aqui.