Mercado Nacional
Coops já estão fechando negócios com o governo
O poder público é o maior comprador de bens e serviços no país. Para se ter uma ideia, em 2019, o orçamento destinado a esse tipo de operação foi de R$ 72 bilhões. Já em 2020, esse valor saltou para R$ 87,8 bi. E as cooperativas têm tido uma participação cada vez maior no processo de atendimento às necessidades do governo. Como? Graças à adesão delas à ferramenta Cooperativas nas Compras Públicas, implementada pela OCB há pouco mais de dois anos.
A OCB acredita que boa parte dos produtos e serviços requeridos em editais do governo pode ser ofertado por cooperativas. Então, o objetivo é buscar um modo de filtrar a maior quantidade de editais disponíveis, direcionando a proposta mais adequada ao segmento de atividade das cooperativas. O serviço selecionado combina tecnologia com a análise de técnicos especializados.
“A ideia é facilitar o mapeamento das oportunidades, que estão espalhadas em diversos níveis da federação (União, Estados e Municípios) e em diversos portais dos órgãos de governo. Ao se cadastrar no portal, a cooperativa tem na palma da mão as oportunidades já filtradas para os produtos ou serviços que ela comercializa e na área de abrangência da cooperativa”, explica a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, informando que, atualmente, o portal já conta com 182 cooperativas cadastradas.
RESULTADOS
Desde o seu lançamento, em novembro de 2018, a ferramenta tem mudado a rotina das cooperativas que aderiram ao portal. A Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), por exemplo, é uma das que já aproveitaram o novo portal para fazer negócios.
“Já vencemos quatro licitações que vão nos dar um fôlego importantíssimo e devemos isso ao portal criado pela OCB e que facilita bastante o monitoramento dos editais”, comenta o presidente da Cooates, José Cláudio da Silva, que já assinou vários contratos importantes com o governo do Estado do Pernambuco, graças ao portal Cooperativas nas Compras Públicas.
“Esse sistema tem facilitado muito o nosso trabalho. Temos sido contemplados em alguns editais importantes e isso nos proporciona um ganho valoroso. Para nós, esse portal de compras públicas é um divisor de águas”, relata José Cláudio da Silva.
Além de oferecer um monitoramento constante e atualizado, o sistema traz economia de tempo e de recursos, já que, ao fazer seu cadastro, a cooperativa passa a receber os editais adequados ao seu perfil. Isso otimiza o tempo de quem vive de olho nas oportunidades de fazer um bom negócio.
Quem também aprovou o sistema foi Elza Pacheco Lopes Cançado, da cooperativa Coopersystem, do Distrito Federal. “Como estamos sempre de prontidão, acessamos todos os dias, mas esse sistema de receber as notificações por e-mail facilita muito a vida.”
Welllington Luiz Pompermayer, da cooperativa de trabalho e tecnologia do Espírito Santo (Coopttec), destacou a economia que o portal gerou para sua coop. “No passado, chegamos a contratar uma empresa para monitorar os editais dos órgãos de nosso interesse. Depois destacamos uma colaboradora para fazer isso. Hoje, com as notificações que chegam por e-mail, nem estamos conseguindo dar conta de todos (risos).”
Quer receber as oportunidades de editais de compras e contratações do poder público? Então se inscreve aqui.
Para o caso dos programas de compras da agricultura familiar, o Sistema OCB já tem cartilha e um curso on-line disponíveis, para ajudar as cooperativas a participarem com a maior eficiência possível. Acesse aqui!