Feira é a maior vitrine de negócios para alimentos orgânicos e naturais da América Latina

O Sistema OCB participou com estande institucional da 18ª edição da Bio Brazil Fair 2024, maior feira de alimentos orgânicos e naturais da América Latina, realizada entre os dias 12 e 15 de junho no centro de exposições Distrito Anhembi, em São Paulo. O objetivo do evento é funcionar como uma plataforma para empreender novas iniciativas de negociações, gerar oportunidades de networking com fornecedores, distribuidores e importadores, e ampliar a visibilidade de produtos brasileiros, além de divulgar as tendências e inovações na indústria alimentar.

A participação do Sistema OCB na Bio Brazil faz parte da estratégia da coordenação de Negócios da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, que tem como diretriz apoiar as cooperativas na inserção em mercados, para que possam vender mais e melhor, de forma sustentável. Segundo Pamella Lima, coordenadora de Negócios da entidade, “participar da Bio Brazil foi muito importante, pois reforça a atuação sistêmica do cooperativismo na divulgação de produtos com marca coop, bem como o apoio para as cooperativas com a representação institucional e negócios nesses eventos comerciais”.

A edição da Bio Brazil ano passado comprovou o crescimento do mercado brasileiro de alimentos saudáveis que, atualmente, estima movimentar cerca de R$ 180 bilhões por ano no país e tem nas feiras como a Bio Brazil sua principal vitrine de negócios. Em 2023, a feira contou com 730 expositores, mais de 1,4 mil marcas e mais de 100 horas de conteúdo de palestras e seminários, atraindo 52 mil visitantes de todos os estados brasileiros e de 30 países, entre varejistas, atacadistas, distribuidores, profissionais das diversas áreas da saúde, empresários, cooperativas, produtores e consumidores finais. Para a edição de 2024, a estimativa da Bio Brazil é gerar ainda mais oportunidades de contatos e negócios.

Oito cooperativas participaram do estande institucional do Sistema OCB, denominado Cooperativas do Brasil – SomosCoop. Elas representaram diferentes estados, reforçando a força da diversidade do cooperativismo no Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Roraima e Rio Grande do Sul. Os produtos expostos e comercializados incluíram arroz orgânico, chocolates, castanha-do-Brasil, mel, lácteos e cafés.

Segundo Jean Fernandes, analista de Negócios do Sistema OCB, o estande impulsionou a divulgação e imagem dos produtos com a marca do coop. “Além disso, a pluralidade da feira Bio Brazil gerou inúmeras oportunidades de contatos com potenciais compradores e parceiros institucionais, bem como a prospecção de novos negócios e realização de venda de produtos”.

Para Glaucia Maria, cooperada da Coopiatã, cooperativa baiana localizada na Chapada Diamantina e que produz café, a participação na feira gerou muitas oportunidades. Ela percebeu que, nos primeiros dois dias, o público visitante que buscou conhecer os cafés da cooperativa foi de empresários da rede hoteleira, empórios e consumidores finais com interesse na bebida. “E temos o diferencial do apoio oferecido pelo Sistema OCB com o estande preparado e organizado para que pudéssemos realizar a degustação de cafés junto aos visitantes”, declarou.

Gustavo Zimermann, presidente da cooperativa gaúcha Cooperav, também destacou os resultados positivos da presença na feira. “Foi a primeira vez que a cooperativa participou de um evento comercial com a proporção de marcas e produtos da Bio Brazil. Foi muito gratificante e os primeiros dias da feira já foram muito produtivos, com a realização de diversos contatos com empórios de produtos orgânicos e com parceiros comerciais que a cooperativa já possui e vieram na feira para realizar reuniões”.

Confira a lista das cooperativas expositoras no estande do Sistema OCB da Bio Brazil:

Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre Ltda (Cooperacre)

Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (CacauWay)

Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova)

Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi)

Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado Espírito Santo (Cafesul)

Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piata (Coopiatã)

Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Coopaiter)

Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão (Coperav)