Descubra os benefícios de adotar esse modelo de planejamento nas organizações

Para aprimorar os negócios, é importante, antes de tudo, conhecê-lo. A Análise SWOT ajuda a diagnosticar pontos positivos e negativos da organização. Por isso, inclusive, uma versão adaptada representa a segunda fase do Diagnóstico de Negócios.

Tanto a análise SWOT quanto a PODA, estratégia do Diagnóstico de Negócios, são igualmente importantes para as cooperativas. Ambas buscam entender os pontos fortes e fracos da organização, e podem ajudar no desenvolvimento estratégico.

Neste artigo, vamos conhecer os elementos da análise SWOT, entender a adaptação ao formato PODA e aprender como fazê-la. Aproveite a leitura!

O que é a análise SWOT

A análise SWOT (ou FOFA) é uma estratégia de planejamento que auxilia na identificação de pontos fortes e fracos das cooperativas, como forças e fraquezas internas, e oportunidades e ameaças de mercado. Essa tática pode ser utilizada em qualquer desenvolvimento, desde pequenos projetos até em grande escala nas organizações.

Acredita-se que o método foi criado na década de 1960 pelo consultor de empresas Albert S. Humphrey. Essa tática de gestão é muito relevante já que consegue oferecer um panorama completo do negócio.

Qual a importância da análise SWOT para as cooperativas

A análise SWOT oferece diversos benefícios às cooperativas. A começar pelo posicionamento estratégico da marca no mercado, analisando especificamente seus pontos fortes e fracos e as oportunidades do setor. A matriz também ajuda na tomada de decisões precisas e personalizadas para as necessidades da organização.

Diante das informações obtidas pela análise SWOT, torna-se mais fácil detectar as dificuldades que podem atrapalhar um projeto, e ter insights para superar esses desafios. Consequentemente, a qualidade dos serviços e dos produtos ofertados também é melhor, frente ao maior desenvolvimento dos projetos.

Como a análise SWOT funciona

A análise SWOT (ou FOFA, em português) é uma sigla que define quatro pontos principais, internos e externos: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Cada um desses elementos auxilia na análise da situação atual da cooperativa e no planejamento de ações futuras.

As forças e as fraquezas se referem às questões internas da coop ou do projeto a ser adotado, como o nível de tecnologia empregada, ações de comunicação e marketing, e a cultura organizacional. Já as oportunidades e ameaças dizem respeito às questões externas que devem ser levadas em conta, como análise de mercado, concorrentes, fornecedores e o macroambiente político, econômico e social. Em suma:

  • Strengths (Forças): as forças se referem às iniciativas internas das organizações que apresentam bom desempenho. Para fins de comparação, elas podem ser igualadas a outras ações da cooperativa ou até à vantagens competitivas externas.
  • Weaknesses (Fraquezas): as fraquezas dizem respeito às iniciativas da coop que têm um resultado abaixo do esperado. É importante analisar primeiro as forças, para que se tenha um parâmetro do que é bom ou ruim para a organização especificamente. Identificar as fraquezas é um primeiro passo importante para melhorar projetos e superar dificuldades.
  • Opportunities (Oportunidades): as oportunidades são as forças e fraquezas da cooperativa somadas às iniciativas externas que podem elevar a organização a uma melhor colocação no mercado. Elas incluem desde fraquezas que têm a chance de serem melhoradas até o desenvolvimento maior de áreas que já apresentam um bom desempenho.
  • Threats (Ameaças): as ameaças se referem às áreas com que se deve ter cautela, já que podem causar problemas à organização. Diferentemente das fraquezas, elas geralmente são externas e estão fora do controle da cooperativa. Desde transformações do mercado até mudanças legislativas, as ameaças podem ter qualquer impacto negativo.

Análise PODA do Diagnóstico de Negócios

A análise PODA é uma adaptação da SWOT pelo Diagnóstico de Negócios. A sigla para Potencialidades internas, Oportunidades, Deficiências internas e Ameaças diz respeito aos tópicos que causam impactos de curto e médio prazo nas cooperativas.

Os itens envolvem aspectos comportamentais, culturais, técnicos, políticos, econômicos, financeiros, regionais e de âmbito nacional, tanto internos quanto externos às organizações. É importante identificar cada ponto da PODA para saber precisamente em quais áreas é necessário realizar mudanças.

Como fazer uma análise SWOT na sua cooperativa

Agora que você já conhece os benefícios da análise SWOT, basta entender como aplicá-la na sua cooperativa. Algumas dicas podem facilitar a aplicação da análise SWOT na sua cooperativa, tais como:

Colete ideias com seu time

Por mais que pareça trabalhosa, a ideia da análise FOFA é ser feita com agilidade. Nesta etapa, o foco está nas experiências e percepções da equipe sobre a cooperativa. Os dados mais detalhados, por outro lado, podem ser analisados posteriormente em planos de marketing ou gestão.

Portanto, no primeiro momento a ideia é reunir a equipe para discutir alguns pontos e levantar informações relevantes. O brainstorm é uma ótima ferramenta para essa etapa, porque da conversa descontraída e da troca de experiências podem surgir ótimas ideias.

Faça uma análise de fatores internos

Um aspecto fundamental da análise SWOT é conhecer sua marca. Os pontos fracos e fortes da sua cooperativa estão relacionados a fatores internos da cooperativa, ou seja, aquilo sobre o que se tem controle.

Conhecer as forças e fraquezas da organização também significa estar atento aos concorrentes, como forma de comparação de suas falhas ou vantagens competitivas. Alguns dos fatores internos para se observar são: reputação, recursos humanos e financeiros, marketing e gestão, acesso à matéria-prima e materiais e equipamentos.

Avalie elementos externos

É essencial acompanhar os fatores externos à cooperativa. Ainda que estejam fora do controle da organização, esses elementos impactam diretamente no desempenho e resultado dos projetos. As oportunidades e ameaças englobam tudo aquilo que cerca o negócio, e podem ser divididas em micro e macroambiente.

O microambiente envolve forças que atuam no setor da cooperativa e no seu relacionamento com elas. Nessa categoria entram clientes, concorrentes, novos entrantes, intermediários e outros. Já o macroambiente diz respeito ao que está além da organização e seu meio. Esse gênero envolve os cenários como político-legal, econômico, demográfico, natural e tecnológico.

Elabore a matriz

Para construir a matriz SWOT, reúna todas as ideias levantadas durante o brainstorm. Nesse momento, a chave é ter objetividade para resumir os principais pontos e obter um material de visualização rápida, apenas com as informações necessárias.

É importante saber organizar a matriz. Com os elementos mais importantes em mãos, você deve colocar os fatores internos (forças e fraquezas) nos quadrantes superiores, e os externos (ameaças e oportunidades) nos espaços inferiores.

Transforme a análise em estratégia

Por fim, é preciso montar estratégias a partir das informações que foram coletadas. O plano de ação pode mirar em quatro pontos principais: forças que devem ser valorizadas, fraquezas que precisam ser corrigidas, oportunidades para serem aproveitadas e ameaças que devem ser evitadas ou controladas.

Outra possibilidade é cruzar os quadrantes e as análises realizadas em cada um. Algumas probabilidades são:

  • Forças + Oportunidades: foque em pontos fortes que podem ser maximizados para atingir novas oportunidades.
  • Forças + Ameaças: identifique forças que podem ser potencializadas a fim de evitar ameaças.
  • Fraquezas + Oportunidades: observe pontos fracos que podem ser corrigidos para aproveitar novas oportunidades.
  • Fraquezas + Ameaças: fique atento às fraquezas que podem ser amenizadas para evitar ameaças.

Conclusão: análise SWOT como ferramenta de gestão

Se feita de maneira correta, a análise SWOT pode trazer inúmeros benefícios à cooperativa. Com a identificação dos pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades, o método permite o desenvolvimento de um planejamento estratégico e assertivo.

Ter um plano de negócios sólido é essencial para o crescimento da organização, e a análise FOFA ajuda na construção dessa base. Pensando na importância do planejamento, o NegóciosCoop produziu um ebook sobre “Como elaborar um plano de negócios para sua cooperativa”. Aproveite a leitura!