Entre os dias 18 e 29 de outubro de 2021 aconteceu o Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. O evento, que teve sua 3º edição, tem como objetivo aproximar as entidades setoriais e os adidos agrícolas brasileiros e possibilitar o acesso a informações sobre a presença internacional do agronegócio brasileiro. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) atuaram em conjunto levando pautas de interesse do cooperativismo para os adidos de 18 países, além daqueles que atuam perante 3 instituições internacionais. 

Mas o que são os adidos agrícolas? 

Os adidos desempenham missões permanentes de assessoramento especializado no agro junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Eles promovem iniciativas para abrir novos mercados, promover os produtos brasileiros e atrair novos investimentos, sendo atores fundamentais para auxiliar a expansão da atuação internacional das cooperativas. 

Quer saber mais sobre exportação? O Sistema OCB preparou um curso EAD com o passo a passo para você preparar sua coop. Para acessar basta clicar aqui. 

A função de adido agrícola foi aprovada pelo Decreto 6.464, publicado no Diário Oficial da União, em maio de 2008 e os adidos iniciaram sua atuação em 2011. Agora, o Brasil conta com 28 adidos agrícolas brasileiros junto às representações diplomáticas no exterior, já incluindo os novos postos.  

Por serem especializados no assessoramento sobre o agro, um dos requisitos para concorrer ao cargo é ser servidor do quadro de pessoal efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e estar em exercício no MAPA ou em uma de suas entidades vinculadas.   

É importante destacar que além de identificar oportunidades, os adidos agrícolas contribuem para uma atuação permanente e continuada de promoção comercial nos países nos quais estão alocados. Isso contribui para a consolidação da imagem do Brasil nesses países e facilita a entrada dos produtos brasileiros nesses mercados.  

Os adidos também estão em contato com representantes dos setores público e privado das nações estrangeiras e interagem com importantes formadores de opinião, na sociedade civil, imprensa e academia, obtendo uma visão muito estratégica dos países nos quais estão alocados. Daí a importância do setor produtivo dialogar constantemente com esses profissionais. Sabendo dessa importância, a OCB preparou um relatório das reuniões com os adidos que você pode acessar aqui.