Conhecer o cooperativismo em outros países, participar de feiras e rodadas de negócios internacionais, apresentar os produtos e os serviços das cooperativas brasileiras a novos mercados. Esses são apenas alguns dos objetivos das missões internacionais promovidas pelo Sistema OCB.  

“Essas missões aprofundam o olhar dos cooperativistas que passam a conhecer um cooperativismo diferente, ajustado às realidades específicas de países dos cinco continentes. Cada um traz na bagagem um olhar, um insight, uma solução, um contato… ou seja, todas as vezes que nós, brasileiros, visitamos outros países, culturas, cooperativas, câmaras de comércio e possíveis parceiros de negócios e institucionais, mundo afora, apresentamos nossos produtos e serviços, abrimos negociações importantes e estreitamos os laços de uma relação comercial baseada na cooperação e, assim, com ganhos para ambos os lados”, avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. 

O resultado dessas missões, segundo conta o líder cooperativista, é o fortalecimento do cooperativismo verde-e-amarelo. “Muitas soluções ou inovações que vemos lá fora são passíveis de adaptações por aqui. Inclusive, nós mesmos servimos de modelo para muitos países que retribuem as missões. Eles também vêm aqui conhecer o que temos de melhor. E o resultado disso é uma intercooperação internacional que fortalece o cooperativismo como um todo”, avalia Nobile. Além disso, a prospecção de novos mercados e parceiros de negócios são um dos maiores objetivos das missões, para levar os produtos coop cada vez mais longe!

 

Acompanhe todas as oportunidades de missões internacionais no ConexãoCoop!

 

O QUE ESPERAR 

Via de regra, toda missão internacional envolve: 

  • Visitas técnicas
  • Benchmarking para conhecer e comparar os produtos, serviços e práticas de cooperativas estrangeiras com os nossos
  • Encontros com instituições locais e possíveis parceiros comerciais
  • Divulgação do cooperativismo brasileiro e seus produtos nas embaixadas e câmaras de comércio 

 

SE PREPARE: Para conhecer o caminho para internacionalizar a sua coop, acesse a série de e-books Exportação para Cooperativas. Você vai encontrar todas as informações que precisa para começar o plano de internacionalização da sua coop.

 

PARCEIROS 

Vale destacar que as missões internacionais promovidas pelo Sistema OCB, em geral, se realizam graças a parcerias essenciais para o sucesso dessas iniciativas. O governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, da Apex Brasil e, ainda, organismos de representação das cooperativas nos países a serem visitados e, também, instituições de ensino como Universidade de Missouri e do Wisconsin (EUA), Sorbonne BSA (França), Universidade de Trento e de Bolonha (Itália), Universidade de Mondragon (Espanha) e a ADG (Alemanha) entram no rol de parceiros indispensáveis para cada missão.