Intercooperação
Finalizada mais uma etapa do Programa Brasil Mais Cooperativo – Eixo Intercooperação
A 3ª etapa do Projeto de Apoio à Intercooperação que integra o Programa Brasil Mais Cooperativo – Eixo Intercooperação, do Mapa, foi encerrada nesta sexta-feira, 17/12. O objetivo do projeto é aprimorar a gestão e o acesso a mercados das cooperativas agropecuárias, especialmente da agricultura familiar, do Nordeste.
Um seminário marcou o encerramento do processo de intercooperação entre cooperativas parceiras e colaboradoras. Nessa fase do projeto 24 cooperativas de 7 Estados do Nordeste passaram por um processo de mentoria com 9 cooperativas da Região Sul do Brasil. Durante a mentoria as cooperativas colaboradoras, mais experientes, compartilharam com as cooperativas parceiras sua expertise na realização de estratégias promocionais do produto, de estudos de demanda de mercado, em práticas de gestão com foco em estratégias e planos e, também, em design e inovação de produtos.
Antes de dar início às sessões de mentoria, cada cooperativa parceira participou de uma análise e aplicação de diagnóstico que identificou demandas de atividades de intercooperação desenvolvendo 10 (dez) temas na área de mercado e 04 (quatro) na área de gestão e governança. Os resultados são palpáveis, 14 atividades realizadas sobre gestão, governança e mercados; planos de ações elaborados aplicando práticas trocadas nas atividades de intercooperação; ajustes nos processos de gestão e governança; e, principalmente, ampliação das atividades das cooperativas parceiras com resultados expressivos em faturamento, após comercialização de seus produtos.
Para Fabíola Nader Motta, gerente-geral da OCB, o projeto exemplifica bem o 6º Princípio do Cooperativismo, que é trabalhar em conjunto. Fabíola afirma que, “atuando juntas as cooperativas fortalecem o cooperativismo, mas também promovem o desenvolvimento local das comunidades nas quais estão inseridas e também do Brasil. Daí a importância do projeto para fortalecer as cooperativas da Região Nordeste.”
O Seminário de encerramento foi uma oportunidade de reunir uma vez mais parceiras e colaboradoras para analisarem os resultados de sua atuação conjunta e celebrar os resultados frutíferos da ação. Para Fabiana Durgant, Coordenadora Geral de Cooperativismo, que acompanhou de perto o trabalho, “O projeto intercooperação foi desafiador e surpreendente! Desafiador, pois, foi pensado no modelo presencial e devido a pandemia ocorreu cem por cento no formato virtual e não sabíamos como seria a resposta dos participantes. Surpreendente, pois, a cada encontro ficava notória a evolução, comprometimento e entrega das cooperativas do nordeste e sul. Ficou evidente a importância do fomento a prática deste princípio cooperativista”.
O projeto ainda tem uma 4ª etapa a ser entregue no primeiro trimestre de 2022 referente a uma análise completa do programa executado, além da divulgação dos resultados.
Sobre o Programa Brasil Mais Cooperativo
Em 2019 o Mapa lançou o Programa Brasil Mais Cooperativo com o objetivo de fortalecer o cooperativismo brasileiro. O Sistema OCB participou ativamente das discussões que deram origem ao programa e, em outubro do mesmo ano, assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para integrá-lo.