O Sistema OCB realizou, nos dias 23 e 24 de agosto a Semana de Competitividade: caminhos para o Coop do futuro. O evento, que contou com palestras, laboratórios e mesas redondas, foi dividido em trilhas que discutiram inovação, inteligência de mercado e ESG.

Nesse post você vai ficar por dentro de tudo que foi discutido na trilha de inteligência de mercado!

Otimizando negócios digitais

Ulysses Alves palestrou sobre como os anos de 2020 e 2021 impactaram profundamente na forma como os consumidores se relacionam com o mercado. Trouxe reflexões sobre como o estilo de vida, objetivos e prioridades, influencia na maneira de como compramos, consumimos e trabalhamos. A palestra mostrou o que é preciso mudar e quais caminhos trilhar para essa readequação digital com o objetivo de cultivar o futuro das cooperativas.

Para acessar a apresentação utilizada na palestra clique aqui.

Quer conhecer o passo a passo para utilizar as redes sociais para gerar negócios? Acesse o curso EaD “Venda Mais” aqui.

Comunicação estratégica para impulsionar os negócios da sua coop

Marcelo Minutti trouxe reflexões sobre o tema comunicação estratégica a partir de uma visão de futuro e inovação, mostrando como as transformações no ambiente midiático e como uma comunicação estratégica efetiva e conectada pode impulsionar os negócios. Ao desenvolver uma estratégia de comunicação sólida, as cooperativas podem alcançar seus objetivos de negócios, construir uma marca forte e estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes.

Para acessar a apresentação utilizada na palestra clique aqui.

O consumidor do amanhã

Luiza Fedrizzi trouxe insights sobre o mundo com tanta informação e conhecimento disponíveis, as estruturas de consumo mudam radicalmente. O que funcionou por muito tempo começa a dar sinais fortes de desgastes e uma nova lógica nasce. A palestra trouxe insights de quais tendências comportamentais e tecnológicas estão pautando o consumo do futuro.

Para acessar a apresentação utilizada na palestra clique aqui.

Quer entender as principais tendências globais? Acesse o estudo “Cooperativismo de olho no futuro” aqui.

Mesa redonda: a importância da promoção comercial para os negócios

Rita Mundim, economista e influenciadora do Cooperativismo pelo Prêmio Somos Coop em 2020, Dalci Bagolin, Coordenador de Ações do Mercado Externo na SCRI/MAPA e Pedro Netto, analista na Gerência de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil conversaram sobre a importância da promoção comercial para os negócios. Participar de feiras, rodadas de negócios e missões pode contribuir para que as cooperativas aproveitem oportunidades de fechar novos negócios, expandir sua atuação e desenvolver parcerias que contribuam para o alcance de solidez e maturidade. Ao mesmo tempo, o investimento em promoção comercial realizado por instituições como a OCB, o Mapa e a Apex-Brasil, inclusive em conjunto, oferecem às cooperativas, especialmente as mais inexperientes, a oportunidade de contar com uma rede de apoio que permite mitigar riscos enquanto elas ampliam suas estratégias comerciais e desenvolvem novos negócios.

Quer aproveitar as oportunidades de novos negócios? Acesse o e-book “Ampliando horizontes e conexões: como participar de feiras, missões e rodadas de negócios” aqui 

Transformando crises em oportunidades

Patrícia Marins falou em sua palestra que os momentos de crise são desafiadores e exigem jogo de cintura a fim de evitar prejuízos para os negócios. E isso é possível quando se passa a buscar oportunidades na crise. Nesta palestra, você vai aprender a identificar e aproveitar as oportunidades em momentos de crise, o que não é uma tarefa fácil, e assim fortalecer a imagem institucional da cooperativa.

Para acessar a apresentação utilizada na palestra clique aqui.

Branding: Estratégias para expressar os valores da marca

Fred Gelli instigou os participantes a pensarem de onde vem a nossa capacidade de inovação e como isso está diretamente relacionado a sustentabilidade das coops, uma vez que as marcas estão sendo desafiadas a se reinventarem para permanecerem relevantes. A palestra mostrou estratégias de branding para destacar os potenciais do coop para despertar a atenção e fazer conexão com as pessoas.

Para acessar a apresentação utilizada na palestra clique aqui.

Quer saber o que rolou na trilha de Inovação, acesse: https://inova.coop.br/

Site oficial: https://www.competitividade.coop.br/

Fotos: https://www.flickr.com/photos/sistemaocb/albums

Vídeos de abertura e encerramento: https://www.youtube.com/c/SistemaOCB