Inteligência de Mercado
Série de cases: cooperativas e a nova economia – Coop
Hoje apresentamos mais um case de cooperativa que vem adotando estratégias da nova economia para aumentar suas vendas. É o case da COOP, que implementou o sistema de delivery para os clientes e cooperados da cooperativa.
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Nascida em São Paulo, a COOP é uma rede de varejo colaborativo que ajuda o cliente a resolver tudo o que precisa num só lugar. São 32 unidades de supermercados distribuídas por 10 cidades; mais 77 drogarias espalhadas em 20 municípios do estado. Com 65 anos de história, é a maior cooperativa de consumo da América Latina.
Em 2016, criaram o serviço Coop Retira (click & collect) e – até 2019 -, os clientes faziam os pedidos dos produtos pela loja virtual, realizavam o pagamento e, por fim, faziam a retirada da mercadoria na loja física, em um horário agendado. Mas com o agravamento da crise sanitária e o endurecimento das regras de circulação de pessoas, a cooperativa foi obrigada a repensar suas operações e viu a necessidade de criar um sistema de entrega (delivery) para os seus cooperados. Assim nasceu o Coop Entrega.
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Em menos de um mês, a cooperativa conseguiu colocar o delivery em operação, tanto nos supermercados quanto nas drogarias. Entre maio e agosto de 2020, ampliaram o hub de distribuição. Iniciaram o serviço em duas lojas em Santo André e uma em São José dos Campos; já em setembro, ampliaram para as mesmas praças do serviço de Coop Retira. E, no decorrer do ano passado, consolidaram as operações. Os números refletem o crescimento: somente em 2020 foram realizadas 2100 entregas pelo Coop Entrega; este ano, só até julho, foram 8200 entregas. O mesmo ocorreu com o Coop Retira. Em 2019 foram 1960 pedidos; em 2020, um salto: 7700. Até julho deste ano, os dados parciais apontam 1900 pedidos.
Para o presidente da COOP, Márcio Valle, a aceleração da digitalização das operações de varejo foi uma das mudanças trazidas pela pandemia. O jeito cooperativista, entretanto, não fica de lado e há uma presença ativa da equipe de funcionários nos canais digitais, o que possibilita um atendimento mais personalizado aos clientes, inclusive, com ligações, sugestões e aconselhamento sobre compras e trocas de produtos.
“É uma relação digital entre duas pessoas que, praticamente, estão interagindo ‘fisicamente’ e fazendo compras juntas. Essa é uma oportunidade em que nós conseguimos pelo nosso diferencial, por sermos cooperativa, por conta desse atendimento que é o nosso DNA”, comenta ao falar que o calor da compra presencial ganhou uma nova forma com a transformação digital.
No último post da série “cooperativas e a nova economia” você vai conhecer o case da COOPMETRO (MG), que utilizou a intercooperação como estratégia de expansão.