Inteligência de Mercado
Dados: o novo petróleo
Na atual economia já não há espaço para decisões importantes com base em intuição e achismo. Para quem quer ser relevante e ter espaço no mercado, é preciso adotar medidas certeiras baseadas em informações estratégicas. E a “culpada” disso tudo é uma só: a cultura dos dados!
“Vivemos em novos tempos em que temos internet, big data e inteligência artificial”, afirma o arquiteto de software e professor do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), Ângelo Assis. “Temos um potencial que está transformando o mundo muito rápido. Não podemos tomar as decisões com base nas intuições que sempre tivemos. Temos que olhar o que está acontecendo, o que aconteceu no ano passado ou mesmo no primeiro semestre deste ano”, destaca.
Se durante a primeira e segunda Revolução Industrial o petróleo foi essencial para o desenvolvimento das indústrias e da sociedade como um todo, hoje temos um novo “combustível”. “Dados são o novo petróleo”, cunhou o matemático londrino Clive Humby, ao se referir à nova economia digital. E ele não estava errado. Mas, assim como o petróleo precisa ser refinado para poder ser utilizado como combustível, os dados também precisam passar por um processo similar.
“Big Data sem gerar valor é apenas um amontoado de dados”, afirma Ângelo Assis.
O desafio é trabalhar os dados com inteligência e, a partir da sua combinação ou cruzamento, gerar informação relevante, estratégica, de alta performance, mas, sobretudo, potencializar resultados e dar segurança para a tomada de decisão.
Se engana quem pensa que dados são importantes apenas para indústrias ligadas à informática e tecnologia. Eles podem (e devem) se aplicados no modelo cooperativista.
Crescimento orientado
Além de incentivar as cooperativas de todo o Brasil a expandirem fronteiras e investirem na cultura de dados, o Sistema OCB também aposta em informações estratégicas para consolidação do modelo e para crescimento do setor.
Conheça o Dashboard de Indicadores Econômicos, ferramenta interativa desenvolvida pelo Sistema OCB em parceria com a 4intelligence que apresenta índices internacionais, nacionais e regionais atualizados, além de trazer indicadores segmentados por ramos do cooperativismo.
“O cooperativismo vem construindo uma credibilidade por suas ações, atitudes e entregas. A base disso é a informação”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacando a importância de produtos como o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021. É para sabermos quem somos, quantos somos, como somos e o que estamos informando. Se não temos essa informação boa, saudável, legítima e correta, não temos condições de desenvolver nossa missão”, completa.
Quer conhecer melhor os dados do cooperativismo? Acesse já o Anuário de 2021 e confira as informações dados mais atualizadas do nosso modelo de negócios.