Após dois anos de incertezas, o mundo começa a dar os primeiros passos em direção a um novo momento. A pandemia da Covid-19, que se alastrou rapidamente e demandou respostas rápidas e adaptação de todas as organizações, parece finalmente estar controlada. A imprevisibilidade gerada pela crise sanitária fará com que o Brasil enfrente grandes desafios para crescimento nos cenários futuros. E no contexto da retomada econômica, as cooperativas possuem uma grande oportunidade: a de se tornarem protagonistas. E é movido por esse propósito que o Sistema OCB, junto de todas as cooperativas, exerce o papel de fortalecer, representar e defender o cooperativismo brasileiro, fazendo com que seja cada vez mais conhecido e respeitado por todos. E para ressaltar o impacto socioeconômico do nosso movimento, apresentamos o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022!

O COOP NO MUNDO

Mesmo diante de muitos obstáculos, as cooperativas, mais uma vez, superaram as expectativas e provaram, com resultados positivos, que a chave do sucesso está na colaboração e na construção conjunta. E nesse cenário, o cooperativismo de todo mundo tende a seguir em ascensão, uma vez que a crise fez com que mais pessoas se aproximassem de soluções coletivas, como as apresentadas em nosso modelo de negócio.

Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional, em 2019:

  • 3 milhões de cooperativas no mundo
  • U$ 2,18 trilhões é o faturamento combinado das 300 maiores coops do planeta
  • 280 milhões de empregos gerados representando 4% da população
  • 1 bilhão de cooperados (12% da humanidade)

O COOPERATIVISMO NO BRASIL: 

NOSSAS COOPERATIVAS
Vivemos em um mundo altamente conectado, onde as pessoas têm cada vez mais acesso à informação e cultivam crescentemente uma cultura da participação e do compartilhamento. E é diante desse cenário que nossas cooperativas assumem, cada dia mais, o papel de protagonistas do mercado. Presente em segmentos diversos como no mercado financeiro, na agropecuária, na saúde, na educação, na geração e distribuição de energia, na mineração, no transporte e no setor habitacional e de consumo, o cooperativismo é, sem dúvida, um agente fundamental para a promoção do desenvolvimento em todos os estados brasileiros. Em 2021, contamos com 4.880 cooperativas registradas em nossa base! Atuantes nos sete ramos do cooperativismo, elas oferecem ao mercado e à população produtos e serviços de qualidade e com a marca coop.

NOSSOS COOPERADOS

A força do cooperativismo está nas pessoas e esse é, sem dúvida, o nosso maior diferencial. Nossos cooperados são aqueles que constroem muitas das soluções e possibilidades em todos os setores nos quais o modelo de negócios cooperativista está inserido. Também são eles que motivam a existência e o funcionamento de nossas cooperativas. Não é à toa que em 2021 nossos cooperados representavam 8% da população brasileira, totalizando 18,8 milhões de pessoas que cooperam para um mundo melhor. O número é 10% maior que no ano anterior, mais uma demonstração clara de que a chave do sucesso está na cooperação e na construção conjunta.

NOSSOS EMPREGADOS

As cooperativas continuaram gerando empregos e mostrando sua importância para sociedade! Em 2021, foram gerados 493.277 empregos diretos, um aumento de 8% frente ao ano anterior, evidenciando mais uma vez a capacidade que o movimento possui de gerar trabalho e renda para o país.

Quer saber mais sobre esses números? Clique aqui e acesse nosso site!