O mês de março encerrou e com ele fica a importante reflexão do papel das mulheres nos negócios e no cooperativismo.  A pandemia evidenciou a resiliência feminina na sociedade e o grande impacto positivo no mercado com iniciativas empreendedoras e de liderança. No entanto, ainda existem muitos desafios quando o assunto é igualdade: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, serão necessários
cerca de 135,6 anos para fechar a lacuna entre homens e mulheres. Hoje, o mundo passa por uma mudança de mentalidade ao tentar promover a igualdade de gênero.

Conceitos como o F-factor  reforçam o quanto a economia e a sociedade se beneficiariam de uma igualdade plena de direitos entre os gêneros. Também conhecido como Fator Feminino, o conceito está relacionado com o movimento social que defende igualdade de gênero, eliminando preconceitos em relação à capacidade das mulheres e dos homens.

O F-factor foi um dos destaques do estudo “Cooperativismo de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo”. Ficou interessado? Confira o estudo na íntegra clicando aqui!

A atuação das mulheres na gestão dos negócios é uma forte tendência e uma curiosidade que muitos desejam saber é como o coop está se movimentando para promover a diversidade? Um grande passo foi a criação do Comitê Nacional de Mulheres! As integrantes assumiram não só o compromisso com igualdade de representação de gênero, como também com a inclusão social.

Quer saber mais detalhes sobre o Comitê e ainda conhecer algumas ações de coops e de organizações que investem em diversidade? Clique aqui e confira!

E ainda há muito espaço para conquistar quando o assunto é liderança: apenas 17% das mulheres de todas as cooperativas ocupavam cargos de presidência ou vice-presidência no ano de 2020.

Impulsionar a representatividade para que as mulheres possam ocupar cada vez mais cargos de liderança e participar mais ativamente dos processos de tomada de decisão é um dos objetivos do modelo de negócios cooperativista.

Acesse nossa Análise Econômica especial das mulheres e fique por dentro de como uma igualdade para elas trará crescimento para todos!