Intercooperação

Gestão orientada por dados na prática: 8 cases de sucesso dentro e fora do cooperativismo
Organizações que tomam suas decisões a partir de dados têm um diferencial competitivo valioso em mãos. Por meio da gestão orientada por dados é possível reduzir custos, aprimorar produtos e serviços e responder com agilidade às mudanças do mercado.
Mais do que uma ferramenta de apoio, os dados se consolidaram como um ativo estratégico. Eles fortalecem a capacidade de gestão, ampliam a eficiência operacional e entregam mais valor ao cliente ou cooperado, a depender do público-alvo da organização.
Para mostrar na prática os benefícios dessa jornada, reunimos neste artigo oito exemplos de sucesso. As iniciativas de cooperativas e de companhias de referência ilustram como a cultura orientada por dados pode gerar ganhos reais em produtividade, inovação e relacionamento. Boa leitura!
A força da gestão orientada por dados: como ser uma cooperativa data driven
Ser orientado por dados é uma verdadeira vantagem competitiva. Uma organização que adota este comportamento tende a tomar decisões mais acertadas, otimizar custos e compreender melhor o mercado – tanto os problemas quanto as oportunidades.
Entretanto, se abraçar essa forma de gestão fosse simples, mais do que apenas 11% dos negócios brasileiros se considerariam data driven – dado obtido na pesquisa IT Forum Series, publicada em 2024. Ser verdadeiramente orientado por dados exige uma transformação na cultura organizacional, instaurando o modo de pensar em todas as fases da operação.
Um dos incentivos mais efetivos à cultura data driven é tornar os dados acessíveis. Todos os colaboradores da cooperativa devem ter acesso à totalidade ou à maioria das informações. Investimentos em comunicação interna e segurança digital são essenciais para assegurar que os dados permaneçam sob controle da organização.
Também é essencial contar com a infraestrutura tecnológica adequada para implementar uma cultura orientada por dados. Soluções de big data viabilizam armazenamento e acesso a grande volume de informações. A inteligência artificial pode ser uma ferramenta preditiva poderosa, e diversos softwares podem facilitar o fluxo de trabalho.
Por fim, uma cooperativa só pode se considerar data driven se monitorar resultados com frequência. Relatórios e indicadores de desempenho mostrarão se a organização está no caminho certo, mostrando se a transformação cultural tem gerado valor e quais são os pontos onde é possível evoluir.
Gestão orientada por dados nos processos internos
Para mostrar na prática por que ser uma organização orientada a dados é uma boa ideia, o NegóciosCoop traz para você oito exemplos de sucesso, dentro e fora do cooperativismo, em que gestão orientada por dados trouxe ganhos palpáveis. Confira a seguir os quatro primeiros exemplos, centrados em otimização de processos internos.
Indicadores de desempenho aumentam eficiência na Unimed do Sudoeste
Conforme explicamos anteriormente, toda cooperativa que deseja ser orientada por dados precisa medir seu desempenho. Decidida a adotar de vez esse modo de operar, a Unimed do Sudoeste – sediada em Vitória da Conquista, na Bahia – implementou dashboards de gestão, a fim de criar uma cultura de avaliação e aprimoramento contínuo.
As ferramentas estratégicas possuem indicadores de qualidade (identificam inconsistências e previnem problemas) e de produtividade (comparam as horas de trabalho disponíveis com as rotinas executadas pelos trabalhadores).
A Unimed do Sudoeste identificou ganhos com a implementação dos dashboards, como melhores comunicação e feedback com os colaboradores, maior motivação para apresentar bons resultados e melhor compreensão sobre o desempenho. Com os benefícios verificados, a cooperativa pretende avançar e explorar novas oportunidades de otimização.
Fábrica conectada eleva produtividade da Aurora Coop
Até mesmo as instalações físicas de uma organização podem refletir a sua cultura data driven. A Aurora Coop, uma das principais cooperativas alimentícias do país, inaugurou em 2024 uma fábrica 100% conectada em Chapecó, Santa Catarina.
A cooperativa implantou uma rede de wi-fi de alta capacidade na unidade dedicada à produção de alimentos cozidos e empanados. As antenas são projetadas para resistir a ambientes extremos, funcionando até mesmo nas câmaras frias da fábrica.
A infraestrutura é complementada por tecnologia de inteligência artificial, que monitora o funcionamento da rede em tempo real e realoca capacidade de conexão de acordo com a demanda.
A fábrica 100% conectada permitiu à Aurora Coop migrar processos de apontamento de produção e coleta de dados para os dispositivos implementados, com acesso instantâneo a informações estratégicas sobre a produtividade. Isso gera decisões mais ágeis e ações mais eficientes.
Sicoob adota IA integrada aos sistemas para otimizar tarefas
Uma das principais tendências tecnológicas do momento é a integração da IA generativa ao dia a dia de trabalho. Essa implementação não deve ser feita por modismo, e sim para gerar valor real à organização. É por isso que o Sicoob, uma das principais cooperativas de crédito do país, investe e desenvolve continuamente suas ferramentas de IA.
O processo de adoção de inteligência artificial começou em 2017, auxiliando na gestão de documentos e no processamento de dados desde então. Atualmente, o Sicoob aposta em modelos LLM open source, estratégia que mitiga riscos, reduz custos e garante que a IA esteja treinada com dados relevantes ao cotidiano da cooperativa.
Dentre os constantes aprimoramentos colocados à disposição de seus colaboradores, o Sicoob lançou neste ano um chat conversacional integrado ao core bancário e uma solução de consulta semântica a documentos. As tecnologias garantem interações simples e intuitivas, e o usuário possui a liberdade de escolher o modelo de IA mais adequado para cada tarefa.
Analytics orientam decisões da maior empresa de bebidas do Brasil
Um exemplo externo ao universo cooperativista que mostra o potencial da cultura data driven vem da Ambev, maior empresa brasileira do setor de bebidas. A organização possui um hub próprio de tecnologia, o Ambev Tech, que produz e fornece soluções para os outros setores da companhia.
O analytics tem conquistado importância na cultura organizacional da Ambev ao longo dos últimos anos. Em 2019, foi criado um data lake centralizado que consolidou informações estratégicas para o desenvolvimento de modelos preditivos – dando mais robustez e confiabilidade às decisões. Os dashboards e as ferramentas analíticas passaram a apoiar processos com maior agilidade.
A Ambev Tech também avançou na automação da logística, com sistemas preditivos que orientam a gestão de estoque e o atendimento a pontos de venda, otimizam rotas e até preveem inadimplência. Os investimentos geraram ganhos em integração operacional, agilidade e antecipação de problemas.
Gestão orientada por dados em relacionamento com pessoas
Para quem não está habituado a uma gestão orientada por dados, orientar-se por dados pode parecer um caminho focado apenas em números e eficiência. Entretanto, a realidade não poderia ser mais distante desse cenário: dados são essenciais para conhecer as pessoas do público-alvo, sejam clientes ou cooperados, entender suas necessidades e entregar iniciativas que geram valor real. Conheça exemplos de dentro e fora do cooperativismo.
Dados climáticos e IA ajudam cooperados da Cocamar a tomarem melhores decisões
A cooperativa paranaense Cocamar, uma das principais do ramo agropecuário no Brasil, atua na produção de diversas culturas, como soja, milho, trigo, café, laranja e pecuária. Em todos esses segmentos, um dos principais desafios para o cooperado é lidar com as mudanças climáticas e seus impactos na produção.
Diante desse desafio inerente à atividade agropecuária, a Cocamar decidiu combater a imprevisibilidade com dados. A cooperativa desenvolveu um projeto de previsão climática que conta com 55 estações capazes de coletar informações sobre solo, temperatura, umidade, vento e precipitação.
A captura e o processamento de informações são apoiados por uma inteligência artificial que fornece previsões meteorológicas a cada 12 horas. A cooperativa planeja expandir a rede, proporcionando a ativação do serviço em tempo real.
Com assertividade de 90% em previsão de chuvas, a rede meteorológica da Cocamar facilita a vida dos cooperados e viabiliza melhores decisões. A ideia da cooperativa é expandir o acesso à tecnologia para a população geral, proporcionando ganhos baseados na coleta e análise de dados.
App agiliza coleta de dados e aproxima Nater Coop do cooperado
Cooperativa de ampla atuação no mercado agropecuário, a Nater Coop criou em 2009 o Programa Leite Certo, pensado para modernizar a produção de leite e torná-la mais sustentável. Por mais benefícios que gerasse ao cooperado, havia lacunas no processo: a coleta de dados ocorria de maneira mensal, e as devolutivas demoravam até 40 dias.
Ciente da necessidade de modernização do programa, a Nater Coop desenvolveu, em 2023, um aplicativo acessível aos técnicos e aos cooperados participantes. Os dados sobre as propriedades rurais coletados ao longo dos anos foram transferidos para a interface do app, tornando-os mais acessíveis.
Ao permitir que o associado insira informações sobre suas vacas, o aplicativo torna a coleta de dados mais ágil e eficiente, ajudando o produtor a ter melhor compreensão sobre o comportamento da fazenda. O app também se tornou um canal de comunicação ágil entre cooperado e cooperativa.
Sicredi utiliza dados do Open Finance para oferecer soluções únicas
O Open Finance, o sistema regularizado de compartilhamento de dados entre instituições financeiras, é uma das principais tendências no ramo de crédito. Para as organizações, é positivo contar com informações mais abrangentes e atualizadas. A partir disso, seu papel é transformar os dados em valor para seus clientes. E essa é uma das principais preocupações do Sicredi.
A cooperativa de crédito aprimora com frequência os recursos disponíveis ao cooperado em suas plataformas digitais. Dentre as novidades, estão o compartilhamento facilitado do histórico financeiro – que pode ser feito até pelo WhatsApp – e a movimentação do saldo de outras contas.
O Sicredi utiliza os dados para gerar ofertas personalizadas para cada cooperado, entregando soluções mais adequadas ao seu perfil e suas necessidades. Mais um exemplo de como uma estratégia orientada por dados pode culminar em tratamento individualizado ao cliente.
Cultura de CX da C&A é baseada em dados e personalização
A personalização também é tendência entre as principais empresas de outros ramos além do financeiro. A C&A, uma das principais marcas de roupas no Brasil, aposta em uma cultura de customer experience (CX) apoiada em dados para construir relacionamentos duradouros com seus clientes.
Cléa Hasegava, head de Clientes da C&A Brasil, detalhou como a cultura de CX da organização é baseada em sistema, símbolos e sinais. O principal programa de relacionamento entre empresa e cliente é o C&A&VC, programa que oferece experiências personalizadas e benefícios progressivos.
A personalização em escala é o pilar da estratégia, sendo viabilizada por uma robusta estrutura de dados. A C&A visa proporcionar uma experiência integrada, independentemente do canal, e utiliza modelos de propensão para prever o comportamento do cliente e personalizar a comunicação.
O C&A&VC tem apresentado resultados positivos – os clientes que participam do programa compram duas vezes mais e têm frequência de visita 75% maior. A ideia é continuar aprimorando o projeto através de testes e medições, e espera-se que a IA generativa colabore para tornar a comunicação hiperpersonalizada.
Conclusão: gestão orientada por dados em ação
Os oito cases apresentados neste artigo são diversificados, abrangendo diferentes realidades, segmentos e modelos de negócio. Mas há algo em comum que une todos: a tomada de decisão apoiada por dados gera benefícios concretos para a organização e, potencialmente, para o cliente.
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