Em 2023, o foco da iniciativa é a região Norte

Colaboradores do Sistema OCB e do Sistema OCB/TO promoveram treinamento teórico-prático sobre o Programa de Negócios, que tem por objetivo fortalecer o crescimento das cooperativas sob a perspectiva de mercado. Foram abordados temas como organização do quadro social, produção, governança e gestão para promover novos acessos para a comercialização de produtos e serviços. O projeto-piloto está sendo aplicado em estados da região Norte, em cooperativas de pequeno porte da agricultura familiar e artesanatos.

Integrando o treinamento prático, a Organização Estadual aplicou o Diagnóstico de Negócios na cooperativa de artesanato Xambiart, organizada por 20 cooperadas da cidade de Xambioá (TO). “O diagnóstico é aplicado a partir dos pilares de mercado; verticalização de cadeia e agregação de valor; gestão; produção; e organização do quadro social. É uma oportunidade imersiva para reflexão acerca do cenário atual da cooperativa, levantando não somente os desafios a serem solucionados, como as potencialidades da cooperativa e oportunidades que a cercam”, frisou a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Débora Ingrisano.

O plano de ação proposto à coop Xambiart, após a realização do diagnóstico, será executado com o acompanhamento da OCB/TO e terá como foco a organização interna para gerar oportunidades de negócios e sustentabilidade financeira. “A participação de dirigentes e cooperadas ilustra um processo participativo e colaborativo na construção de soluções para os negócios. É visível que a Xambiart prioriza sua autogestão e sustentabilidade econômico-financeira, e isso nos estimula ainda mais a contribuir”, acrescentou Ingrisano.

Para a presidente da cooperativa, Santana Barreto Silva, a oportunidade é muito significativa. “Depois da pandemia a Xambiart quase parou e agora estamos engatinhando novamente. Com essa proposta, ficamos mais confiantes. É muito gratificante essa parceria e, por isso, agradecemos profundamente por acreditarem e confiarem no nosso trabalho”, destacou.

O programa está sendo executado em outros estados do Norte, também com foco na agricultura familiar e artesanato. O Sistema OCB segue com os debates junto às Organizações Estaduais para promover ajustes e melhorias para as próximas rodadas.

A analista de Negócios, Dayana Rodrigues representou o Sistema OCB Nacional nessa etapa. A Organização Estadual contou com a participação da superintendente, Maria José de Oliveira; do gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Eduardo Pessoa; do analista da área, Wagner Luiz; da gerente e da analista de Operações, Selma dos Reis e Sanáira Faquini; e do consultor da Nós Consultoria, responsável pela aplicação do diagnóstico, Andreos Leite.