Atualização de conhecimentos e abertura de novos mercados são focos da capacitação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativista do Paraná (Sescoop/PR), em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e apoio do Sistema OCB, está promovendo o curso Academia de Liderança do Varejo. O objetivo é atualizar e preparar lideranças do cooperativismo para o mercado, por meio de experiências, práticas e conceitos sobre o tema. As primeiras aulas aconteceram na última quinta e sexta-feira (23 e 24), em formato presencial.

O analista técnico e econômico do Sistema OCB, Jean Fernandes, considera que “a especialização é uma oportunidade única para os participantes entenderem os desafios e as perspectivas que envolvem o mercado varejista e se tornarem protagonistas em suas cooperativas em temas de estratégia e marketing do varejo, experiência e jornada de compra dos clientes”.

O curso conta com uma carga horária de 120 horas e as aulas serão lecionadas durante este ano e 2023. O conteúdo está distribuído em três módulos: Inovação e Novos Modelos de Negócios; Inteligência de Mercado; e Trade Marketing e Execução no PDV (ponto de venda). Cada módulo conta com uma masterclass presencial, para promover interação entre os alunos, e um projeto aplicado para que os estudantes possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Segundo Fernandes, o setor de varejo passa por um processo de adaptação e aceleração de transformações e, por isso, o curso é essencial para projetar as cooperativas do ramo. “A rápida transformação digital pela qual os mercados passam, junto com a evolução das plataformas online e a conectividade móvel dos consumidores, fazem com que seja cada vez mais importante a capacitação de profissionais com novas habilidades capazes de melhorar o desempenho dos seus produtos e serviços”, pontuou.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio varejista brasileiro fechou 2021 com 2,4 milhões de estabelecimentos, com destaque para super e minimercados que tiveram um aumento de 54 mil novas lojas, seguido de utilidades domésticas e eletroeletrônicas com 38,7 mil lojas, e vestuário, calçados e acessórios com 28,3 mil novas lojas. “O setor é dinâmico, por isso é preciso a criação de novos canais e formatos para oferecer serviços customizados para os consumidores”, acrescentou o analista.

Parceria

A ESPM é uma instituição brasileira de ensino superior, com cerca de 10 mil alunos de graduação e pós-graduação e mais de 600 professores. O Núcleo de Varejo da entidade foi criado em 2005, com o objetivo de aproximar as atividades acadêmicas do mercado para obter conhecimentos e apurar desafios, exercendo a integração entre empresas e ensino.

Os profissionais de cooperativas interessados em saber mais sobre o curso podem entrar em contato com Carolina Bianca Teodoro (carolina.teodoro@sistemaocepar.coop.br / 41 3200-1113) ou Alexandre Monteiro (alexandre.monteiro@sistemaocepar.coop.br / 41 3200-1114).