A World Food Moscow é uma feira internacional voltada para o mercado de alimentos e bebidas do mundo, sendo também uma das maiores feiras da Rússia. O evento é uma excelente oportunidade para empreendimentos que trabalham em todas as etapas da produção e venda de alimentos e bebidas, atraindo grandes compradores do varejo, atacado e do setor de HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafés). Assim, a feira fornece um ambiente propício para prospectar novos compradores e oportunidades de mercados, bem como apresentar os novos produtos das cooperativas.

A feira, que acontece de 19 a 22 de setembro de 2023, em Moscou – Rússia, tem a expectativa de contar com mais de 600 expositores do setor de alimentos e bebidas e cerca de 18 mil visitantes de todo o mundo. Em sua 32ª edição, a feira terá uma agenda de negócios robusta, com fóruns, sessões teóricas e práticas, discussões e conferências, tendo contado com 24 sessões e 111 palestrantes no ano de 2022. Ademais, haverá uma seção exclusiva para frutas e vegetais frescos e competições locais de degustação de produtos, alimentos orgânicos e culinária.

A Rússia é uma potência regional com grande influência na Eurásia e uma nação de destaque global, com forte impacto no mercado agrícola. O país apresenta uma série de características importantes para o setor de alimentos e bebidas, segue algumas delas:

  • É um dos principais produtores e exportadores de commodities agrícolas do mundo, bem como um dos principais exportadores de trigo, cevada, aveia, centeio, girassol, beterraba e batata.
  • Com uma área de aproximadamente 17,1 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial. Essa vastidão oferece uma ampla diversidade de condições climáticas e tipos de solo, além de uma grande variedade cultural e linguística.
  • O Brasil exporta diversos produtos para a Rússia, os principais são: soja, carne bovina, açúcar e café.
  • A Agência Internacional de Energia (AIE) afirma que a Rússia tem um papel fundamental no mercado do petróleo. Além disso, o país obtém grandes receitas com as exportações de gás natural.

Para saber mais sobre como e por que participar de feiras e missões clique aqui.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) incentiva a inscrição de cooperativas que tenham planos de inserção no mercado internacional e cujos produtos se adequem ao perfil da feira em questão. Além disso, é importante destacar que o Sistema OCB mantém uma parceria com o MAPA e está disponível para oferecer apoio às cooperativas interessadas em participar desses eventos. A seguir, confira os detalhes para se candidatar e participar da feira:

  • Perfil: cooperativas de alimentos e bebidas.
  • Inscrições: até 15 de julho
  • As cooperativas contarão com estrutura completa de estande, incluindo recepcionistas bilíngues, catálogo institucional, mobiliário para preparação e exposição de produtos e também para reuniões com potenciais compradores.
  • O MAPA e o MRE serão responsáveis pelos custos de contratação do espaço na feira, montagem do estande, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil.
  • As cooperativas participantes serão responsáveis por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras.

Acesse o regulamento aqui.

Faça sua inscrição aqui.  

Quer participar das próximas feiras internacionais? Então fique de olho na nossa agenda Acontece e na seção Mercado Internacional, se prepare para atender aos requisitos dos editais de seleção e faça as malas!