Brasília (3/9/21) – Uma boa notícia para as cooperativas agropecuárias que pensam aumentar sua participação no mercado internacional ou mesmo iniciar essa jornada! Graças ao acordo de cooperação entre OCB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as coops brasileiras terão vagas reservadas em nove feiras internacionais organizadas pela entidade.  

Assim, as cooperativas que poderão participar das feiras são aquelas que, em 2020, exportaram até US$ 500 mil. Vale destacar que cada cooperativa poderá contar com um estante de até 4m² cada (com a seguinte estrutura: balcão de atendimento com logomarca da cooperativa à frente, cadeira, armário interno e expositor vertical de vidro). 

É importante ressaltar que as coops terão o menor custo de participação entre todas as modalidades. Esse custo equivale a 33% do valor de um estande básico, que varia de acordo com cada feira, conforme descrito no regulamento das feiras do ano que vem. 

Para a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, essa é mais uma conquista que resulta das tratativas com a Apex. “Temos muita satisfação de anunciar esse marco às nossas cooperativas, pois vemos, com isso, a oportunidade de melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida dos cooperados”, analisa a superintendente. 

PROGRAMAÇÃO 

Confira o calendário de eventos:   

Feiras em 2022 

Número de vagas 

Datas 

Gulfood, Emirados Árabes Unidos  

3  

13 a 17/02  

Biofach, Alemanha  

10  

15 a 18/02  

Foodex, Japão   3  

 8 a 11/02 

SIAL America, Estados Unidos  

3  

 22 a 24/02 

EXPO Antad & Alimentaria, México  

3  

 01 a 02/05 

SIAL Paris, França  

3  

 15 a 19/10 

CIIE, China  

3  

 05 a 10/11 

SIAL Interfood, Indonésia   3  

 9 a 12/11 

ISRAFOOD, Israel   3  

 15 a 17/11 

 

PORQUE PARTICIPAR DE FEIRAS INTERNACIONAIS?   

Para quem participa das feiras, as vantagens são muitas. Confira algumas delas:  

  • As feiras e exposições nacionais e internacionais são eventos nos quais empresas de um mesmo setor apresentam seus produtos, novidades e tendências para o setor. Por isso é um meio eficaz de aproximação com o mercado que se quer conquistar. É possível aprofundar o conhecimento sobre o mercado-alvo, tendências e estratégias dos concorrentes;  
  • Esses eventos contam com uma publicidade global e são visitados por todos os interessados em determinado segmento econômico. Assim, com todos os atores reunidos em um mesmo lugar, é possível reduzir custos de promoção;
  • É um dos mais eficientes canais de contato com potenciais clientes, bem como para já realizar negócios; 
  • As feiras também são consideradas plataformas estratégicas para ampliar a visibilidade dos produtos e promover contatos; 
  • E permitem verificar em tempo real a reação do público ao seu produto. Assim é possível propor mudanças para melhor adequar o produto ao público alvo. 

PARTICIPE 

Quer participar das próximas feiras internacionais? Então fique de olho na nossa agenda e na seção Mercado Internacional, se prepare para atender aos requisitos dos editais de seleção e faça as malas!  

SE PREPARE

Para conhecer o caminho para internacionalizar a sua coop, acesse a série de e-books Exportação para Cooperativas. Você vai encontrar todas as informações que precisa para começar o plano de internacionalização da sua coop.