Mercado Internacional
A retomada da economia global em 2021 e os desafios para 2022
Os últimos dois anos trouxeram muitas mudanças não só para o movimento cooperativista como para todo o mundo. Em seu Relatório Mundial de Comércio 2021 a Organização Mundial do Comércio (OMC) reforçou que as economias começaram a se recuperar de maneira gradual. De acordo com a instituição, a produção econômica global (em taxas de câmbio de mercado) deve se recuperar em 5,3 % em 2021. Isso se deve a uma retomada robusta no comércio de mercadorias, que aumentou 8% em 2021. Já o comércio de serviços continua deprimido.
Para o Brasil, o ano de 2022 será de desafios múltiplos para a retomada econômica. Além da situação doméstica já complicada, com inflação alta, cenário fiscal debilitado e incerteza política, a tendência é o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) subir juros antes do previsto. E frente a esse cenário, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou -0,1% no terceiro trimestre de 2021 em comparação com o trimestre anterior. Esse encolhimento da economia reforça a desaceleração da recuperação e indica uma possível entrada do país numa recessão técnica. A recessão técnica é caracterizada por dois trimestres seguidos de queda.
Apesar desse cenário, as projeções do mercado indicam uma alta de 4,5% para o PIB em 2021 e de 1,1% em 2022. Espera-se continuidade da recuperação econômica durante o último trimestre, sobretudo do setor de serviço na medida em que avança a vacinação. Vale destacar que em 2022 o atual ciclo de alta dos juros e as incertezas eleitorais devem limitar tanto o consumo quanto os investimentos.
Quer saber como andam os demais indicadores econômicos brasileiros? Acesse o nosso Dashboard de Indicadores Econômicos!
Agora, com os desafios de 2021 prestes a chegarem ao fim, novas oportunidades e ideias surgem junto com os planejamentos para dar os próximos passo. E as cooperativas brasileiras, como sempre, já estão atentas ao futuro. Nesse processo de transformações, o movimento se mostrou, mais uma vez, resiliente e demonstrou para a sociedade, e para as comunidades ao redor, como o poder da cooperação faz chegar longe. Confira alguns dos principais desafios e perspectivas para as coops em 2022:
SUSTENTABILIDADE E AGENDA ESG
O senso de urgência da sociedade para reorganizar os padrões de consumo, produção e uso sustentável dos recursos naturais não é uma preocupação de agora. Contudo, o consumo consciente foi impulsionado pela pandemia, bem como a valorização de modelos econômicos que demostram responsabilidade social. O cooperativismo pode se beneficiar muito nesse trajeto, fortalecendo sua “marca” na sociedade. Daí a importância de as cooperativas investirem não só para que o consumidor se mantenha informado sobre seu produto e valores do seu negócio, mas também sobre como nosso modelo se relaciona com o tripé da sustentabilidade. Precisamos comunicar melhor as premissas do nosso movimento, e individualmente cada cooperativa também apresenta o desafio de comunicar suas ações específicas.
Acesse à edição nº 57 da Análise Econômica e veja como o Coop tem tudo a ver com a Agenda ESG!
INOVAÇÃO
Inovar é um dos caminhos para tornar o negócio competitivo e atualizado. Nos últimos anos, a forma de inovar passou por muitas mudanças. Tradicionalmente, as principais mudanças tinham origem de dentro da própria equipe de colaboradores da empresa, porém a prática de buscar novidades externas é explorada por muitos empreendimentos que desejam manter a sua competitividade. E o cooperativismo já faz parte desse ecossistema inovador e tem muito ainda para contribuir. Entender os diversos tipos de inovação será imprescindível para que sua cooperativa alcance bons resultados.
Acesse o InovaCoop e fiquei por dentro da inovação no cooperativismo!
ACESSO A MERCADOS
O processo de transformação digital dentro do cooperativismo tomou corpo a partir de 2020, quando a pandemia forçou uma mudança brusca nas relações não só de trabalho, mas também de compra, venda e prestação de serviços. Pensando no fortalecimento da intercooperação, o Sistema OCB disponibilizou para as cooperativas uma plataforma de que agrega em um só lugar diversas cooperativas das mais diferentes áreas, possibilitando a divulgação de seus negócios de forma prática, simples e gratuita.
Sua coop já está cadastrada na NegóciosCoop? Não perca tempo, clique aqui e acesse o mais novo marketplace do cooperativismo e vamos intercooperar!
CULTURA ORIENTADA A DADOS
Na atual economia já não há espaço para decisões importantes com base em intuição e achismo. Para quem quer ser relevante e ter espaço no mercado, é preciso adotar medidas certeiras baseadas em informações estratégicas. E o “culpado” disso tudo é um só: a cultura dos dados. O uso de dados pelo cooperativismo pode servir a inúmeros propósitos, entre eles, ajudar a solucionar problemas corriqueiros, do dia a dia dos cooperados.
Uma das formas encontradas para mostrar os resultados alcançados pelas nossas cooperativas é o Anuário do Cooperativismo Brasileiro que na edição de 2021 foi feito de forma interativa! Clique aqui e confira!